Agenda: saiba o que deve estar no noticiário dos próximos dias

Damos previsibilidade às notícias ao listar, por ordem cronológica, assuntos para ter no radar

Agenda: saiba o que deve estar no noticiário dos próximos dias
Listamos acontecimentos previstos para esta semana / Imagem: Jakub Zerdzicki/Unsplash
Link copiado!

A Agenda da Semana reúne os principais eventos previstos para os próximos dias, em lista, por ordem cronológica.

*Esses são os destaques previstos para a semana. Alterações podem ocorrer.

Agenda da Semana, de 17 a 23.jun

Segunda-feira (17)

  • Lula. Eis a lista de compromissos:
    • Além de reunião com participação de lideranças do governo no Congresso Nacional e ministros, vai sancionar o PL (Projeto de Lei) nº 501/2019, que elabora e implementa o plano de metas para o enfrentar a violência doméstica e familiar contra a mulher.
    • Participa da cerimônia de assinatura do contrato entre BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) para destinação de recursos do Fundo Amazônia a ações de fortalecimento do "Plano Amazônia: Segurança e Soberania – AMAS".
  • Energy Summit. Evento no Rio de Janeiro que reúne especialistas e organizações do setor de energia. Ocorre até quarta-feira (19). O Correio Sabiá vai participar como convidado.
  • Bioeconomia do G20. Em evento que faz parte do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), Manaus (AM) recebe reunião da Iniciativa sobre Bioeconomia. Ocorre até quarta-feira (19).

Terça-feira (18)

  • Lula. Vai dar entrevista ao Jornal da CBN.
  • Juros. O Copom (Comitê de Política Monetária) começa a reunião que decide o patamar da taxa básica de juros, a Selic.
  • Senado. Deve votar, no plenário (participação de todos os senadores), um projeto que trata do marco regulatório para a produção de hidrogênio verde. Há outros 4 projetos na pauta. Um deles trata de "cidades resilientes", incentivando a adaptação dos municípios às mudancas climáticas.
  • Senado. A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) analisa uma PEC (proposta de emenda à Constituição) que tenta tornar o Banco Central numa empresa pública, conferindo ainda mais autonomia à instituição.
  • Inteligência artificial. Provável votação do projeto que regula a inteligência artificial. Mostramos nos resumos de notícias do Correio Sabiá como congressistas de direita têm feito campanha nas redes sociais contra a proposta.

Quarta-feira (19)

  • Lula. Tem posse oficial da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e também participa de cerimônia por causa do Dia Nacional do Cinema.
  • Juros. 2º dia da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) sobre o patamar da taxa básica de juros, a Selic.
  • Senado. A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) vota a indicação de autoridades para o TST (Tribunal Superior do Trabalho) e para o CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
  • Senado. A CCJ do Senado também vota autorização para funcionamento de bingos e cassinos.

Quinta-feira (20)

  • Lula. Tem evento em Fortaleza (CE), onde ocorre um pacote de anúncios do MEC (Ministério da Educação), incluindo novos IFs, emergências e hospitais universitários, cursos, laboratórios, RUs, etc.

Sexta-feira (21)

Lula. Tem agendas em Teresina (PI) e São Luís (MA). Teresina (PI). Primeiro, no Piauí, participa do encerramento da Caravana Federativa e do anúncio de cessões de terrenos da SPU (Secretaria de Patrimônio da União). Depois, no Maranhão, participa da celebração da renovação do contrato de concessão do Porto do Itaqui. Também estará presente em anúncios do Ministério de Minas e Energia.

*Podemos acrescentar mais eventos se identificarmos previamente acontecimentos relevantes no noticiário. Por isso, este conteúdo pode ser atualizado após o momento de sua publicação.

Outras datas relevantes que mapeamos

30.jun.2024: Eleição da Assembleia Nacional da França, equivalente à Câmara dos Deputados do Brasil. O pleito foi antecipado pelo presidente francês Emmanuel Macron depois do crescimento da extrema direita na votação para o Parlamento Europeu.

17.jul.2024: Recesso parlamentar. Diz a Lei que “o Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro”.

6.out.2024: Eleições municipais no Brasil.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.