🗓️ Agenda: listamos os eventos desta semana (1º a 7.abr)
A Agenda da Semana, com os principais eventos previstos para os próximos dias, está abaixo. Antes, mostramos uma lista de assuntos para manter no radar (são temas que não têm uma "data" específica, mas também tendem a estar no noticiário):
- 🪖 Oriente Médio. Guerra entre Israel e Hamas.
- 🇷🇺 Rússia. Houve atentado na Rússia que deixou mais de 130 mortos. Teremos que observar repercussões, inclusive na guerra com a Ucrânia. 🇺🇦
- 🚓 Saidinhas de presos. O Congresso aprovou o projeto que põe fim à saída temporária de presos. Agora, resta a sanção presidencial, pauta delicada para Lula. Ideologicamente, deveria vetar o texto, mas o Congresso facilmente derrubaria o veto –e a popularidade do presidente cairia. Ele terá que analisar se é o momento de comprar essa briga. Tendência que deixe veto/sanção para a última hora.
- 🦟 Dengue. O Brasil continua com muitos casos de dengue. Necessário monitorar.
- 💰 Imposto de Renda. Estamos no período de entrega do Imposto de Renda de 2024. Temos reportagens que ajudam você a fazer a declaração. Veja esta, com as principais dúvidas. Ano passado entrevistamos o presidente do CRC (Conselho Regional de Contabilidade) do Rio de Janeiro.
- 🐙 Pulpo. Para acompanhar eleições em diferentes países, recomendamos nosso projeto, o Pulpo Eleitoral. Veja no Twitter.
Agenda da Semana, de 1º a 7 de abril
Segunda-feira (1º)
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta
- Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha
- Ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo
- Ministra da Saúde, Nísia Trindade
- Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira
- Assinatura do Novo Fundo Clima, com Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante
- Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Banco Central, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país.
- Desinformação. 1º de abril é conhecido como o Dia da Mentira. O Correio Sabiá reitera sua preocupação com o potencial da inteligência artificial para ampliar narrativas falsas, ainda mais em contexto eleitoral, impactando democracias.
Terça-feira (2)
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- Partida para o Rio de Janeiro
- Chegada ao Rio de Janeiro
- Cerimônia de inauguração do IMPA Tech e início das aulas da 1ª turma de Bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação
- Almoço oferecido a Lula, Janja Lula da Silva e comitiva
- Cerimônia de anúncio de início das obras de dragagem do Canal de São Lourenço, em Niterói
- Amazônia. Dia de treinamento ambiental por meio do programa do Correio Sabiá para capacitar jornalistas e pesquisadores a divulgar delitos na Amazônia.
Quarta-feira (3)
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- Partida para Brasília
- Chegada a Brasília
- Encontro com lideranças da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – CONTAG
- 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
Quinta-feira (4)
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- Partida para Caruaru (PE)
- Chegada a Caruaru (PE)
- Visita à Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) Ipojuca
- Cerimônia de Inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) Ipojuca e do Trecho Belo Jardim – Caruaru da Adutora do Agreste Pernambucano
- Partida para o Recife
- Chegada ao Recife
- Visita à Fábrica de Medicamentos da Hemobrás
- Cerimônia de Inauguração da Fábrica de Medicamentos Hemo-8r - Fator VIII Recombinante, da Hemobrás
- Cerimônia de Sanção do Projeto de Lei nº 9474/2018, que institui marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura
Sexta-feira (5)
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- Partida para Juazeiro do Norte (CE)
- Chegada a Juazeiro do Norte (CE)
- Cerimônia de Assinatura da Ordem de Serviço para a Implantação do Ramal do Salgado e Visita às Obras da Ferrovia Transnordestina
- Partida para Brasília
- Chegada a Brasília
- Eleições 2024. Fim da janela eleitoral, que é o período em que congressistas podem trocar de partido sem perder o mandato. Essa possibilidade está aberta desde o dia 7 de março.
- Assinatura da Autorização de Início de Objeto (AIO) das obras de contenção de encostas no Recife, com Ministro das Cidades, Jader Filho, e Prefeito do Recife, João Campos
Sábado (6)
- Lula. Participa de reunião informal com representantes de movimentos sociais, como MST, CUT, FUP, Contag e outros.
Domingo (7)
Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:
Na Agenda da Semana, o Correio Sabiá separa os eventos políticos e econômicos mais relevantes por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada um ocorrerá.
- Clique aqui para receber as notícias essenciais no seu WhatsApp
- Financie nosso trabalho. Precisamos de você para fazer conteúdo de qualidade. Apoie.
➡️ Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, tentamos mostrar o link da publicação oficial. É transparente e, assim, você pode ver na íntegra do que se trata.
O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos sobre determinada informação. Você pode checar nossas Políticas Editoriais e outros códigos internos na seção Quem Somos deste site.
Por fim, para tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.
- Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:
Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais. Uma sociedade bem-informada toma decisões melhores.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.