Agenda (23 a 29.jun.2025): a semana informativa
Mapeamos eventos previstos para estes dias. Lembre-se que este conteúdo pode ser atualizado.
Abaixo, um Radar informativo, com assuntos sem data específica, mas que devemos prestar atenção nestes dias. Depois, o calendário de eventos mapeados por ordem cronológica.
📡 Clique para expandir o Radar
- 💣 Oriente Médio. Houve a entrada oficial dos EUA na guerra entre Israel e Irã. O que isso significa? Haverá retaliação iraniana? Se sim, de qual magnitude? Quais os impactos para o Brasil? Como será a postura da diplomacia brasileira? Como ficará o preço do dólar e do petróleo? O canal de Ormuz será bloqueado? Há muitas perguntas a serem respondidas.
- 🇺🇸 Tarifas dos EUA. Atenção às taxas impostas por Trump a outros países. Mais tarifas? Mais negociações? Novos acordos? Criamos este interativo que permite filtros por países, status de cada medida e até análises.
- 💸 IOF. Há disputas políticas sobre a tentativa do governo de mexer nas regras do IOF. Continua a expectativa por um acordo entre governo e Congresso sobre este impasse.
- 👴🏻 Fraude no INSS. Partidos já podem indicar 15 senadores e 15 deputados para integrar a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que vai investigar fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Segunda-feira (23)
- 💰 Boletim Focus. É o relatório semanal divulgado pelo Banco Central, que mostra expectativas do mercado para dados econômicos relevantes, como inflação, taxa de juros e dólar.
- 🦑 Lula. Eis os compromissos:
- 9h: Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, e Secretário de Imprensa da Secretaria de Comunicação Social, Laércio Portela
- 10h30: Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira
- 14h40: Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogério de Souza
- 16h: Ministro da Educação, Camilo Santana
Terça-feira (24)
- 💸 Juros. Às 8h (horário de Brasília), o Banco Central divulga a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que elevou a taxa básica de juros, a Selic, de 14,75% para 15% ao ano.
- 🏥 Saúde. Os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Fernando Haddad (Fazenda) apresentam, às 14h (horário de Brasília), o programa Agora Tem Especialistas, que possibilitará a hospitais privados e filantrópicos a prestação de atendimento especializado para os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Como contrapartida, essas entidades poderão abater dívidas tributárias com a União.
- 🎩 Alckmin. Em viagem oficial à Nigéria 🇳🇬, onde preside, ao lado do vice-presidente Kashim Shettima, a 2ª Reunião do Mecanismo de Diálogo Estratégico Brasil-Nigéria.
- 🦑 Lula. Eis os compromissos:
- 9h30: Ministro da Casa Civil, Rui Costa. Também participam:
- Ministro da Fazenda, Fernando Haddad;
- Presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira.
- 11h: Ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Também participam:
- Ministro da Casa Civil, Rui Costa;
- Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira
- 14h40: Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogério de Souza
- 15h: Padre Antônio Maria
- 15h30: Ministro da Fazenda, Fernando Haddad
- 16h30: Ministro das Cidades, Jader Filho. Também participam:
- Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck;
- Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo
- 9h30: Ministro da Casa Civil, Rui Costa. Também participam:
- 🇺🇸 Estados Unidos. Divulgação de dados da confiança do consumidor do Conference Board relativos a junho.
Quarta-feira (25)
- 🦑 Lula. Eis os compromissos:
- 9h30: 2ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE)
- 11h30: Ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann
- 15h: Reunião com o presidente do Benin 🇧🇯, Patrice Talon
- 15h40: Reunião ampliada com o presidente do Benin 🇧🇯, Patrice Talon
- 16h30: Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogério de Souza. Também participam:
- Ministro da Saúde, Alexandre Padilha;
- Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck;
- Ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann
- 🎩 Alckmin. Em viagem oficial à Nigéria 🇳🇬.
