Agenda da Semana (12 a 18 de setembro): saiba os eventos políticos e econômicos

Agenda da Semana (12 a 18 de setembro): saiba os eventos políticos e econômicos

Agenda da Semana (12 a 18.set): saiba os assuntos dos próximos dias

Confira a atualização diária na agenda dos principais candidatos à Presidência da República
Agenda da Semana: Rosa Weber toma posse na Presidência do STF / Foto: Petr Sevcovic/Unsplash
Agenda da Semana: Rosa Weber toma posse na Presidência do STF / Foto: Petr Sevcovic/Unsplash
Esta Agenda da Semana foi inicialmente publicada no dia 12 de setembro de 2022, às 11h27. A agenda, no entanto, recebe atualizações diárias para que você possa ficar bem informado. 
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. As publicações da Agenda da Semana ocorrem aos domingos para que você, ao entrar neste site na segunda-feira, dia útil, tenha sempre em mãos um calendário de eventos relevantes mapeados por nossa equipe para começar a semana voando.

Veja abaixo a Agenda da Semana:

Segunda-feira (12):

  • Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Baco Central, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país. 
  • Judiciário. Às 17h, a ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), toma posse na Presidência da Corte.
  • Lula. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, concedem entrevista coletiva à imprensa às 11h, no escritório político da coligação Brasil da Esperança, em São Paulo (SP).
  • Ciro Gomes. Cumpre agenda em São Paulo e Brasília. Às 10h, em São Paulo, tem encontro com jovens no CIEE (Centro de Integração Empresa Escola). Às 17h, em Brasília, participa da posse de Rosa Weber.
  • Simone Tebet. Cumpre agenda em Montes Claros (MG) e Feira de Santana (BA). Às 10h30, faz caminhada pelo Centro Histórico de Montes Claros. Às 11h30, tem reunião com empresários e lideranças no Auditório da ACI (Associação Comercial, Industrial e de Serviços) de Montes Claros. Às 15h, em Feira de Santana, faz caminhada no Mercado Popular junto com o prefeito Colbert Martins. Às 16h30, faz visita ao Hospital da Mulher.

Terça-feira (13):

  • Economia. Divulgação da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
  • Lula. Lula faz reunião com comunicadores de manhã. Depois, passa o resto da tarde em reunião com a coordenação de campanha.
  • Ciro Gomes. Tem agenda em Salvador (BA). Às 10h, participa de inauguração do comitê PDT. Às 15h30, tem encontro com pessoas com deficiência na APAE. Às 20h45, Ciro faz live em Salvador.
  • Simone Tebet. Agenda em Salvador (BA) e Campina Grande (SP). Às 9h30, faz caminhada no Bairro da Liberdade em Salvador. Às 10h, faz visita à Associação Cultural Ilê Aiyê. Depois, em Campina Grande, às 14h30, faz visita ao Núcleo de Tecnologia Estratégicas em Saúde da Universidade Estadual da Paraíba (Nutes/UEPB). Às 15h30, faz caminhada no Bairro do Monte Castelo, acompanhada do candidato a governador Pedro Cunha Lima.
  • Estados Unidos. Divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos.
  • Judiciário. A partir das 19h, o plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deve apreciar duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) que apuram se houve abuso de poder político e econômico, além de uso indevido dos meios de comunicação, entre outros, nas comemorações do bicentenário da Independência do Brasil realizadas no dia 7 de setembro em Brasília e no Rio de Janeiro. Isso porque a coligação Brasil da Esperança e a candidata à Presidência da República Soraya Thronicke (União Brasil) acusam o presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca se reeleger em 2022, e o candidato a vice-presidente, Walter Braga Netto, ambos do PL, de usarem as festividades para promover as próprias candidaturas. A ação ajuizada por Thronicke pede também a responsabilização do diretório nacional do PL e da coligação Pelo Bem do Brasil, formada por PL, Republicanos e PP.

Quarta-feira (14):

  • Lula. Lula encontra segmento de cooperativismo e economia solidária.
  • Ciro Gomes. Agenda em Salvador (BA) e Aracaju (SE). Às 8h, concede entrevista ao programa Mário Kertesz. Às 10h, faz caminhada na Feira de São Joaquim. Ambas as agendas são em Salvador. Depois, em Aracaju, às 16h, participa de ato político com o prefeito Edvaldo Nogueira.
  • Simone Tebet. Agenda em Recife (PE). Acompanhada da candidata a vice-presidente Mara Gabrilli, da candidata a governadora Raquel Lyra, do presidente do Cidadania Roberto Freire, do presidente do PSDB Bruno Araújo e do presidente do MDB de Pernambuco, Raul Henry, Simone Tebet faz visita, às 9h, ao Porto Digital. Às 11h, participa de encontro de mães de crianças com deficiência de Pernambuco, acompanhada da candidata a vice-presidente Mara Gabrilli.
  • Economia. Divulgação da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio). Às 14h30, faz visita à AACD. Às 16h, participa de caminhada no Comércio da Roda de Fogo.
  • Estados Unidos. Divulgação do índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. 

Quinta-feira (15):

  • Lula. Comício em Montes Claros (MG).
  • Ciro Gomes. Agenda em Recife (PE). Às 9h, concede entrevista ao programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal. Às 10h, visita a Casa 12 e encontra com a militância e com os candidatos do PDT. Às 14h10, concede entrevista para a Rádio CBN. Às 15h, tem encontro no Porto Digital. Às 20h, faz live com transmissão ao vivo para a CiroTV do Alto do Brasil.
  • Simone Tebet. Agenda em Fortaleza (CE) e São Luís (MA). Às 9h, concede entrevista coletiva à imprensa no Hotel Confort, em Fortaleza. Em seguida, às 10h, faz caminhada no Centro de Fortaleza. Às 12h, tem almoço com jovens empresários e integrantes da sociedade civil. À tarde, às 16h, faz caminhada na Rua Grande, no Centro de São Luís. Depois, às 19h, fecha a agenda com encontro de pastoras e lideranças evangélicas femininas do Nordeste da Igreja Assembleia de Deus, a convite da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).
  • Economia. O Banco Central divulga o índice de atividade econômica de julho.
  • Estados Unidos. Divulgação dos resultados das vendas do varejo em agosto.
  • Ásia. Divulgação dos dados de vendas do varejo e a produção industrial em agosto. 

Sexta-feira (16):

  • Lula. Lula faz comício em Porto Alegre (RS).

Sábado (17):

  • Lula. Lula faz comício em Curitiba (PR).

Domingo (18):

  • Lula. Lula faz comício em Florianópolis (SC). 

Radar:

  • Eleições. Acirramentos políticos por causa da proximidade das eleições.
  • Guerra. Conflitos entre Ucrânia e Rússia.

Esquecemos algum evento importante? Avise para a nossa equipe: redacao@correiosabia.com.br

Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:

Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.

Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.

O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos. Acreditamos que o bom Jornalismo deve ser feito assim.

Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.

leia mais