Operação no Rio: Lula fala em 'desastre' e 'matança'
Presidente defendeu que legistas da PF participem da investigação
Lula diz que operação no Rio foi 'desastrosa' e que houve 'matança'
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta terça-feira (4.nov.2025) que a megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro no dia 28 de outubro de 2025 foi "desastrosa" e que houve "matança". Ele defendeu que legistas da PF (Polícia Federal) participem da investigação.
"Vamos ver se a gente consegue fazer essa investigação, porque a decisão do juiz era uma ordem de prisão; não tinha uma ordem de matança, e houve matança", disse em entrevista à Associated Press e à Reuters, durante viagem a Belém (PA), sede da COP30.

Contexto
A declaração ocorre dias após uma megaoperação no Rio de Janeiro contra a facção criminosa CV (Comando Vermelho) nos complexos do Alemão e da Penha deixar 121 pessoas mortas –sendo 4 policiais–, de acordo com os dados divulgados pelo governo do estado.
Senado instala CPI para investigar crime organizado
No mesmo contexto, o Senado instalou nesta terça-feira (4.nov.2025) uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as facções criminosas e as milícias.
Houve disputa política pelo protagonismo no colegiado, e o governo conseguiu emplacar o senador Fabiano Contarato (PT-ES) como presidente do grupo. Ele teve 6 votos, contra 5 do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que ficou como vice.

TSE julga inelegibilidade do governador do Rio
A ministra Isabel Gallotti, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), votou nesta terça-feira (4.nov) a favor da perda do mandato do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (Republicanos). Ela é relatora de uma ação que julga a eventual inelegibilidade de Castro por 8 anos e a realização de novas eleições.
O julgamento foi interrompido logo depois por um pedido de vista do ministro Antonio Carlos Ferreira. O governador do Rio é acusado de abuso de poder econômico e político nas eleições de 2022. Ele nega todas as acusações.

Comissão do Senado deve votar relatório do projeto que amplia isenção do Imposto de Renda
A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado adiou para esta quarta-feira (5.nov.2025) a votação do PL (projeto de lei) que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5 mil mensais e aumenta a taxação de altas rendas (PL 1.087/2025). O texto deve ser votado a partir das 10h pela comissão e, à tarde, pelo plenário (total de senadores).

Socialista e muçulmano, Zohran Mamdani é eleito prefeito de Nova York
O socialista Zohran Mamdani foi eleito nesta terça-feira (4.nov) o prefeito mais jovem de Nova York desde 1892, com apenas 34 anos. Ele é ainda o 1º prefeito muçulmano e o 1º prefeito nascido na África.
Durante a campanha, defendeu as creches gratuitas, a expansão do transporte público e a intervenção do Estado em sistemas de livre mercado.

Autor
1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.
Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.
Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.




