Agenda da Semana (9.mai): o que deve ser notícia nos próximos dias
Agenda da Semana (9.mai): saiba os assuntos dos próximos dias
Divulgação do IPCA e dos índices de preços nos Estados Unidos e na China movimentam a semana
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. As publicações da Agenda da Semana ocorrem aos domingos para que você, ao entrar neste site na segunda-feira, dia útil, tenha sempre em mãos um calendário de eventos relevantes mapeados por nossa equipe para começar a semana voando.
Separamos os eventos por dia da semana e, quando possível, informamos horário e local onde cada evento ocorrerá.
Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.
O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos. Acreditamos que o bom Jornalismo deve ser feito assim.
Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante. É só entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias no seu WhatsApp
- Clique aqui para se INSCREVER e nosso podcast diário no Spotify.
- Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade. Seja um apoiador do nosso trabalho.
Veja a Agenda desta Semana:
Segunda-feira (9):
- Guerra. Dia da Vitória, quando a Rússia comemora a vitória contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Esperado que o presidente russo Vladimir Putin faça anúncios e ameaças a opositores.
- Senado. A Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia (CECTCOVID) faz, às 10h, audiência pública para debater o acesso à educação. Haverá transmissão ao vivo pelo YouTube.
Terça-feira (10):
- Banco Central. Divulgação da ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). Na última reunião, na semana passada, o Copom aumentou a taxa básica de juros, a Selic, em 1 ponto percentual. Este documento dará dimensão da expectativa de avanço do aperto monetário no país.
- Senado. Esforço concentrado para votação de autoridades.
- Senado. A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado se reúne a partir das 9h e pode aprovar o PLS 523/2011, que promove abatimento no imposto de renda pela compra de medicamentos contra várias doenças, incluindo câncer e diabetes.
- Ásia. Divulgação do índice de preços na China.
Quarta-feira (11):
- Inflação. Divulgação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) de abril. O IPCA-15, considerado a prévia da inflação oficial do país, apontou 1,73% de ata dos preços, a maior em 27 anos. Analistas acreditam que abril deve ser um mês de continuidade do avanço significativo dos preços.
- Estados Unidos. Divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), assim como ocorre no Brasil.
- Europa. Divulgação do índice de preços na Alemanha.
- Senado. Esforço concentrado para votação de autoridades.
Quinta-feira (12):
- Estados Unidos. Divulgação do índice de preços ao produtor (PPI).
- Senado. Esforço concentrado para votação de autoridades.
Sexta-feira (13):
- -x-x-x-
Sábado (14):
- -x-x-x-
Domingo (15):
- -x-x-x-
Radar:
- Guerra. Monitoramento do avanço dos conflitos entre Ucrânia e Rússia.
- Câmara. Possibilidade de análise de 6 MPs (medidas provisórias). Saiba mais sobre as medidas no site da Câmara.
- Greve. Servidores do Banco Central voltaram a fazer greve. Portanto, não está prevista a divulgação do Boletim Focus, com as expectativas dos agentes do mercado sobre os principais indicadores econômicos.
- Covid-19. Monitoramento do avanço da covid-19 na China, que decretou lockdowns por causa de um novo surto da variante ômicron. A doença pode (deve, segundo agentes do mercado) provocar uma desaceleração da economia chinesa, o que prejudica, consequentemente, mercados de diversas regiões do mundo.
Esquecemos algum evento importante? Avise para a nossa equipe: redacao@correiosabia.com.br
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.