Agenda (24 a 30.jun): eventos previstos para estes dias
Damos previsibilidade às notícias ao listar assuntos para ter no radar
A Agenda da Semana reúne os principais eventos previstos para os próximos dias, em lista, por ordem cronológica.
*Esses são os destaques previstos para a semana. Alterações podem ocorrer.
Agenda da Semana, de 24 a 30.jun
Segunda-feira (24)
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- Ainda não temos a agenda oficial do presidente nesta data, sendo a última atualização deste conteúdo na manhã desta segunda-feira (24).
Terça-feira (25)
- STF (Supremo Tribunal Federal). A Corte deve retomar o julgamento sobre descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. O voto do relator, ministro Gilmar Mendes, ocorreu em agosto de 2015.
- Enchentes. Prazo final para que as prefeituras das cidades do Rio Grande do Sul cadastrem famílias atingidas pela tragédia socioambiental no Auxílio Reconstrução, fornecido pelo governo federal.
- Câmara. Aniversário do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
- Senado. A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) vota uma proposta para tornar permanente o Pronampe (Programa de Apoio às Pequenas Empresas), que facilita acesso ao crédito para micro e pequenas empresas.
- Ata do Copom. O Banco Central deve divulgar a ata da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) realizada na semana passada. Nesta ocasião, o colegiado decidiu interromper um ciclo de 7 reduções na taxa básica de juros, a Selic, mantendo-a no mesmo patamar: 10,5% ao ano. O ministro Fernando Haddad (Fazenda) disse na semana passada que aguardaria a divulgação da ata para fazer comentários sobre a decisão.
Quarta-feira (26)
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- Plano Safra e Plano Safra Agricultura Familiar.
Quinta-feira (27)
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- Reunião do Conselhão, órgão que reúne uma série de entidades para ampliar a participação no governo federal. Depois, vai a Contagem (MG) para fazer anúncios do governo federal relacionados à região.
- Economia. Divulgação do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que mede a quantidade de vagas criadas ou fechadas no mercado formal de trabalho, ou seja, com carteira assinada. A previsão do Bradesco é de criação de 180 mil novos postos no mês.
- Estados Unidos (🇺🇸). Divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) do 1º trimestre de 2024, um dado importante porque impacta na economia de outros países, principalmente os emergentes, como o Brasil. Isso tem relação, por exemplo, com o valor do dólar (US$) em comparação ao real (R$).
Sexta-feira (28)
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- Inauguração do viaduto Roza Cabida, em Juiz de Fora (MG).
- 🐙 Pulpo Eleitoral. Eleição na Mongólia (🇲🇳), república semipresidencialista. Faça descobertas sobre eleições no mundo aqui. 🗳️
- Reino Unido (🇬🇧). Divulgação do PIB.
- Alemanha (🇩🇪). Divulgação da taxa de desemprego. A Alemanha é a maior economia da União Europeia (🇪🇺).
Sábado (29)
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- Anuncia institutos federais em São Paulo (SP).
- 🐙 Pulpo Eleitoral. Eleição na Mauritânia (🇲🇷), onde há um longo legado de golpes militares e governos autoritários. Desde 2019, ocorre uma abertura política lenta e gradual, pelo que apuramos. Faça descobertas eleitorais num grupo do WhatsApp criado pelo Correio Sabiá, o Pulpo Eleitoral, bem aqui. 🗳️
Domingo (30)
- 🐙 Pulpo Eleitoral. Eleição da Assembleia Nacional da França (🇫🇷), equivalente à Câmara dos Deputados do Brasil (🇧🇷). O pleito foi antecipado pelo presidente francês Emmanuel Macron depois do crescimento da extrema direita na votação para o Parlamento Europeu. Descubra como são as eleições em diferentes países aqui. 🗳️
Outras datas relevantes que mapeamos
17.jul.2024: Recesso parlamentar. Diz a Lei que “o Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro”.
6.out.2024: Eleições municipais no Brasil.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.