- 🏥 Saúde. O ministro Alexandre Padilha (Saúde) é o convidado do programa "Bom Dia, Ministro" desta semana e vai detalhar ações do Agora Tem Especialistas, que busca reduzir espera por atendimento especializado na rede pública do SUS (Sistema Único de Saúde).
- 🎩 Governo federal. O ministro Márcio Macêdo faz visita à Favela do Moinho (SP).
- 🌐 Diplomacia. A secretária-geral das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, chefia a delegação brasileira no 55º Período Ordinário de Sessões da Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos, até o dia 27 de junho, em Saint John’s, em Antígua e Barbuda. 🇦🇬
- 🇺🇸 Estados Unidos. Discurso do presidente do Fed (Federal Reserve), o Banco Central dos EUA, Jerome Powell. Importante para entender políticas monetárias do órgão.
Quinta-feira (26)
- 💸 Inflação. Às 9h (horário de Brasília), ocorre a divulgação do IPCA-15, considerado a prévia da inflação do mês. Dados relativos a junho. (*A inflação oficial só é conhecida no mês seguinte, em julho).
- 🦑 Lula. Às 10h30 (horário de Brasília), participa da cerimônia de anúncios da Solução Habitacional da Favela do Moinho, no Galpão Cultural Elza Soares - Armazém do Campo do MST, em São Paulo (SP).
- 💰 Economia. Às 8h (horário de Brasília), o Banco Central divulga o Relatório de Política Monetária.
- 🇺🇸 Estados Unidos. Divulgação da 3ª e última estimativa do PIB (Produto Interno Bruto) norte-americano do 1º trimestre.
Sexta-feira (27)
- 🦑 Lula. Às 11h (horário de Brasília), participa da cerimônia de entrega de títulos de Regularização Fundiária e de assinatura de acordo de cooperação técnica entre governo federal e estado do Tocantins, na Avenida Pedro Ludovico, orla do Rio Araguaia, em Araguatins (TO).
- 💼 Desemprego. Divulgação da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua, que mede a taxa de desocupação, conhecida como taxa de desemprego. Dados referentes a maio.
- 👔 Emprego. Divulgação do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de maio. A pesquisa mostra a criação (ou fechamento) de vagas no mercado formal de trabalho.
- 🇺🇸 Estados Unidos. Divulgação do índice PCE de maio, que dá informações sobre a evolução da inflação norte-americana. É um indicador importante para tomadas de decisão do Fed (Federal Reserve), o Banco Central dos EUA.
Sábado (28)
- Ainda não mapeamos eventos relevantes para esta data.
Domingo (29)
- Ainda não mapeamos eventos relevantes para esta data.
Eventos no horizonte
- 3 de julho de 2025: Lula participa da 66ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, em Buenos Aires. O evento, que reúne os líderes dos países membros e associados para discutir temas prioritários do bloco, também marca o encerramento da presidência pro tempore da Argentina e a transferência para o Brasil.
- 6 de julho de 2025: O PT (Partido dos Trabalhadores) realiza eleições diretas para suas direções nacional, estadual e municipal.
- 6 e 7 de julho de 2025. Realização do encontro do Brics no Rio de Janeiro.
- Setembro ou outubro: 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, o "Enem dos Concursos".
☞ Consulte o calendário eleitoral completo de 2025 e saiba quais países têm pleitos neste ano. Fizemos o mapeamento por meio do Pulpo Eleitoral, nosso projeto que promove descobertas sobre eleições.
☞ Faça o cadastro no site do Correio Sabiá e personalize sua experiência informativa sem algoritmos. Você decide quais conteúdos quer ou não receber. Leva 5 segundos. Aqui.
☞ A Agenda é dinâmica. Mudanças nas datas podem ocorrer. Novos eventos também podem ser mapeados. Portanto, consulte sempre este material em nosso site. Ao clicar no título do e-mail, você é redirecionado/a para nossa página web, onde fazemos as atualizações e informamos com clareza qual foi a última vez que modificamos o conteúdo.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.