#1880: Extrema direita avança na União Europeia

Em resposta ao resultado da eleição para o Parlamento Europeu, Macron dissolveu Assembleia Nacional da França; entenda

#1880: Extrema direita avança na União Europeia
Macron dissolveu a Assembleia Nacional e antecipou eleições no Legislativo / Imagem: Reprodução/X/Twitter
Table of Content

🇪🇺 União Europeia. O avanço da extrema direita marcou a eleição da União Europeia (🇪🇺) finalizada neste domingo (9). 🗳️ Sim, existe uma eleição para o Parlamento Europeu, que tem 720 assentos com representantes de todos os 27 países-membro. 🪑 Os menores países têm menos deputados. Malta (🇲🇹) é o menor, com apenas 6 representantes. Já a Alemanha (🇩🇪), o maior, tem 96. Cada país organiza a eleição para o Parlamento Europeu dentro dos seus próprios territórios, com o seus próprios partidos. 📊 - YouTube/CNN Brasil (Vídeo: 3min41s)

Por que isso importa? Porque muda o equilíbrio político da Europa. ⚖️ O principal vitorioso foi o grupo de centro-direita. 🥇 No entanto, a chegada em massa de políticos de extrema-direita pode alterar o funcionamento do continente. 🌍 Eventual aliança da centro-direita à extrema direita pela governabilidade, pode rever, por exemplo, legislações relacionadas ao meio ambiente. 🌳 Pode afetar acordos de livre comércio (mais nacionalismo europeu torna mais difícil para países latino-americanos negociarem com a Europa). 🤝💶 Temas como imigração tendem a ficar mais complexos. 🧳✈️🔀 - UOL (Leitura: 3min) 

🗣️ Repercussão nos países. Em resposta aos votos que os franceses deram à extrema-direita, o presidente da França (🇫🇷), Emmanuel Macron, fez um movimento arriscado: anunciou a dissolução da Assembleia Nacional (equivalente à Câmara dos Deputados do Brasil) e a convocação de eleições legislativas para o final do mês. 🗳️🗓️ Assim, Macron destituiu todos os deputados que ficariam até 2027. 🎩♟️ Na Bélgica (🇧🇪), o primeiro-ministro liberal, Alexander de Croo, anunciou sua renúncia. 🔚 - O Globo (Leitura: 2min30s) 

🗺️ Eleições no mundo. País mais populoso do mundo, a Índia (🇮🇳) tem quase 1 bilhão (com B) de eleitores. 👥 A eleição durou mais de 40 dias, com 7 fases de votação marcadas por calor extremo (e muita desinformação, inclusive com inteligência artificial). 🔥 A aliança do primeiro-ministro Narendra Modi vai continuar com maioria do Parlamento, mas numa margem bem menor do que se imaginava. 📉 - Café da Manhã (Áudio/podcast: 35min03s) 

🐙 Pulpo Eleitoral. Criamos um projeto incrível no Correio Sabiá para quem tem curiosidade de fazer descobertas sobre eleições no mundo. Tem cada vez mais gente entrando. 😄🗺️🗳️ Gostamos de dizer que o Sabiá ganhou um aliado debaixo d'água. “Da nossa central de inteligência, lançamos os tentáculos sobre os sistemas eleitorais do mundo todo para agregá-los num lugar só”. Participe por este link. 🧠🌐 

🌊 Ocean. No Dia Mundial dos Oceanos (8.jun), a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) publicou no Instagram uma foto de Cabo Frio, município na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. 🤳🏻❄️🛰️ Na legenda, descreveu o que é ressurgência ao explicar a origem do nome do município. 👨🏻‍🏫 - Correio Sabiá (Leitura: 2min30s) 

🌊 Correio Sabiá. Depois de ser a 1ª organização de mídia do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, o Correio Sabiá tornou-se também, em 2023, a 1ª empresa jornalística a dar independência para sua seção de cobertura do Oceano, chamada Ocean. Agora, queremos ampliar a rede de pessoas interessadas na causa. 🤝 Qualquer um pode fazer parte. 💙 Saiba como (e siga o perfil do @ocean.correiosabia). 🙂⤵️

♻️ Meio Ambiente. No sábado (8), em Bonn, na Alemanha (🇩🇪), negociadores de 196 países se reuniriam para discutir o grande tema deste ano no combate à crise do clima, a nova meta de financiamento, que será adotada no final deste ano. 🎯💰 Por enquanto, o que todos concordam é que não há consenso. ⛓️‍💥 O documento-base nem mesmo pode ser impresso, porque tem atualmente 45 páginas, acima do limite permitido pela ONU (Organização das Nações Unidas). 🇺🇳📝

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.