🗓️ Agenda: organizamos por data os eventos desta semana (18 a 24.set)
?️ Agenda: organizamos por data os eventos desta semana (18 a 24.set)
Correio Sabiá faz atualizações diárias nesta reportagem para dar mais previsibilidade ao noticiário
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. Se esquecermos algo, avise aqui: redacao@correiosabia.com.br.
? Assuntos para manter no radar nesta semana:
- ? Jóias dos Bolsonaro. Desdobramentos das operações contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
- CPIs. Declarações e eventuais depoimentos em CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), como aquela que investiga os atos extremistas do 8 de janeiro de 2023, por exemplo.
- Congresso. Ajustes na proposta de Orçamento para 2024 e avanços em outras pautas econômicas, como a reforma tributária, no Senado. O arcabouço fiscal já foi aprovado e sancionado. Virou lei.
- Ministérios. Discussões sobre trocas de ministros.
?️ Veja abaixo a Agenda da Semana
Segunda-feira (18):
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- Lula está em viagem em Nova York (Estados Unidos), após passagem por Havana (Cuba). Saiba todas as viagens internacionais do presidente em 2023 nesta reportagem do Correio Sabiá.
- 11h: Encontro bilateral com o presidente da Suíça, Alain Berset
- 12h: Encontro com o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Gordon Brown
- Lula está em viagem em Nova York (Estados Unidos), após passagem por Havana (Cuba). Saiba todas as viagens internacionais do presidente em 2023 nesta reportagem do Correio Sabiá.
- Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Banco Central, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país.
- Roda Viva. A partir das 22h, vai ao ar o programa Roda Viva, da TV Cultura. Há transmissão ao vivo pelo canal do YouTube.
- IBC-Br. Considerado “a prévia do PIB” (Produto Interno Bruto), o índice é divulgado às 9h pelo Banco Central.
Terça-feira (19):
- Lula. Eis a lista de compromissos (em viagem em Nova York, nos Estados Unidos):
- 8h40: Encontro bilateral com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres (horário local: -1h em relação à Brasília)
- 9h: Abertura do Debate Geral da 78º Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas
- 15h: Encontro com o presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen
- 16h: Encontro bilateral com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz
- 17h15: Encontro com o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre
- 18h: Encontro com o presidente da Palestina e da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas
- Saiba todas as viagens internacionais do presidente em 2023 nesta reportagem do Correio Sabiá.
- Juros. 1º dia da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que define o patamar da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 13,25% ao ano.
- Estados Unidos. O mesmo ocorre no órgão equivalente ao Copom nos Estados Unidos. Começa a reunião na terça (19), acaba na quarta-feira (20). Atualmente, a taxa básica de juros norte-americana está no intervalo de 5,25% a 5,50%.
- + Estados Unidos. Divulgação de dados do mercado imobiliário norte-americano em agosto, mais especificamente a divulgação das licenças de construção e da quantidade de construções iniciadas de habitações. Serve para medir o aquecimento da economia do país.
- Europa. Às 6h, ocorre a divulgação da inflação ao consumidor na zona do euro.
- Ásia. Divulgação das taxas prime de empréstimos.
Quarta-feira (20):
- Lula. Eis a lista de compromissos (em viagem em Nova York, nos Estados Unidos):
- 13h: Encontro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden
- 13h30: Cerimônia de lançamento da “Iniciativa Global Lula-Biden para o Avanço dos Direitos Trabalhistas na Economia do Século XXI”
- 16h: Encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
- 17h: Encontro com o diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom
- 18h: Encontro com o Presidente do Paraguai, Santiago Peña
- 21h: Partida para Brasília
- Saiba todas as viagens internacionais do presidente em 2023 nesta reportagem do Correio Sabiá.
- Judiciário. O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma julgamento sobre o marco temporal para terras indígenas. Nesta reportagem, o Correio Sabiá explica tudo sobre o assunto.
- Juros. 2º dia da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), com anúncio no final da tarde sobre a decisão do patamar da taxa básica de juros, a Selic (atualmente em 13,25% ao ano).
- Estados Unidos. Divulgação da decisão sobre o patamar da taxa básica de juros nos Estados Unidos, assim como faz o Copom.
- Europa. O Banco Central da Inglaterra divulga seus dados de inflação.
Quinta-feira (21):
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- 7h: Chegada a Brasília
- Alckmin. Às 11h, no Palácio Itamaraty, o presidente da República em exercício e presidente da Cosban (Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação), Geraldo Alckmin, participa de reunião com Li Xi, membro do Comitê Permanente do Politburo e secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do Partido Comunista da China.
- Judiciário. STF (Supremo Tribunal Federal) retoma julgamento sobre marco temporal para terras indígenas. Nesta reportagem, o Correio Sabiá explica tudo sobre o assunto.
- Estados Unidos. Divulgação do número de novos pedidos de seguro-desemprego.
- Ásia. Às 20h30, o Banco Central do Japão divulga seus dados de inflação.
Sexta-feira (22):
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- 10h: Vinicius Carvalho, ministro da CGU (Controladoria-Geral da União)
- 12h: Reunião com Li Xi – Membro do Comitê Permanente do Politburo e Secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do Comitê do Partido Comunista da China
Sábado (23):
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- Agenda não divulgada oficialmente até a última atualização desta reportagem.
Domingo (24):
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- Agenda não divulgada oficialmente até a última atualização desta reportagem.
Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:
Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos políticos e econômicos mais relevantes por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias no seu WhatsApp
- Clique aqui para se INSCREVER em nosso podcast diário no Spotify.
- Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade. Seja um apoiador do nosso trabalho.
Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.
O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos sobre determinada informação. Você pode checar nossas Políticas Editoriais e outros códigos internos na seção Quem Somos deste site.
Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.
- Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:
- ?️ Agenda: organizamos por data os eventos desta semana (15 a 21.jan)
- Quiz no Instagram do Correio Sabiá ?
- ⚡️ #1034: Lewandowski no governo, guerra em Gaza e conflito no Equador
- Brasil apoia denúncia da África do Sul contra Israel por genocídio; reunimos análises ?
- ? Israel x Hamas: tudo o que sabemos até agora (atualizações constantes)
Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.