#1880: Extrema direita avança na União Europeia

Em resposta ao resultado da eleição para o Parlamento Europeu, Macron dissolveu Assembleia Nacional da França; entenda

#1880: Extrema direita avança na União Europeia
Macron dissolveu a Assembleia Nacional e antecipou eleições no Legislativo / Imagem: Reprodução/X/Twitter
Link copiado!

🇪🇺 União Europeia. O avanço da extrema direita marcou a eleição da União Europeia (🇪🇺) finalizada neste domingo (9). 🗳️ Sim, existe uma eleição para o Parlamento Europeu, que tem 720 assentos com representantes de todos os 27 países-membro. 🪑 Os menores países têm menos deputados. Malta (🇲🇹) é o menor, com apenas 6 representantes. Já a Alemanha (🇩🇪), o maior, tem 96. Cada país organiza a eleição para o Parlamento Europeu dentro dos seus próprios territórios, com o seus próprios partidos. 📊 - YouTube/CNN Brasil (Vídeo: 3min41s)

Por que isso importa? Porque muda o equilíbrio político da Europa. ⚖️ O principal vitorioso foi o grupo de centro-direita. 🥇 No entanto, a chegada em massa de políticos de extrema-direita pode alterar o funcionamento do continente. 🌍 Eventual aliança da centro-direita à extrema direita pela governabilidade, pode rever, por exemplo, legislações relacionadas ao meio ambiente. 🌳 Pode afetar acordos de livre comércio (mais nacionalismo europeu torna mais difícil para países latino-americanos negociarem com a Europa). 🤝💶 Temas como imigração tendem a ficar mais complexos. 🧳✈️🔀 - UOL (Leitura: 3min) 

🗣️ Repercussão nos países. Em resposta aos votos que os franceses deram à extrema-direita, o presidente da França (🇫🇷), Emmanuel Macron, fez um movimento arriscado: anunciou a dissolução da Assembleia Nacional (equivalente à Câmara dos Deputados do Brasil) e a convocação de eleições legislativas para o final do mês. 🗳️🗓️ Assim, Macron destituiu todos os deputados que ficariam até 2027. 🎩♟️ Na Bélgica (🇧🇪), o primeiro-ministro liberal, Alexander de Croo, anunciou sua renúncia. 🔚 - O Globo (Leitura: 2min30s) 

🗺️ Eleições no mundo. País mais populoso do mundo, a Índia (🇮🇳) tem quase 1 bilhão (com B) de eleitores. 👥 A eleição durou mais de 40 dias, com 7 fases de votação marcadas por calor extremo (e muita desinformação, inclusive com inteligência artificial). 🔥 A aliança do primeiro-ministro Narendra Modi vai continuar com maioria do Parlamento, mas numa margem bem menor do que se imaginava. 📉 - Café da Manhã (Áudio/podcast: 35min03s) 

🐙 Pulpo Eleitoral. Criamos um projeto incrível no Correio Sabiá para quem tem curiosidade de fazer descobertas sobre eleições no mundo. Tem cada vez mais gente entrando. 😄🗺️🗳️ Gostamos de dizer que o Sabiá ganhou um aliado debaixo d'água. “Da nossa central de inteligência, lançamos os tentáculos sobre os sistemas eleitorais do mundo todo para agregá-los num lugar só”. Participe por este link. 🧠🌐 

🌊 Ocean. No Dia Mundial dos Oceanos (8.jun), a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) publicou no Instagram uma foto de Cabo Frio, município na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. 🤳🏻❄️🛰️ Na legenda, descreveu o que é ressurgência ao explicar a origem do nome do município. 👨🏻‍🏫 - Correio Sabiá (Leitura: 2min30s) 

🌊 Correio Sabiá. Depois de ser a 1ª organização de mídia do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, o Correio Sabiá tornou-se também, em 2023, a 1ª empresa jornalística a dar independência para sua seção de cobertura do Oceano, chamada Ocean. Agora, queremos ampliar a rede de pessoas interessadas na causa. 🤝 Qualquer um pode fazer parte. 💙 Saiba como (e siga o perfil do @ocean.correiosabia). 🙂⤵️

♻️ Meio Ambiente. No sábado (8), em Bonn, na Alemanha (🇩🇪), negociadores de 196 países se reuniriam para discutir o grande tema deste ano no combate à crise do clima, a nova meta de financiamento, que será adotada no final deste ano. 🎯💰 Por enquanto, o que todos concordam é que não há consenso. ⛓️‍💥 O documento-base nem mesmo pode ser impresso, porque tem atualmente 45 páginas, acima do limite permitido pela ONU (Organização das Nações Unidas). 🇺🇳📝


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.