Agenda da Semana (19 a 25.ago): o que deve estar no noticiário
Damos previsibilidade para o noticiário ao mapear eventos
A Agenda da Semana reúne os principais eventos previstos para estes próximos dias em ordem cronológica. (Note que são destaques previstos, então alterações podem ocorrer. Esta Agenda também pode ser atualizada a qualquer momento).
Agenda da Semana, de 19 a 25.ago.2024
Segunda-feira (19)
- 🇺🇸 Estados Unidos. Convenção do Partido Democrata. Estão previstos os discursos do presidente Joe Biden e da vice-presidente (e candidata à Presidência neste ano) Kamala Harris.
- 💭 Contexto. Biden deve ser o principal orador. Os ex-presidentes Bill Clinton e Barack Obama também devem discursar.
- 🦑 Lula. Eis a lista de compromissos:
- 9h: Reunião envolvendo as seguintes pessoas:
- Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin;
- Ministros Rui Costa (Casa Civil); Fernando Haddad (Fazenda); Márcio Macêdo (Secretaria-Geral); Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais); Laércio Portela (Interino da Secretaria de Comunicação Social); Jorge Messias (Advogado-Geral da União);
- Líder do Governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues;
- 9h: Reunião envolvendo as seguintes pessoas:
- Líder do Governo no Senado, senador Jaques Wagner;
- Líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães;
- Chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Marco Aurélio Marcola
Terça-feira (20)
- Senado. Análise da desoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia. Há um projeto que trata de uma transição gradual até que os setores voltem a ser completamente tributados. Saiba mais aqui.
- 3 Poderes. O ministro Rui Costa (Casa Civil) e o advogado-geral da União Jorge Messias representam o governo federal em almoço com integrantes dos 3 Poderes na sede do STF (Supremo Tribunal Federal). Devem tratar de preocupações com as 'emendas PIX' e com o Orçamento.
- 💭 Contexto. O STF suspendeu o pagamento dessas emendas (que é obrigatório) até que o Congresso edite novas normas de transparência para os recursos. Trata-se de uma disputa entre os Poderes. Antes, Rui Costa tem reunião com Lula, às 9h30, no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo.
Quarta-feira (21)
- 🇺🇸 Estados Unidos. Divulgação da ata do Fomc (Federal Open Market Comittee).
- 🦑 Lula. O presidente tem várias reuniões. Uma delas com fundos de pensão (Previ, Petros, Funcef e Postalis). Outra, com o ministro Fernando Haddad (Fazenda). Uma outra com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Encontra representantes do setor de celulose. Também participa de assinatura do Pacto pela Transformação Ecológica entre os 3 Poderes.
Quinta-feira (22)
- 🔌 Energia. Em Natal (RN), ocorre a assinatura do 1º contrato de comercialização de hidrogênio verde do país, entre a CPFL Energia e a Mizu Cimentos, com o apoio estratégico do governo do Rio Grande do Norte para investimento em torno de R$ 40 milhões em tecnologia de produção de hidrogênio verde até 2030. Também será emitida a 1ª nota fiscal do Brasil em torno do hidrogênio verde.
- 🇺🇸 Estados Unidos. Início do Simpósio de Jackson Hole, evento que reúne presidentes de bancos centrais de diferentes países, economistas e acadêmicos da área. É organizado pelo Fed (Federal Reserve) de Kansas. Ocorre até sábado (24).
Sexta-feira (23)
- 🇺🇸 Estados Unidos. Discurso do presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell.
Sábado (24)
- Sem eventos relevantes mapeados.
Domingo (25)
- Sem eventos relevantes mapeados.
Outras datas relevantes que mapeamos
26.ago.2024. A Câmara deve retomar a votação do 2º projeto que regulamenta a reforma tributária. O texto-base já foi aprovado, como mostramos neste resumo de notícias essenciais do Correio Sabiá.
Datas diversas. Saiba os principais eventos do calendário eleitoral nesta reportagem do Correio Sabiá.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.