Valdemar volta atrás e agora diz que 'não houve tentativa de golpe'

Dois dias antes, ele mesmo declarou que houve

Valdemar volta atrás e agora diz que 'não houve tentativa de golpe'
Valdemar em ato na Avenida Paulista no dia 7.set.2025 / Imagem: Paulo Pinto/Agência Brasil

O presidente do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, declarou nesta segunda-feira (15.set.2025) que "nunca houve planejamento de golpe" de Estado. A informação é do blog da Andréia Sadi, no g1. No sábado (13.set), disse exatamente o contrário.

"Houve um planejamento de golpe, mas nunca teve o golpe, efetivamente."

Valdemar acrescentou:

"No Brasil, a lei diz o seguinte: 'se você planejar um assassinato, planejou tudo, mas não fez nada, não tentou, não é crime.' O golpe não foi crime. O grande problema nosso é que teve aquela bagunça no 8 de janeiro, e o Supremo diz que aquilo foi golpe. Olha só que absurdo! O camarada com pedaço de pau, um bando de pé de chinelo quebrando lá na frente."

💡
A acusação da PGR e a decisão da maioria dos ministros da Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) –4 contra 1– mencionaram materialidade na tentativa de consumar o ato, como uma "minuta golpista" encontrada durante as investigações e reuniões realizadas com essa finalidade, por exemplo.

A 1ª declaração de Valdemar ocorreu num evento do partido que teve presença de vários potenciais candidatos à Presidência em 2026, como os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Todos cotados a concorrer no lugar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo STF.

No mesmo evento, Valdemar ainda falou:

"O Supremo decidiu [condenar], temos que respeitar."

As declarações foram interpretadas por aliados próximos do ex-presidente como um sinal de que o "centrão" (grupo de partidos sem uma coloração ideológica bem definida) estaria abandonando Bolsonaro para preparar a indicação de um novo candidato para 2026.

Após pressão desses aliados, Valdemar voltou atrás e disse que não houve tentativa de golpe. Reforçou o entendimento do ministro Luiz Fux, do STF, que foi o único a votar pela absolvição do ex-presidente.

Bolsonaro não comenta indicado à Presidência, diz Valdemar

No dia 22.ago.2025, no 24º Fórum Empresarial Lide, no Rio de Janeiro, Valdemar declarou que Bolsonaro não comenta com ele sobre quem indicará à Presidência em 2026.

"O que vocês esperem mais de mim hoje é que eu falasse qual é a vontade do Bolsonaro, quem vai ser indicado presidente da República por ele. Nós temos várias pessoas qualificadas para disputar esse lugar e ser escolhidas para esse lugar. [Mas] o Bolsonaro não comenta comigo", disse.

Já no final do discurso, Valdemar disse:

"E eu tenho esperança ainda, vou falar para vocês aqui agora, vocês vão falar: 'É uma loucura.' Eu tenho esperança ainda do Bolsonaro ser o candidato à Presidência da República." 

Autor

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.

Participe para se juntar à discussão.

Por favor, crie uma conta gratuita para se tornar membro e participar da discussão.

Já tem uma conta? Entrar

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.