Agenda (21 a 27.jul.2025): a semana informativa
Mapeamos eventos previstos para estes dias. Lembre-se que este conteúdo pode ser atualizado.
Abaixo, um Radar informativo, com assuntos sem data específica, mas que devemos prestar atenção nestes dias. Depois, o calendário de eventos mapeados por ordem cronológica.
📡 Clique para expandir o Radar
- 🧑🧒🧒 Eduardo Bolsonaro. Já acabou a licença de 120 dias do deputado federal, que se afastou do mandato para ir aos Estados Unidos 🇺🇸 atuar contra autoridades brasileiras junto ao governo norte-americano. Corre o risco de perder o mandato.
- 🇺🇸 Tarifas dos EUA. O Brasil 🇧🇷 continua negociando as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos 🇺🇸, Donald Trump, com previsão de vigência a partir do dia 1º de agosto. Criamos este interativo para rastrear as tarifas. Filtre por países, status de cada medida e até análises.
- 🎩 Discurso político. É relevante acompanhar o discurso político do governo federal, que também impacta o cenário eleitoral de 2026. Há tendência de ser mais nacionalista.
- 💣 Oriente Médio. Monitoramento sobre o conflito entre Israel e Irã, que está em cessar-fogo. Em Gaza, continuam os bombardeios israelenses.
Segunda-feira (21)
- 🦑 Lula. Está em viagem a Santiago, no Chile (fuso: -1h do horário de Brasília devido ao horário de inverno). 🇨🇱 Eis os compromissos:
- 9h10: Fotografia oficial
- 9h30: Reunião de Alto Nível “Democracia Sempre”
- 12h30: Declaração conjunta à imprensa
- 13h: Almoço com intelectuais e grupos de reflexão sobre políticas públicas
- 16h: Encontro com a sociedade civil
- 17h30: Partida para Brasília
- 22h15: Chegada a Brasília
- 🏖️ Congresso. Está em vigor o recesso parlamentar, até o dia 31 de julho.
- 💰 Boletim Focus. É o relatório semanal divulgado pelo Banco Central, que mostra expectativas do mercado para dados econômicos relevantes, como inflação, taxa de juros e dólar.
Terça-feira (22)
- 💵 Fernando Haddad. Às 20h, o ministro Fernando Haddad (Fazenda) dá entrevista à economista e influenciadora Nath Finanças no YouTube.
- ⚖️ Judiciário. O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), deu prazo de 24 horas para a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) explicar o descumprimento de medidas cautelares determinadas contra ele, como a proibição de usar redes sociais. Teoricamente, o prazo se encerra nesta terça.
- 🏖️ Congresso. Está em vigor o recesso parlamentar, até o dia 31 de julho.
- 🎩 Câmara. Mesmo em recesso, a Comissão de Segurança Pública da Câmara vota o requerimento de uma "moção de solidariedade" ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A justificativa é que, segundo os autores, há uma "alegada perseguição política" e "impactos na ordem e segurança públicas nacionais".
- ➕ Mais. Já a Comissão Externa que investiga os feminicídios ocorridos no Rio Grande do Sul tem visita técnica prevista à Polícia Civil do estado, às 14h (horário de Brasília).
- 🇺🇸 Estados Unidos. Há discurso do presidente do Fed (Federal Reserve), o Banco Central dos EUA, Jerome Powell. Ainda ocorre a divulgação semanal de estoques de petróleo.
- 🦑 Lula. Eis os compromissos:
- A agenda ainda não tinha sido oficialmente divulgada até a última atualização deste conteúdo.
Quarta-feira (23)
- Ainda não mapeamos eventos relevantes para esta data.
Quinta-feira (24)
- 🦑 Lula. Cumpre agenda em Minas Gerais, onde faz anúncio de investimentos no Vale do Jequitinhonha.
- 👴🏻 INSS. Começo da devolução dos descontos indevidos a aposentados e pensionistas que aderiram ao acordo com o governo até segunda-feira (21.jul). O pagamento é em parcela única, com correção pelo IPCA, e segue a ordem de adesão.
Sexta-feira (25)
- Ainda não mapeamos eventos relevantes para esta data.
Sábado (26)
- Ainda não mapeamos eventos relevantes para esta data.
Domingo (27)
- Ainda não mapeamos eventos relevantes para esta data.
Eventos no horizonte
- 28 de julho de 2025. Completa-se 1 ano da fraude eleitoral na Venezuela. 🇻🇪
- 29 a 31 de julho de 2025. Datas em que a comissão temporária do Senado, criada especialmente para tratar das relações econômicas com os EUA 🇺🇸 vai a Washington para negociar a tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros. O presidente da comissão é o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que é formada por 8 senadores.
- 1º de agosto de 2025. Retomada do recesso parlamentar, quando os congressistas voltam oficialmente aos trabalhos.
- 1º de agosto de 2025. Data de início da vigência das tarifas econômicas impostas pelos Estados Unidos a diversos países, entre eles o Brasil.
- 4 de agosto de 2025: Data final estabelecida para a Consulta Pública sobre a proposta de metodologia para seleção de áreas destinadas à geração de energia eólica offshore no Brasil.
- 16 de agosto de 2025. O partido Novo anunciou no dia 21 de julho de 2025 que haverá um evento em São Paulo para lançar o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, como pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2026.
- 20 de agosto de 2025. Estimativa de data para o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF (Supremo Tribunal Federal) por uma suposta tentativa de dar um golpe de Estado.
- Setembro ou outubro: 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, o "Enem dos Concursos".
- 11 a 22 de novembro de 2025. Realização da COP30 em Belém, no Pará. A COP é a Conferência das Partes das Nações Unidas), mais importante encontro global para discutir as mudanças climáticas.
- 12 a 16 de novembro de 2025. Realização da Cúpula dos Povos, em evento paralelo à COP30. Nestas datas, de acordo com a Agência Câmara de Notícias, a UFPA (Universidade Federal do Pará) "recebe representantes de cerca de 700 organizações sociais e populares de todo o mundo em defesa de desmatamento zero, recuperação de áreas degradadas por meio de replantio, produção de alimentos livres de agrotóxicos, reconhecimento de territórios dos povos tradicionais, democratização do acesso à terra e compromisso ético em defesa de todas as formas de vida."
☞ Consulte o calendário eleitoral completo de 2025 e saiba quais países têm pleitos neste ano. Fizemos o mapeamento por meio do Pulpo Eleitoral, nosso projeto que promove descobertas sobre eleições.
☞ Faça o cadastro no site do Correio Sabiá e personalize sua experiência informativa sem algoritmos. Você decide quais conteúdos quer ou não receber. Leva 5 segundos. Aqui.
☞ A Agenda é dinâmica. Mudanças nas datas podem ocorrer. Novos eventos também podem ser mapeados. Portanto, consulte sempre este material em nosso site. Ao clicar no título do e-mail, você é redirecionado/a para nossa página web, onde fazemos as atualizações e informamos com clareza qual foi a última vez que modificamos o conteúdo.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.