Valdemar volta atrás e agora diz que 'não houve tentativa de golpe'

Dois dias antes, ele mesmo declarou que houve

Valdemar volta atrás e agora diz que 'não houve tentativa de golpe'
Valdemar em ato na Avenida Paulista no dia 7.set.2025 / Imagem: Paulo Pinto/Agência Brasil

O presidente do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, declarou nesta segunda-feira (15.set.2025) que "nunca houve planejamento de golpe" de Estado. A informação é do blog da Andréia Sadi, no g1. No sábado (13.set), disse exatamente o contrário.

"Houve um planejamento de golpe, mas nunca teve o golpe, efetivamente."

Valdemar acrescentou:

"No Brasil, a lei diz o seguinte: 'se você planejar um assassinato, planejou tudo, mas não fez nada, não tentou, não é crime.' O golpe não foi crime. O grande problema nosso é que teve aquela bagunça no 8 de janeiro, e o Supremo diz que aquilo foi golpe. Olha só que absurdo! O camarada com pedaço de pau, um bando de pé de chinelo quebrando lá na frente."

💡
A acusação da PGR e a decisão da maioria dos ministros da Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) –4 contra 1– mencionaram materialidade na tentativa de consumar o ato, como uma "minuta golpista" encontrada durante as investigações e reuniões realizadas com essa finalidade, por exemplo.

A 1ª declaração de Valdemar ocorreu num evento do partido que teve presença de vários potenciais candidatos à Presidência em 2026, como os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Todos cotados a concorrer no lugar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo STF.

No mesmo evento, Valdemar ainda falou:

"O Supremo decidiu [condenar], temos que respeitar."

As declarações foram interpretadas por aliados próximos do ex-presidente como um sinal de que o "centrão" (grupo de partidos sem uma coloração ideológica bem definida) estaria abandonando Bolsonaro para preparar a indicação de um novo candidato para 2026.

Após pressão desses aliados, Valdemar voltou atrás e disse que não houve tentativa de golpe. Reforçou o entendimento do ministro Luiz Fux, do STF, que foi o único a votar pela absolvição do ex-presidente.

Bolsonaro não comenta indicado à Presidência, diz Valdemar

No dia 22.ago.2025, no 24º Fórum Empresarial Lide, no Rio de Janeiro, Valdemar declarou que Bolsonaro não comenta com ele sobre quem indicará à Presidência em 2026.

"O que vocês esperem mais de mim hoje é que eu falasse qual é a vontade do Bolsonaro, quem vai ser indicado presidente da República por ele. Nós temos várias pessoas qualificadas para disputar esse lugar e ser escolhidas para esse lugar. [Mas] o Bolsonaro não comenta comigo", disse.

Já no final do discurso, Valdemar disse:

"E eu tenho esperança ainda, vou falar para vocês aqui agora, vocês vão falar: 'É uma loucura.' Eu tenho esperança ainda do Bolsonaro ser o candidato à Presidência da República." 

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.