Agenda da Semana (16 a 22.set): o que deve estar no noticiário
No radar, as decisões sobre o patamar da taxa básica de juros no Brasil e nos Estados Unidos
A Agenda da Semana reúne os principais eventos previstos para estes dias em ordem cronológica. (Nota: é uma previsão, então alterações podem ocorrer. Esta Agenda também pode (e costuma) ser atualizada).
Agenda da Semana, de 16 a 22.set.2024
Segunda-feira (16)
- Senado. A CE (Comissão de Educação e Cultura) realiza a 4ª audiência pública sobre o PL 2.614/2024, que cria o novo PNE (Plano Nacional de Educação).
- Boletim Focus. Relatório semanal divulgado pelo Banco Central, que mostra expectativas do mercado para dados econômicos relevantes, como inflação, taxa de juros e dólar. Tem sido o principal "termômetro" para entender as expectativas sobre o patamar da taxa básica de juros.
- 🦑 Lula. Eis a lista de compromissos:
- Cerimônia em homenagem ao Dia do Diplomata.
- 🇺🇸 Estados Unidos. O Fed (Federal Reserve), que é o Banco Central dos Estados Unidos, divulga dados de crédito ao consumidor.
Terça-feira (17)
- Meio Ambiente. A ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) é a convidada do programa “Bom Dia, Ministra”. Detalhará as ações do governo de combate e prevenção aos incêndios florestais.
- Câmara. A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza audiência sobre "Crise hídrica no Acre: entre a seca extrema e inundações devastadoras".
- 🦑 Lula. Eis a lista de compromissos:
- Tem encontro com atletas paralímpicos e cerimônia para assinatura de convênios da ApexBrasil.
- Juros. 1º dia de reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que decide o patamar da taxa básica de juros no Brasil, a Selic. O anúncio ocorre na quarta-feira (18).
- 🇺🇸 Estados Unidos. 1º dia da reunião do Fomc (Federal Open Market Comittee), do Fed (Federal Reserve), o Banco Central dos Estados Unidos (🇺🇸), que termina na quarta-feira (18) com provável confirmação do corte na taxa básica de juros.
- ➕ Mais. Anúncio de dados de vendas no varejo e produção industrial, que serão os últimos números relevantes sendo anunciados antes da decisão sobre a taxa de juros.
- Senado. Audiência pública da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) discute os efeitos da reforma tributária sobre as ZPEs (Zonas de Processamento de Exportação).
Quarta-feira (18)
- Juros. Copom anuncia o patamar da taxa básica de juros no Brasil, a Selic.
- 🇺🇸 Estados Unidos. Anúncio do patamar da taxa básica de juros do país.
- 🦑 Lula. Eis a lista de compromissos:
- Participa da cerimônia de lançamento do Plano de Ação para redução dos impactos da dengue e de outras arboviroses.
- 🇪🇺 Europa. Divulgação da inflação ao consumidor em agosto.
- 🇦🇷 Argentina. Divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) no 2º trimestre.
Quinta-feira (19)
- 🇬🇧 Reino Unido. Anúncio da decisão de juros.
Sexta-feira (20)
- Ásia. Anúncio da decisão da taxa básica de juros no Japão (🇯🇵), com expetativa de manutenção da taxa zero (0%).
- 🇩🇪 Alemanha. Divulgação da inflação ao produtor.
Sábado (21)
- 🦑 Lula. Eis a lista de compromissos:
- Embarque para Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).
Domingo (22)
- Ainda não mapeamos eventos relevantes nesta data. (Mas não esqueça que podemos atualizar este conteúdo a qualquer momento, ok?)
Outras datas relevantes que mapeamos
- Datas diversas. Saiba os principais eventos do calendário eleitoral nesta reportagem do Correio Sabiá.
- 1º.out.2024. Debate entre os candidatos a vice-presidente dos Estados Unidos (🇺🇸).
- 1º.out.2024. Posse da presidente eleita do México (🇲🇽), Claudia Sheinbaum. Lula vai comparecer à cerimônia.
- 8.out.2024. Votação no Senado da indicação de Gabriel Galípolo para presidir o Banco Central.
- 22 a 24.out.2024. Cúpula do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O evento ocorrerá em Kazan, na Rússia (🇷🇺).
- 5.nov.2024. Eleição nos Estados Unidos (🇺🇸).
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.