#1883: Câmara acelera tramitação de projeto que equipara aborto ao homicídio

Entenda como é hoje, o que muda com a proposta e quais as outras notícias essenciais do dia

#1883: Câmara acelera tramitação de projeto que equipara aborto ao homicídio
Votação foi acelerada e endurece legislação / Imagem: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Table of Content
Bem-vindo ao resumo de notícias enviado pelo Correio Sabiá no WhatsApp. Receba gratuitamente aqui. Saia quando quiser, se quiser.

🤰🏾 Aborto. Numa votação relâmpago, a Câmara aprovou regime de urgência para um projeto conservador que equipara o aborto a um homicídio. ⚡️📄 - G1 (Leitura: 3min)

  • Como é hoje? Atualmente, o aborto é permitido em 3 condições pela Constituição (feto anencéfalo, risco de vida à mãe e gravidez por estupro). 📜✅ Em outros casos, é considerado crime, mas a mulher não vai presa (embora passe pelo constrangimento de responder por um crime). ⚖️🚨
  • O que muda? Com a mudança proposta, as penas seriam muito mais duras, podendo levar à prisão. 🚓

⚱️ Observador de Mineração na Amazônia. Satélites confirmam novos focos de desmatamento por causa da mineração, principalmente ilegal, em países amazônicos. 🌳🛰️ O Brasil é disparado o líder no desmatamento, com informações alarmantes para os territórios indígenas Yanomami e Kayapó. 🛖🇧🇷 Os dados são de um projeto jornalístico transfronteiriço apoiado pelo Pulitzer Center que envolve inteligência artificial. 🤖💻🛜 - Convoca (Leitura: 4min, em espanhol) + Pulitzer Center (Leitura: 3min, em inglês)

📊 Vamos com mais dados, agora sobre a PEC das Praias. “Quem ocupa os chamados terrenos de marinha?” ⛱️ Essa foi a pergunta feita pelo pessoal do DataFixers. Com dados raspados da SPU (Secretaria de Patrimônio da União), chegaram a mais de 500 mil cadastros de propriedades nesses terrenos. 🏡 (Obs.: a estimativa do próprio governo federal é que haja cerca de 3 milhões.) A partir dessa raspagem, o UOL mostrou que pelo menos 295 políticos (de vereadores a senadores) se beneficiariam da PEC.* 🎩♟️ - UOL (Leitura: 3min) + DataFixers

🏖️ Entenda a PEC das Praias nesta reportagem do Correio Sabiá

🇷🇼 Eleições no mundo. Duvido que vocês soubessem que Ruanda vai ter eleições presidenciais no dia 15.jul. 🙂 (Não se sintam mal. A gente também não sabia até pouco tempo). 🙃 Por isso, o Pulpo Eleitoral é importante. 🐙 Criamos um grupo na Comunidade do Correio Sabiá para fazer descobertas eleitorais em vários países. Participe. 🗺️🗳️  

Mais. O atual presidente de Ruanda, Paul Kagame, deve ser “reeleito” para um 4º mandato. 🗳️ Ele já está no poder há quase 25 anos. Nesta eleição, até agora, só duas pessoas foram autorizadas a concorrer contra ele. 🚷 Várias figuras da oposição foram impedidas. 👀 Achamos um artigo que fala mais sobre isso. 🌍 Como só assinantes podem ler, nós "burlamos" o paywall para ajudar vocês. 😄 - Foreign Policy

🐙 Pulpo Eleitoral: faça descobertas sobre eleições no mundo aqui. 🗳️ 

O que mais estamos lendo

  • 🎋 “Boiada do eucalipto”: ambientalistas apontam lobby em lei que facilitou silvicultura - Agência Pública (Leitura: no seu tempo)
  • 💸 Juscelino Filho é indiciado pela PF em inquérito sobre suposto desvio de emendas no Maranhão - O Globo (Leitura: 2min30s)
  • 🤑 Principais marcas compram créditos de carbono da Amazon por suspeita de fraude de lavagem de madeira 🪵 - Mongabay (Leitura: 4min, em inglês)
  • 👮🏻‍♂️PF prende suspeitos de lavar créditos de carbono na Amazônia expostos pela Mongabay - Mongabay (Leitura: 3min, em inglês)

📲 Somos a 1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018. Participe aqui. Somos também a 1ª empresa jornalística a dar independência para sua seção de cobertura dos oceanos. Acompanhe em @ocean.correiosabia.

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.