Agenda da Semana (9 a 15.set): o que deve estar no noticiário
Damos previsibilidade ao noticiário ao listar os principais eventos esperados para estes dias
A Agenda da Semana reúne os principais eventos previstos para estes dias em ordem cronológica. (Note que são destaques previstos, então alterações podem ocorrer. Esta Agenda também pode ser atualizada a qualquer momento).
Agenda da Semana, de 9 a 15.set.2024
Segunda-feira (9)
- Boletim Focus. Relatório semanal divulgado pelo Banco Central, que mostra expectativas do mercado para dados econômicos relevantes, como inflação, taxa de juros e dólar.
- 🦑 Lula. Eis a lista de compromissos:
- Participa de cerimônia de sanção do PL (Projeto de Lei) nº 135/2010, que institui o Estatuto da Segurança Privada e da Segurança das Instituições Financeiras.
- Senado. A CAE (Comissão de Educação e Cultura) debate o PL 2.614/2024, que institui o novo PNE (Plano Nacional de Educação).
Terça-feira (10)
- Inflação. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga a inflação oficial do país, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
- 🇺🇸 Estados Unidos. 1º debate presidencial desde que começou, oficialmente, a campanha eleitoral. A realização é da ABC News.
- Senado. A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) realiza audiência pública para debater o cashback e a isenção da cesta básica, conforme previsto num dos projetos de regulamentação da reforma tributária.
- ➕ Senado. A CI (Comissão de Infraestrutura) debate a realização de leilões de concessão de algumas das principais hidrovias brasileiras, entre elas, do Rio Madeira.
- 🦑 Lula. Eis a lista de compromissos:
- O presidente cumpre uma série de compromissos no Amazonas. Visita comunidades em Manaquiri e Tefé, dá entrevista à Rádio Norte FM e se reúne com prefeitos de municípios amazonenses afetados pela seca. Em seguida, anuncia medidas de combate à seca na Amazônia.)
Quarta-feira (11)
- Economia. Divulgação da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços).
- 🇺🇸 Estados Unidos. Divulgação do CPI (Índice de Preços ao Consumidor).
Quinta-feira (12)
- Eleições municipais. Divulgação da pesquisa Datafolha.
- 💭 Contexto. Estamos especialmente atentos às divulgações da pesquisa para a Prefeitura de São Paulo, onde há uma disputa acirrada entre os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB) e Ricardo Nunes (PSDB).
- 🦑 Lula. Eis a lista de compromissos:
- Tem uma série de compromissos no Rio de Janeiro. Exemplo: visita e inauguração do Hospital Infantil Milene Isabely Christovam; cerimônia de lançamento da Rede Alyne de Cuidado Integral a Gestantes e Bebês; visita ao Manto Tupinambá na Biblioteca do Museu Nacional; e cerimônia de inauguração do Armazém da Utopia.
- Economia. Divulgação da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio).
- 🇺🇸 Estados Unidos. Divulgação do PPI (Índice de Preços ao Produtor).
- 🇪🇺 Europa. Expetativa de redução da taxa básica de juros pelo BCE (Banco Central Europeu).
- Ásia. A China (🇨🇳) divulga dados da produção industrial e números de varejo.
Sexta-feira (13)
- Ainda não mapeamos eventos muito relevantes nesta data.
Sábado (14)
- Ainda não mapeamos eventos muito relevantes nesta data.
Domingo (15)
- Ainda não mapeamos eventos muito relevantes nesta data.
Outras datas relevantes que mapeamos
Datas diversas. Saiba os principais eventos do calendário eleitoral nesta reportagem do Correio Sabiá.
18.set.2024. Reunião do Fomc (Federal Open Market Comittee), do Fed (Federal Reserve), o Banco Central dos Estados Unidos (🇺🇸), que deve confirmar a expectativa de corte na taxa básica de juros do país.
1º.out.2024. Debate entre os candidatos a vice-presidente dos Estados Unidos (🇺🇸).
8.out.2024. Votação no Senado da indicação de Gabriel Galípolo para presidir o Banco Central.
22 a 24.out.2024. Cúpula do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O evento ocorrerá em Kazan, na Rússia (🇷🇺).
5.nov.2024. Eleição nos Estados Unidos (🇺🇸).
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.