Agenda (14 a 20.jul.2025): a semana informativa

Mapeamos eventos previstos para estes dias. Lembre-se que este conteúdo pode ser atualizado.

Link copiado!

Abaixo, um Radar informativo, com assuntos sem data específica, mas que devemos prestar atenção nestes dias. Depois, o calendário de eventos mapeados por ordem cronológica.

📡 Clique para expandir o Radar

  • 💰 Mercado. Cotação do dólar, que vinha em queda nas últimas semanas, mas voltou a subir depois do anúncio das taxas de Trump ao Brasil. O bitcoin teve forte valorização na semana anterior.
  • 🇺🇸 Tarifas dos EUA. Criamos este interativo que para rastrear as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. É possível filtrar por países, status de cada medida e até análises.
  • ♟️ Negociações. Junto com os anúncios de tarifas, vêm as negociações. Os diferentes países envolvidos têm até 1º de agosto, segundo o presidente Donald Trump, para tentar reverter ou atenuar as taxas anunciadas contra eles.
  • 🎩 Discurso político. Será relevante acompanhar o discurso político do governo federal, que tende a ser mais nacionalista diante da imposição de tarifas pelos EUA.
  • 💣 Oriente Médio. Monitoramento sobre o conflito entre Israel e Irã, que está em cessar-fogo. Em Gaza, continuam os bombardeios israelenses.
  • 👴🏻 Fraude no INSS. Assunto segue no radar. Uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) já foi aceita. Resta a indicação dos 15 deputados federais e 15 senadores que vão compor o colegiado.

Segunda-feira (14)

  • 🦑 Lula. Eis os compromissos:
    • 9h: Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, e Secretário de Imprensa da Secretaria de Comunicação Social, Laércio Portela
    • 11h: Chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Marco Aurélio Marcola
    • 14h40: Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogério de Souza
    • 15h: Anuncia medidas para desburocratizar e reduzir custos dos taxistas com taxímetros. Ocorre a assinatura de uma MP (medida provisória) para implementar as medidas que serão anunciadas.
    • 16h: Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho
    • 19h: Exibição do filme O Último Azul
  • 💰 Boletim Focus. É o relatório semanal divulgado pelo Banco Central, que mostra expectativas do mercado para dados econômicos relevantes, como inflação, taxa de juros e dólar.
  • ♻️ Meio Ambiente. Mapeamos notícias sobre a possibilidade de votação do "PL da Devastação", que flexibiliza as regras de licenciamento ambiental, antes do recesso parlamentar. O texto foi aprovado pelo Senado em 21 de maio de 2025 por 54 votos a 13. Agora, tramita na Câmara para análise e votação. - PL 2.159/2021
  • 🌐 Diplomacia. Viagem do ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) a Dublin, na Irlanda. 🇮🇪 A visita ocorre até terça-feira (15). Em 2025, Brasil e Irlanda celebram 50 anos de laços diplomáticos. Em Dublin, Mauro Vieira será recebido para almoço de trabalho pelo vice-primeiro-ministro (“Tánaiste”) e Ministro de Relações Exteriores e Comércio da Irlanda, Simon Harris. Discutirão temas do cenário internacional e o adensamento das relações bilaterais em áreas como transição energética, meio ambiente, cooperação consular, e ciência, tecnologia e inovação.
  • ⚖️ Judiciário. O STF (Supremo Tribunal Federal) começa as oitivas das testemunhas de defesa e de acusação dos chamados núcleos 2, 3 e 4 da suposta tentativa de golpe de Estado. As audiências vão até 23 de julho, por videoconferência. 
    • Os depoimentos começam às 9h. "As primeiras a serem ouvidas são as testemunhas de acusação, apresentadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). A partir das 14h será a vez do tenente-coronel Mauro Cid falar, na condição de informante, por ter fechado um acordo de colaboração premiada no caso", diz nota do STF.

