🗓️ Agenda: organizamos por data os eventos desta semana (11 a 17.set)
?️ Agenda: organizamos por data os eventos desta semana (11 a 17.set)
Correio Sabiá faz atualizações diárias nesta reportagem para dar mais previsibilidade ao noticiário
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. Se esquecermos algo, avise aqui: redacao@correiosabia.com.br.
? Assuntos para manter no radar nesta semana:
- ? Jóias dos Bolsonaro. Continuam os desdobramentos noticiosos das operações contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e até da quebra de sigilos telefônicos dele e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
- CPIs. Necessário monitorar declarações e eventuais depoimentos em CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), como aquela que investiga os atos extremistas do 8 de janeiro de 2023. Há ainda outras comissões, como a CPI das ONGs, por exemplo.
- Congresso. Com o arcabouço fiscal definitivamente aprovado no Congresso e com o envio da proposta de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) ao Congresso, podemos esperar propostas de ajustes no Orçamento e avanços em outros temas econômicos, como a reforma tributária, no Senado.
- Ministérios. Também é importante monitorar discussões sobre trocas ministeriais.
?️ Veja abaixo a Agenda da Semana
Segunda-feira (11):
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- 8h: Entrevista coletiva à imprensa (horário local: +8h30 em relação à Brasília)
- 9h: Partida para Túnis
- 13h10: Chegada a Túnis (horário local: +4h em relação à Brasília)
- 14h40: Partida para o Recife
- 19h10: Chegada ao Recife
- 20h40: Partida para Brasília
- 23h: Chegada a Brasília
- Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Banco Central, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país.
- Roda Viva. A partir das 22h, vai ao ar o programa Roda Viva, da TV Cultura. Há transmissão ao vivo pelo canal do YouTube.
- Judiciário. STF (Supremo Tribunal Federal) realiza conferência sobre clima e democracia, tratando portanto de “justiça climática”.
Terça-feira (12):
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- 17h: Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri
- Judiciário. 2º dia da conferência do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre clima e democracia, tratando portanto de “justiça climática”.
- Apple. A empresa anuncia, em evento da companhia, na Califórnia (Estados Unidos), seus novos smartphones: iPhone 15 Pro, iPhone 15 Pro Max (estes 2 os mais caros), iPhone 15 e iPhone 15 Plus (estes os 2 modelos mais “baratos” da geração). Os modelos Pro têm acabamento em titânio, bordas mais finas e o novo processador A17.
- Inflação. Divulgação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de agosto, que mede a inflação oficial do país.
Quarta-feira (13):
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- 9h: Ministro da Casa Civil, Rui Costa, ministro dos Transportes, Renan Filho, ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e ministro das Cidades, Jader Filho
- 10h30: Márcio França, Silvio Costa Filho e André Fufuca
- 11h30: CEO da Latam Airlines Brasil, Jerome Cadier
- 15h: Ministro da Casa Civil, Rui Costa, ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e a presidente da Caixa, Rita Serrano
- 16h30: Prêmio Nobel de Economia e Professor Joseph Stiglitz
- Câmara. A Casa deve votar a proposta que mantém a cidadania brasileira a quem se naturalizar, assim como um pedido de urgência para a tramitação de uma minirreforma eleitoral (dando mais rapidez ao texto). A compensação da União para estados e Distrito Federal em razão da diminuição da arrecadação com ICMS também deve estar em pauta.
- + Câmara. Ocorre audiência pública sobre jornalismo digital na Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados. Foi um pedido da Ajor (Associação de Jornalismo Digital), da qual o Correio Sabiá é um dos mais de 100 associados.
- Estados Unidos. Divulgação dos dados de inflação ao consumidor em agosto nos Estados Unidos.
Quinta-feira (14):
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- 9h: Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes
- 11h: Cerimônia de Assinatura do PL (projeto de lei) do Programa Combustível do Futuro
- 15h: Assinatura de Sanção do Projeto de Lei no 4.875/2020, que trata de concessão de auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica
- 16h: Ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo
- Câmara. Continuação da votação da minirreforma eleitoral, cujo texto-base foi aprovado na quarta-feira (13) e traz novidades, como: a legalização de candidaturas coletivas para deputados e vereadores; e a obrigatoriedade de o transporte público ser gratuito no dia das eleições.
- Judiciário. O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma o 1º julgamento sobre os atos extremistas de 8 de janeiro. Até o momento, 2 ministros já votaram: Alexandre de Moraes e Kassio Nunes Marques. Houve uma divergência entre eles, já que acreditam em penas completamente distintas.
- Serviços. Divulgação dos dados do setor de serviços de julho.
- Estados Unidos. Divulgação dos dados de inflação ao produtor em agosto nos Estados Unidos.
- Europa. O BCE (Banco Central Europeu) anuncia sua decisão sobre o patamar da taxa de juros no zona do euro.
Sexta-feira (15):
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- 12h: Partida para Havana (Cuba)
- 18h20: Chegada a Havana
- 20h: Coletiva de imprensa em Havana
- Varejo. Divulgação dos dados de varejo de julho.
- Estados Unidos. Divulgação de dados da produção industrial em agosto nos Estados Unidos.
- + Estados Unidos. Divulgação do relatório de expectativas sobre inflação, produzido pela Universidade de Michigan.
- Ásia. Divulgação de dados da produção industrial e das vendas no varejo na China.
Sábado (16):
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- 9h: Em Havana (Cuba) ocorre a continuação do Debate Geral da Cúpula do G77 + China (horário local: -1h em relação à Brasília)
- 13h: Apresentação da Declaração Final da Cúpula do G77 + China
- 13h30: Encerramento da Cúpula do G77 + China
- 15h45: Encontro com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez
- 17h: Partida para Nova York
- 20h: Chegada a Nova York
Domingo (17):
- Lula. Eis a lista de compromissos (em Nova York):
- 18h: Reunião com empresários
- 19h30: Jantar oferecido pelo presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Josué Gomes
Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:
Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos políticos e econômicos mais relevantes por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias no seu WhatsApp
- Clique aqui para se INSCREVER em nosso podcast diário no Spotify.
- Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade. Seja um apoiador do nosso trabalho.
Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.
O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos sobre determinada informação. Você pode checar nossas Políticas Editoriais e outros códigos internos na seção Quem Somos deste site.
Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.
- Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:
- ?️ Agenda: organizamos por data os eventos desta semana (15 a 21.jan)
- Quiz no Instagram do Correio Sabiá ?
- ⚡️ #1034: Lewandowski no governo, guerra em Gaza e conflito no Equador
- Brasil apoia denúncia da África do Sul contra Israel por genocídio; reunimos análises ?
- ? Israel x Hamas: tudo o que sabemos até agora (atualizações constantes)
Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.