Como o Correio Sabiá acredita que será o noticiário da semana

Este artigo dá um panorama do noticiário, contextualizando o que tem ocorrido e o que deve ocorrer nos próximos dias

Como o Correio Sabiá acredita que será o noticiário da semana
Incêndio atingiu o Parque Nacional de Brasília neste 15.set.2024 / Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Link copiado!

O Brasil passa por um cenário de recordes de queimadas e secas, que inclui também uma péssima qualidade do ar em dezenas de municípios de diferentes regiões do país. Fumaça e fuligem passaram a fazer parte das paisagens de várias cidades.

Não trabalhamos com anúncios. Se você aproveita nosso trabalho, participe do nosso programa de membros e tenha acesso a vantagens. Cancele quando quiser.

A ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudanças Climáticas), que falou (4.set) que o Pantanal pode acabar até o final deste século, disse no sábado (14.set) que o Brasil vive um "terrorismo climático", em função dos incêndios criminosos que assolam diferentes biomas.

Ao The Intercept, Marina disse (13.set) que não existe saída para a emergência climática se as pessoas não pararem de queimar. Nesse sentido, o Congresso Nacional passou a discutir novas propostas que agravam penas para quem cometer incêndios florestais.

O mesmo Congresso Nacional, no entanto, deve debater na CMA (Comissão de Meio Ambiente) do Senado sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial. É atrito entre Petrobras 🆚 Ibama. Ministério de Minas e Energia 🆚 Ministério do Meio Ambiente.

(Parênteses: a exploração da Margem Equatorial desperta embates tão intensos que o senador Randolfe Rodrigues –atualmente filiado ao PT do Amapá mas histórico integrante do partido fundado por Marina Silva, a Rede Sustentabilidade– defendeu a exploração de petróleo por lá e... saiu da Rede logo em seguida. Ele é líder do governo no Congresso. Agora, a Comissão de Meio Ambiente do Senado mencionada acima deve discutir um projeto do Randolfe que pretende destinar 20% do dinheiro do petróleo para transição energética. A ciência já mostrou os riscos de um derrame de óleo na região, a partir do comportamento das correntes. Seria devastador.)

Os problemas ambientais ficam ainda mais alarmantes quando aparecem notícias de animais carbonizados ou mortos, como foi o caso da onça Antã, que quer dizer "forte" em tupi-guarani. Após quase 1 mês de tratamento, morreu.

Diante desse cenário, é esperado que o noticiário da semana venha carregado de informações relacionadas ao meio ambiente, como:

  • Eventual liberação de dinheiro para conter incêndios
  • Emprego de pessoal (como brigadistas) nos diferentes biomas (Pantanal, Amazônia e Cerrado)
  • Propostas de lei
  • Escassez hídrica
  • Possível aumento da conta de luz
  • Dificuldade de acesso a insumos por comunidades tradicionais que dependem dos rios para chegar a escolas, hospitais, etc.
A emergência climática atinge a sociedade em diferentes camadas, sendo que os mais vulneráveis são também os mais afetados.

Por essas e outras, em plena campanha eleitoral (e a menos de 1 mês para a eleição), é essencial monitorar candidatos que tenham propostas climáticas. Existem iniciativas, como o Vote pelo Clima, que ajudam nessa tarefa. Vale dar uma olhada.

Em âmbito econômico, esta semana tem uma quarta-feira (18.set) agitada. Tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos há anúncios sobre a decisão do patamar da taxa básica de juros.

Ressalta-se que a decisão nos Estados Unidos também influencia a economia brasileira. Por lá, é esperada uma redução, o que tende a atrair investimentos para cá.

Motivo: se o governo norte-americano começa a pagar menos, investidores tendem a alocar seu dinheiro em outros países emergentes. Ficam mais dispostos, supostamente, aos riscos. O Brasil é um destino.

Falando em Estados Unidos... O ex-presidente Donald Trump esteve num local neste domingo (15.set) que registrou barulhos de tiros. Sabe-se que Trump está bem; que nada ocorreu com ele; e que uma pessoa foi presa.

Só que não se sabe se foi um atentado contra Trump nem quantos disparos foram dados. Então, podemos esperar mais notícias sobre esse caso, ao menos neste início de semana.

Aliás, é exatamente para os Estados Unidos que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai viajar no sábado (21). Mais especificamente, Nova York. Ele participará da Assembleia da ONU (Organização das Nações Unidas).


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.