#1883: Câmara acelera tramitação de projeto que equipara aborto ao homicídio

Entenda como é hoje, o que muda com a proposta e quais as outras notícias essenciais do dia

#1883: Câmara acelera tramitação de projeto que equipara aborto ao homicídio
Votação foi acelerada e endurece legislação / Imagem: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Link copiado!
Bem-vindo ao resumo de notícias enviado pelo Correio Sabiá no WhatsApp. Receba gratuitamente aqui. Saia quando quiser, se quiser.

🤰🏾 Aborto. Numa votação relâmpago, a Câmara aprovou regime de urgência para um projeto conservador que equipara o aborto a um homicídio. ⚡️📄 - G1 (Leitura: 3min)

  • Como é hoje? Atualmente, o aborto é permitido em 3 condições pela Constituição (feto anencéfalo, risco de vida à mãe e gravidez por estupro). 📜✅ Em outros casos, é considerado crime, mas a mulher não vai presa (embora passe pelo constrangimento de responder por um crime). ⚖️🚨
  • O que muda? Com a mudança proposta, as penas seriam muito mais duras, podendo levar à prisão. 🚓

⚱️ Observador de Mineração na Amazônia. Satélites confirmam novos focos de desmatamento por causa da mineração, principalmente ilegal, em países amazônicos. 🌳🛰️ O Brasil é disparado o líder no desmatamento, com informações alarmantes para os territórios indígenas Yanomami e Kayapó. 🛖🇧🇷 Os dados são de um projeto jornalístico transfronteiriço apoiado pelo Pulitzer Center que envolve inteligência artificial. 🤖💻🛜 - Convoca (Leitura: 4min, em espanhol) + Pulitzer Center (Leitura: 3min, em inglês)

📊 Vamos com mais dados, agora sobre a PEC das Praias. “Quem ocupa os chamados terrenos de marinha?” ⛱️ Essa foi a pergunta feita pelo pessoal do DataFixers. Com dados raspados da SPU (Secretaria de Patrimônio da União), chegaram a mais de 500 mil cadastros de propriedades nesses terrenos. 🏡 (Obs.: a estimativa do próprio governo federal é que haja cerca de 3 milhões.) A partir dessa raspagem, o UOL mostrou que pelo menos 295 políticos (de vereadores a senadores) se beneficiariam da PEC.* 🎩♟️ - UOL (Leitura: 3min) + DataFixers

🏖️ Entenda a PEC das Praias nesta reportagem do Correio Sabiá

🇷🇼 Eleições no mundo. Duvido que vocês soubessem que Ruanda vai ter eleições presidenciais no dia 15.jul. 🙂 (Não se sintam mal. A gente também não sabia até pouco tempo). 🙃 Por isso, o Pulpo Eleitoral é importante. 🐙 Criamos um grupo na Comunidade do Correio Sabiá para fazer descobertas eleitorais em vários países. Participe. 🗺️🗳️  

Mais. O atual presidente de Ruanda, Paul Kagame, deve ser “reeleito” para um 4º mandato. 🗳️ Ele já está no poder há quase 25 anos. Nesta eleição, até agora, só duas pessoas foram autorizadas a concorrer contra ele. 🚷 Várias figuras da oposição foram impedidas. 👀 Achamos um artigo que fala mais sobre isso. 🌍 Como só assinantes podem ler, nós "burlamos" o paywall para ajudar vocês. 😄 - Foreign Policy

🐙 Pulpo Eleitoral: faça descobertas sobre eleições no mundo aqui. 🗳️ 

O que mais estamos lendo

  • 🎋 “Boiada do eucalipto”: ambientalistas apontam lobby em lei que facilitou silvicultura - Agência Pública (Leitura: no seu tempo)
  • 💸 Juscelino Filho é indiciado pela PF em inquérito sobre suposto desvio de emendas no Maranhão - O Globo (Leitura: 2min30s)
  • 🤑 Principais marcas compram créditos de carbono da Amazon por suspeita de fraude de lavagem de madeira 🪵 - Mongabay (Leitura: 4min, em inglês)
  • 👮🏻‍♂️PF prende suspeitos de lavar créditos de carbono na Amazônia expostos pela Mongabay - Mongabay (Leitura: 3min, em inglês)

📲 Somos a 1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018. Participe aqui. Somos também a 1ª empresa jornalística a dar independência para sua seção de cobertura dos oceanos. Acompanhe em @ocean.correiosabia.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.