18 pessoas mortas em ataque de Israel a campo de refugiados na Cisjordânia

Forças israelenses fizeram bombardeios na Palestina e no Líbano, que atacou Israel de volta pela 1ª vez para revidar a morte de um soldado

18 pessoas mortas em ataque de Israel a campo de refugiados na Cisjordânia
Mapa mostra posição da Cisjordânia / Imagem: Reprodução/Google Maps
Link copiado!

🇵🇸 Palestina. Ao menos 18 pessoas foram mortas nesta quinta-feira (3.out.2024) num ataque de Israel (🇮🇱) a um campo de refugiados na Cisjordânia ocupada, de acordo com autoridades palestinas. The Guardian (Leitura: tempo real, em inglês)

➕ Mais. As Forças de Defesa de Israel confirmaram que fizeram um ataque aéreo com um jato de caça. Em declaração, disseram ter matado o chefe do Hamas na região, Zahi Yaser Abd al-Razeq Oufi.

  • O que é a Cisjordânia? A Cisjordânia é uma região que, junto com a Faixa de Gaza, forma a Palestina (🇵🇸). Fica entre Israel (🇮🇱) e a Jordânia (🇯🇴). Se tiver dúvidas sobre o noticiário, pergunte no platō, a platōforma do Correio Sabiá para questionar. Participe do grupo no WhatsApp
  • O que é um campo de refugiados? Campo de refugiados é um lugar provisório, construído próximo a zonas de conflitos para acolher pessoas que deixaram o lugar onde viviam para fugir de guerra, fome, doenças e tragédias, em geral. Se quiser saber mais, além de perguntar no platō, você pode consultar a Acnur (Agência da ONU para Refugiados) aqui.

🇱🇧 No Líbano, mais bombardeios. Várias explosões foram ouvidas em Beirute nas primeiras horas desta sexta-feira (4.out.2024). Teriam sido 11 ataques israelenses nos subúrbios ao sul da capital libanesa. O alvo seria Hachem Safieddine, o suposto sucessor de Hassan Nasrallah, ora morto, na liderança do Hezbollah.

📊 Dados. O Ministério da Saúde do Líbano informou ontem (3) que 37 pessoas foram mortas e outras 151 ficaram feridas em ataques de Israel na quinta-feira (3.out). Agora, são cerca de 2 mil pessoas mortas, incluindo 127 crianças. Nos últimos 3 dias, mais de 40 profissionais de resgate e bombeiros foram mortos também.

🏚️ Mais de 1,2 milhão de libaneses foram desalojados por causa dos ataques israelenses. As Forças de Israel determinaram que residentes de mais de 20 cidades deixassem seus lares imediatamente. Anteriormente, Israel já havia determinado a evacuação de outros 52 vilarejos libaneses.

➡️ Desdobramento relevante: O Líbano (🇱🇧) disse que atacou as forças de Israel (🇮🇱), após um de seus soldados ser morto num bombardeio israelense. Foi a 1ª vez que o Líbano (🇱🇧) confrontou Israel (🇮🇱). Até então, as hostilidades eram do Hezbollah. - G1 (Leitura: 3min)


🙂 Institucional. Conversamos nesta quinta-feira (3.out), das 9h às 11h, com alunos da disciplina de Gestão e Modelos de Negócio em Jornalismo, na PUC-Rio. Um diálogo muito produtivo, a convite do professor Júlio Lubianco, a quem agradecemos pela grande oportunidade.

🐙 Pulpo Eleitoral. Toda sexta-feira, à tarde, fazemos envios da newsletter por e-mail do Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá para fazer descobertas sobre eleições no mundo. A partir desta sexta (4), a comodidade da leitura pelo e-mail será exclusiva dos nossos apoiadores. Seja membro do Correio Sabiá e tenha acesso a benefícios informativos.

🗳️ Eleições municipais. Seguiremos ativos durante todo o final de semana para informes eleitorais. O grupo do Pulpo Eleitoral no WhatsApp será um dos principais espaços onde promoveremos diálogos.

🗓️ Aliás... Esta sexta (4) é o último dia para circulação paga ou impulsionada de propaganda eleitoral na internet (alô, redes sociais). A medida vale até se a contratação da propaganda tiver sido feita antes. Cabe ao app desligar a propaganda.

🦑 Já Lula tem uma série de compromissos, sendo um deles a reunião com a Rainha Mary da Dinamarca (🇩🇰), no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, em Brasília (DF).


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.