Agenda da Semana (31.jan): saiba a pauta política dos próximos dias
Agenda da Semana (31.jan): saiba a pauta política dos próximos dias
Na Agenda da Semana: Fim do recesso parlamentar; Copom faz 1ª reunião do ano e deve elevar taxa básica de juros
A Agenda da Semana é mais uma iniciativa do Correio Sabiá para tentar tornar o noticiário político mais fácil de compreender. Ao entrar neste site na 2ª feira, você sempre encontrará um calendário de alguns eventos relevantes que nossa equipe conseguiu mapear.
Fazemos a separação dos eventos por dia da semana e, quando possível, informamos ainda a data e local onde cada evento ocorrerá, se for o caso.
Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei), por princípio editorial, damos o link para o referido projeto. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.
O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de mostrar a referência do conteúdo ou dar os créditos. Acreditamos que o bom Jornalismo deve ser feito assim.
- Clique aqui para receber o resumo do Correio Sabiá no seu WhatsApp
Veja a Agenda desta Semana:
2ª feira (31)
- Bolsonaro e Bento Albuquerque participam da Pré-Partida da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Gaslub Itaboraí, no Rio de Janeiro, às 9h45
- Bolsonaro e Bento Albuquerque participam do Lançamento da Pedra Fundamental da Usina Termelétrica Gás Natural Açu II (GNA II), em São João da Barra (RJ), às 14h.
- Possibilidade de divulgação dos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de dezembro.
3ª feira (01)
- Bolsonaro visita cidades atingidas pela chuva em São Paulo
- Início do ano Judiciário, com discurso do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux.
- 1ª reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) em 2022. O encontro termina no dia seguinte, com mais um anúncio de ajuste na taxa básica de juros, a Selic.
- Divulgação das vendas de veículos da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
4ª feira (02)
- Sessão solene no Congresso Nacional para marcar o início do ano legislativo, com presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), dos presidentes do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
- IBGE apresenta os dados da produção industrial de dezembro. A expectativa é de crescimento de 1,7% em relação a novembro.
- Fim da 1ª reunião do Copom em 2022, com anúncio de ajuste da taxa de juros. O Itaú e o Bradesco acreditam num aumento de 1,5 ponto percentual, para 10,75% ao ano.
5ª feira (03):
- Bolsonaro participa de uma reunião bilateral com o presidente do Peru, Pedro Castillo, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho (RO), às 11h.
- Bento Albuquerque participa da 1ª Sessão da Reunião de trabalho ampliada com o Ministro de Energia do Uruguai, Omar Paganini, e delegação. Em Montevidéu, no Uruguai, às 15h30.
- Audiência pública da Câmara, às 9h30, para debater a repactuação do acordo sobre o rompimento da barragem da Samarco e o impacto das enchentes nas bacias do rio Doce e rio Paraopeba.
- STF julga ação proposta pelo PTB, que questiona a constitucionalidade das federações partidárias. O instrumento é vital para os partidos menores, que correm o risco de não ultrapassar a cláusula de barreira. Isso os deixaria sem acesso a recursos públicos e ao tempo de propaganda na TV.
- Reunião híbrida do Fórum Nacional dos Governadores, às 15 horas, para tratar da tributação de combustíveis, da proposta de criação de um fundo de estabilização de preços, bem como o recrudescimento da pandemia de covid-19 e o reajuste do piso salarial nacional dos profissionais da rede pública da educação básica.
- Posse do ex-senador Antonio Anastasia (PSD-MG) como ministro do TCU (Tribunal de Contas da União).
6ª feira (04):
- Bento Albuquerque participa da 2ª sessão da Reunião de trabalho entre o MME e o Ministério da Energia do Uruguai, em Montevidéu, no Uruguai, às 9h.
- Bolsonaro recebe o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, às 10h, no Palácio do Planalto. Encontro ocorre 2 dias após aumento da taxa básica de juros, a Selic, e num momento em que funcionários do Banco Central ameaçam fazer greve
- Bolsonaro participa de Solenidade de Valorização dos Professores da Educação Básica, às 11h, no Palácio do Planalto. Evento ocorre após presidente anunciar aumento aos professores da rede básica de ensino.
- Números de produção, vendas e exportações de veículos da Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores).
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.