Terça-feira (15)

  • 🪙 IOF. Às 15h (horário de Brasília), há uma audiência de conciliação marcada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que suspendeu os efeitos de 3 decretos presidenciais que aumentavam as alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), assim como o decreto legislativo que havia sustado esses atos do Executivo.
  • 💸 Tarifas. Às 10h, ocorre a 1ª reunião do Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, com setores da indústria. Nesta mesma data, o comitê terá sua 2ª reunião, com o setor do agronegócio. A atuação do colegiado ocorre dentro do decreto de regulamentação da Lei de Reciprocidade Econômica, em resposta ao anúncio das tarifas de 50% pelos Estados Unidos. 🇺🇸
  • 🦑 Lula. Reunião do Comitê Interministerial para a Transformação Digital.

Quarta-feira (16)

  • 🗳️ Eleições. Depois de horas de discussões e sem consenso em pontos centrais no dia 9 de julho, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado adiou para esta quarta-feira (16) a votação do PLP (Projeto de Lei Complementar) 112/2021, que institui o novo Código Eleitoral. 

Quinta-feira (17)

  • 🎩 Congresso. Último dia antes do recesso parlamentar, período que se estende de 18 a 31 de julho.
  • 🦑 Lula. 60º Congresso Nacional da UNE (União Nacional dos Estudantes) em Goiânia (GO). Depois, participa da cerimônia de Anúncios e Entregas do Agora Tem Especialistas na Bahia, em Juazeiro.

Sexta-feira (18)

  • 🎩 Congresso. Início do recesso parlamentar, período que se estende de 18 a 31 de julho.
  • 🦑 Lula. Visita às obras de infraestrutura no Ceará.

Sábado (19)

  • Ainda não mapeamos eventos relevantes para esta data.

Domingo (20)

  • 🦑 Lula. Viagem a Santiago, no Chile 🇨🇱, por ocasião da Reunião sobre Defesa da Democracia, que ocorre nos dias 20 e 21 de julho.
  • 🧑‍🧒‍🧒 Eduardo Bolsonaro. Fim da licença do deputado federal, que se afastou do mandato para ir aos Estados Unidos atuar contra autoridades brasileiras junto ao governo norte-americano. Corre o risco de perder o mandato, caso não volte ao país até esta data. O prazo de 120 dias para uma licença particular não pode ser prorrogado.

Eventos no horizonte

  • 1º de agosto de 2025. Retomada do recesso parlamentar, quando os congressistas voltam oficialmente aos trabalhos.
  • 1º de agosto de 2025. Data de início da vigência das tarifas econômicas impostas pelos Estados Unidos a diversos países, entre eles o Brasil.
  • 4 de agosto de 2025: Data final estabelecida para a Consulta Pública sobre a proposta de metodologia para seleção de áreas destinadas à geração de energia eólica offshore no Brasil.
  • Setembro ou outubro: 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, o "Enem dos Concursos".
  • 11 a 22 de novembro de 2025. Realização da COP30 em Belém, no Pará. A COP é a Conferência das Partes das Nações Unidas), mais importante encontro global para discutir as mudanças climáticas.
  • 12 a 16 de novembro de 2025. Realização da Cúpula dos Povos, em evento paralelo à COP30. Nestas datas, de acordo com a Agência Câmara de Notícias, a UFPA (Universidade Federal do Pará) "recebe representantes de cerca de 700 organizações sociais e populares de todo o mundo em defesa de desmatamento zero, recuperação de áreas degradadas por meio de replantio, produção de alimentos livres de agrotóxicos, reconhecimento de territórios dos povos tradicionais, democratização do acesso à terra e compromisso ético em defesa de todas as formas de vida."

☞ Consulte o calendário eleitoral completo de 2025 e saiba quais países têm pleitos neste ano. Fizemos o mapeamento por meio do Pulpo Eleitoral, nosso projeto que promove descobertas sobre eleições.

☞ Faça o cadastro no site do Correio Sabiá e personalize sua experiência informativa sem algoritmos. Você decide quais conteúdos quer ou não receber. Leva 5 segundos. Aqui.

☞ A Agenda é dinâmica. Mudanças nas datas podem ocorrer. Novos eventos também podem ser mapeados. Portanto, consulte sempre este material em nosso site. Ao clicar no título do e-mail, você é redirecionado/a para nossa página web, onde fazemos as atualizações e informamos com clareza qual foi a última vez que modificamos o conteúdo.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.