Operação no Rio: Lula fala em 'desastre' e 'matança'

Presidente defendeu que legistas da PF participem da investigação

Operação no Rio: Lula fala em 'desastre' e 'matança'
4.nov.2025: Lula durante entrevista coletiva de imprensa com jornalistas estrangeiros, em Belém (PA) / Imagem: Ricardo Stuckert/PR
Índice

Lula diz que operação no Rio foi 'desastrosa' e que houve 'matança'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta terça-feira (4.nov.2025) que a megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro no dia 28 de outubro de 2025 foi "desastrosa" e que houve "matança". Ele defendeu que legistas da PF (Polícia Federal) participem da investigação.

"Vamos ver se a gente consegue fazer essa investigação, porque a decisão do juiz era uma ordem de prisão; não tinha uma ordem de matança, e houve matança", disse em entrevista à Associated Press e à Reuters, durante viagem a Belém (PA), sede da COP30.
Operação no Rio: Lula diz que ‘houve matança’, e governo pretende investigar ação policial ‘desastrosa’ - BBC News Brasil
Operação realizada nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, deixou 121 pessoas e foi a mais letal já registrada no Brasil

Contexto

A declaração ocorre dias após uma megaoperação no Rio de Janeiro contra a facção criminosa CV (Comando Vermelho) nos complexos do Alemão e da Penha deixar 121 pessoas mortas –sendo 4 policiais–, de acordo com os dados divulgados pelo governo do estado.

Senado instala CPI para investigar crime organizado

No mesmo contexto, o Senado instalou nesta terça-feira (4.nov.2025) uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as facções criminosas e as milícias.

Houve disputa política pelo protagonismo no colegiado, e o governo conseguiu emplacar o senador Fabiano Contarato (PT-ES) como presidente do grupo. Ele teve 6 votos, contra 5 do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que ficou como vice.

CPI que investiga facções criminosas aprova ouvir Tarcísio, Lewandowski e Cláudio Castro
Colegiado terá como principal função a investigação das facções e milícias

TSE julga inelegibilidade do governador do Rio


A ministra Isabel Gallotti, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), votou nesta terça-feira (4.nov) a favor da perda do mandato do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (Republicanos). Ela é relatora de uma ação que julga a eventual inelegibilidade de Castro por 8 anos e a realização de novas eleições.

O julgamento foi interrompido logo depois por um pedido de vista do ministro Antonio Carlos Ferreira. O governador do Rio é acusado de abuso de poder econômico e político nas eleições de 2022. Ele nega todas as acusações.

Cláudio Castro pode ser cassado pelo TSE? - BBC News Brasil
Julgamento do governador do Rio de Janeiro não tem relação com megaoperação policial contra o Comando Vermelho (CV) na semana passada.

Comissão do Senado deve votar relatório do projeto que amplia isenção do Imposto de Renda

A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado adiou para esta quarta-feira (5.nov.2025) a votação do PL (projeto de lei) que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5 mil mensais e aumenta a taxação de altas rendas (PL 1.087/2025). O texto deve ser votado a partir das 10h pela comissão e, à tarde, pelo plenário (total de senadores).

CAE adia para esta quarta-feira votação da isenção do Imposto de Renda
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) adiou para esta quarta-feira (5) a votação do projeto de lei que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5 mil mensais e aumenta a taxação de altas rendas ( PL 1.087/2025 ). Nesta terça, o relator da proposta, senador Renan Calheiros (MDB-AL), apresentou seu relatório ao colegiado. Foi concedida vista coletiva à matéria, que deve ser votada nesta quarta às 10h, pela comissão, e à tarde pelo Plenário.

Socialista e muçulmano, Zohran Mamdani é eleito prefeito de Nova York

O socialista Zohran Mamdani foi eleito nesta terça-feira (4.nov) o prefeito mais jovem de Nova York desde 1892, com apenas 34 anos. Ele é ainda o 1º prefeito muçulmano e o 1º prefeito nascido na África.

Durante a campanha, defendeu as creches gratuitas, a expansão do transporte público e a intervenção do Estado em sistemas de livre mercado.

Socialista Zohran Mamdani é eleito prefeito de Nova York — com grandes desafios pela frente - BBC News Brasil
Após entrar na corrida eleitoral praticamente despercebido, o novo prefeito da cidade de Nova York pode esperar rigoroso escrutínio.

Autor

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.

Participe para se juntar à discussão.

Por favor, crie uma conta gratuita para se tornar membro e participar da discussão.

Já tem uma conta? Entrar

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.