Agenda (30.jun a 6.jul.2025): a semana informativa
Mapeamos eventos previstos para estes dias. Lembre-se que este conteúdo pode ser atualizado.
Abaixo, um Radar informativo, com assuntos sem data específica, mas que devemos prestar atenção nestes dias. Depois, o calendário de eventos mapeados por ordem cronológica.
📡 Clique para expandir o Radar
- 💸 IOF. Há disputas políticas sobre a tentativa do governo de mexer nas regras do IOF. O Congresso, por exemplo, aprovou um PDL (projeto de decreto legislativo) que derruba a decisão do governo, que agora estuda a judicialização do caso pelo STF (Supremo Tribunal Federal). O impasse deve continuar no noticiário.
- 💣 Oriente Médio. Monitoramento sobre cumprimento do cessar-fogo entre Israel e Irã. Enquanto isso, Gaza continua sendo bombardeada.
- 💰 Mercado. O valor do dólar tem caído nas últimas semanas, de forma geral, em repercussão aos conflitos no Oriente Médio, tarifas do Trump e outros fatores. Como ficará nesta semana?
- 🇺🇸 Tarifas dos EUA. Atenção às taxas impostas por Trump a outros países. Mais tarifas? Mais negociações? Novos acordos? Criamos este interativo que permite filtros por países, status de cada medida e até análises.
- 👴🏻 Fraude no INSS. Partidos já podem indicar 15 senadores e 15 deputados para integrar a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que vai investigar fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Segunda-feira (30)
- 💰 Boletim Focus. É o relatório semanal divulgado pelo Banco Central, que mostra expectativas do mercado para dados econômicos relevantes, como inflação, taxa de juros e dólar.
- 🦑 Lula. Eis os compromissos:
- 9h30: Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira
- 10h30: Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira
- 11h: Cerimônia de Lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026
- 15h30: Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogério de Souza
- 16h: Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Vice-Presidente da República Geraldo Alckmin
- 17h: Chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Marco Aurélio Marcola
- 🇺🇳 ONU. 4ª Conferência Internacional de Financiamento ao Desenvolvimento da ONU, realizada em Sevilha, na Espanha. 🇪🇸 O evento ocorre até dia 3.
- 💼 Emprego. Divulgação do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que mostra a quantidade de vagas abertas ou fechadas no mercado formal.
- 🇪🇺 União Europeia. Discurso da presidente do BCE (Banco Central Europeu), Christine Lagarde, no Fórum Anual do BCE em Sintra, Portugal.
- Observação: O Fórum ocorre até quarta-feira (2.jul).
- 🇬🇧 Reino Unido. Divulgação final do PIB (Produto Interno Bruto) do 1º trimestre.
- 🇩🇪 Alemanha. Divulgação dos dados de vendas no varejo em maio e da inflação ao consumidor em junho.
Terça-feira (1.jul)
- 🦑 Lula. Eis os compromissos:
- 9h30: Apresentação de cartas credenciais do Embaixador da Índia, Dinesh Bhatia
- 10h: Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogério de Souza
- 11h: Cerimônia de Lançamento do Plano Safra 2025/2026
- 16h: Partida para Salvador
- 17h40: Chegada a Salvador
- 🇦🇷 Argentina. Entrada em vigor do aumento do imposto de exportação de soja, de 26% para 33%, a partir de decreto do presidente Javier Milei publicado no dia 27 de junho.
- 💭 Contexto. O aumento é especialmente relevante se comparado ao momento no Brasil. Milei, um presidente economicamente liberal, eleva uma tarifa de exportação (que nem sequer existe no Brasil) para tentar segurar a inflação no mercado interno do seu país (afinal, o encarecimento dos preços para exportar tende a tornar a venda para dentro da Argentina mais atraente, aumentando a oferta e reduzindo preços). Ao mesmo tempo, o Congresso brasileiro e o governo federal travam uma disputa política sobre o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), feito pelo Poder Executivo e travado pelo Legislativo de forma ora contestada no Judiciário.
- 🎩 Senado. A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) realiza duas audiências públicas sobre políticas públicas para minerais críticos e estratégicos, a partir das 10h.
- 🇯🇵 Japão. Divulgação pelo governo da pesquisa de confiança das famílias.
- 🇩🇪 Alemanha. Divulgação da taxa de desemprego em junho.
Quarta-feira (2)
- 🦑 Lula. Eis os compromissos:
- 9h30: Caminhada do Dois de Julho, no Largo da Soledade, em Salvador (BA)
- 12h45: Partida para Buenos Aires
- 16h45: Chegada a Buenos Aires
- 🏫 Cultura. O Museu Nacional, no Rio de Janeiro, reabre parcialmente para o público após 7 anos fechado por causa de um incêndio.
- 👨🏻⚕️ Mais Médicos. Ao todo, 3.173 profissionais começam a atuar na assistência à população e na redução de espera do SUS (Sistema Único de Saúde).
- ⚖️ Justiça. Início do recesso para tribunais superiores, com duração até 31 de julho. Neste período, prazos processuais ficam suspensos. Apenas questões urgentes devem ser analisadas pelos magistrados de plantão. No STF (Supremo Tribunal Federal), o plantão fica dividido entre o vice-presidente Edson Fachin, até 16 de julho, e o presidente Roberto Barroso, de 17 a 31 de julho.
- 🇪🇺 União Europeia. Divulgação da inflação ao consumidor na zona do euro em junho.
- 🇪🇺 União Europeia. Realização do painel no Fórum do BCE (Banco Central Europeu), em Sintra, com participação de líderes de bancos centrais de diferentes países. A presidente do BCE, Christine Lagarde, fala no encerramento do Fórum.
- 🇺🇸 Estados Unidos. A Câmara deve votar um pacote tributário e orçamentário proposto pelo presidente Donald Trump, que prevê:
- Aumento de recursos para controle da imigração;
- Aumento dos gastos com Forças Armadas;
- Cortes em programas sociais, especialmente em saúde e alimentação;
- Novas isenções fiscais;
- Revogação de incentivos à energia limpa.
- 🇺🇸 Estados Unidos. Divulgação do Índice Jolts, que mostra o estoque de vagas de empregos em maio. O Jolts é uma pesquisa mensal que fornece dados detalhados sobre o mercado de trabalho americano, medindo vagas de emprego abertas, contratações, demissões voluntárias e outras movimentações de mão de obra. Oferece uma visão da dinâmica do mercado de trabalho e das tendências econômicas futuras.
- 🇺🇸 Estados Unidos. Divulgação semanal dos estoques de petróleo.
Quinta-feira (3)
- 🦑 Lula. Participa da 66ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, em Buenos Aires. O evento, que reúne os líderes dos países membros e associados para discutir temas prioritários do bloco, também marca o encerramento da presidência pro tempore da Argentina 🇦🇷 e a transferência para o Brasil. Mais detalhes da agenda:
- 8h: Café da manhã oferecido ao Presidente da República do Paraguai, Santiago Peña
- 10h: Sessão Plenária da Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Mercosul e dos Estados Associados
- 12h50: Cerimônia de transmissão da Presidência Pro Tempore da República Argentina para a República Federativa do Brasil
- 15h: Partida para o Rio de Janeiro
- 17h: Chegada ao Rio de Janeiro
- 🇺🇸 Estados Unidos. Divulgação de dados do payroll de maio, o mais importante relatório de emprego dos EUA, que mede o aquecimento do mercado de trabalho e ajuda a entender como ficará a taxa de juros do país.
- 🇺🇸 Estados Unidos. Divulgação de dados da balança comercial em maio.
Sexta-feira (4)
- 🦑 Lula. Cerimônia de retomada de grandes investimentos na Reduc (Refinaria Duque de Caxias), no Rio de Janeiro.
- 10h: Reunião anual do NDB (Novo Banco de Desenvolvimento)
- 11h30: Cerimônia de Anúncio de Investimentos da Petrobras em Refino e Petroquímica no Rio de Janeiro
- 15h30: Presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros
- 17h: Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira
- 🤝 Diplomacia. Às 9h30, em Brasília, a secretária de Ásia e Pacífico, embaixadora Susan Kleebank, conduz briefing à imprensa sobre as visitas do primeiro-ministro da Índia 🇮🇳, Narendra Modi, e do presidente da Indonésia 🇮🇩, Prabowo Subianto, ao Brasil.
- 📚 Educação. Fim das inscrições no ProUni (Programa Universidade para Todos).
- 💰 Economia. Divulgação pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do Índice de Preços ao Produtor de maio.
- 🇺🇸 Estados Unidos. Feriado da Independência, portanto, Bolsas fechadas.
- 🇪🇺 União Europeia. Inflação ao produtor em maio na zona do euro.
Sábado (5)
- Ainda não mapeamos eventos relevantes para esta data.
Domingo (6)
- 🔴 PT: O PT (Partido dos Trabalhadores) realiza eleições diretas para suas direções nacional, estadual e municipal.
- 🌏 Brics. Realização do encontro do Brics no Rio de Janeiro.
- 🗺️ Guerra. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, deve viajar aos Estados Unidos para encontra Trump.
Eventos no horizonte
- 10 de julho de 2025. Possibilidade de protesto na Avenida Paulista a favor da taxação de "super-ricos", convocada pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) em apoio ao discurso político do governo federal.
- 16 de julho de 2025. Mapeamos notícias sobre a possibilidade de votação do PL da Devastação, que flexibiliza as regras de licenciamento ambiental, antes do recesso parlamentar. O texto foi aprovado pelo Senado em 21 de maio de 2025 por 54 votos a 13. Agora, tramita na Câmara para análise e votação. Note que a data de 16 de julho é referencial, e não uma garantia de votação, pois o trâmite legislativo pode sofrer alterações. - PL 2.159/2021
- 17 de julho de 2025. Último dia antes do recesso parlamentar, período que se estende de 18 a 31 de julho.
- 18 de julho de 2025. Início do recesso parlamentar, que vai até dia 31 de julho.
- 1º de agosto de 2025. Retomada do recesso parlamentar, quando os congressistas voltam oficialmente aos trabalhos.
- Setembro ou outubro: 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, o "Enem dos Concursos".
☞ Consulte o calendário eleitoral completo de 2025 e saiba quais países têm pleitos neste ano. Fizemos o mapeamento por meio do Pulpo Eleitoral, nosso projeto que promove descobertas sobre eleições.
☞ Faça o cadastro no site do Correio Sabiá e personalize sua experiência informativa sem algoritmos. Você decide quais conteúdos quer ou não receber. Leva 5 segundos. Aqui.
☞ A Agenda é dinâmica. Mudanças nas datas podem ocorrer. Novos eventos também podem ser mapeados. Portanto, consulte sempre este material em nosso site. Ao clicar no título do e-mail, você é redirecionado/a para nossa página web, onde fazemos as atualizações e informamos com clareza qual foi a última vez que modificamos o conteúdo.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.