🌡️ 1,4 mil cidades brasileiras em sua pior seca histórica

Diversas cidades do Brasil estão sob fumaça e fuligem das queimadas do país

🌡️ 1,4 mil cidades brasileiras em sua pior seca histórica
Foto ilustrativa: áreas queimadas prejudicam evapotranspiração, agravando secas / Imagem: Dan Carlson/Unsplash
Link copiado!

➡️ Outros highlights desta edição do resumo: Diversas cidades brasileiras sob fumaça e fuligem 💨 Ministro dos Direitos Humanos é demitido após acusações de assédio sexual (entenda abaixo) 🤯 Venezuela determina que Brasil deixe custódia da embaixada da Argentina 🇻🇪 Participe do Pulpo Eleitoral para fazer descobertas sobre eleições no mundo 🐙 

⚠️ Seja membro do Correio Sabiá. Ganhe privilégios que tornarão sua experiência ainda melhor. ✨ Cancele quando quiser.

🔆 X/Twitter fora do ar? O Correio Sabiá tem conta criada & verificada no BlueSky. 😉


🔥 Meio Ambiente. O país continua seco e em chamas. São 1,4 mil cidades brasileiras que passam pela pior seca da História, segundo dados apurados até está segunda-feira (9.set.2024). O período de estiagem chegou mais cedo e ameaça Amazônia, Pantanal e Cerrado. Os biomas estão interligados. Na última quarta-feira (4.set), a ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudanças Climáticas falou no Senado que o Pantanal pode acabar até o final deste século. 🤯 - Fantástico (Vídeo: 8min53s)

💭 Contexto. No Dia da Amazônia (5.set), divulgou-se que a região teve cerca de 38 mil focos de queimadas em agosto, um número que superou aqueles dos anos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ondas de calor, secas, chuvas e recordes de incêndios florestais. As mudanças climáticas tornam os eventos extremos mais frequentes e intensos. A elas, somam-se iniciativas criminosas, que intensificam o processo. 🚨 - O Globo (Leitura: 3min)

  • 💨 Fumaça. Diversas cidades brasileiras estão encobertas pela fumaça e fuligem das queimadas. Veja a comparação do antes/depois:

Mais. No Rio de Janeiro, onde o Correio Sabiá tem escrito seus resumos de notícias essenciais, houve o fenômeno do “sol vermelho”, que consistia numa bola vermelha observável, sem causar incômodo aos olhos. 🌞🔴 Um efeito até que bonito, mas gerado por uma combinação de calor extremo, queimadas e poluição. 🔥☠️🌡️ - Diário do Rio (Leitura: 1min30s)


✊🏽 Direitos Humanos. O ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania) “se demitiu”, após ser acusado de assédio sexual. Ele nega as acusações. Sabe-se que a ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) teria sido uma das várias pessoas assediadas. 🤯 O portal Metrópoles mencionou toques nas pernas, expressões de conteúdo sexual e beijos inapropriados ao cumprimentá-la. 😵‍💫

➕ Mais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem sequer tentou segurar Almeida no cargo, possibilitando ao então ministro a possibilidade que se defendesse das acusações enquanto seguia exercendo suas funções. Demitiu logo. Agora, resta ver quem assumirá a vaga. Em tese, a preferência deve ser uma mulher para a pasta. 📁 - Poder360 (Leitura: 3min)

  • Quem é membro do Correio Sabiá recebe comentários do editor, indo além das notícias. Seja membro por aqui.

🇻🇪 Venezuela. Lembra que o Brasil (🇧🇷) assumiu a custódia da embaixada da Argentina (🇦🇷) na Venezuela (🇻🇪)? Isso ocorreu logo depois que a Argentina e mais outros 6 países se manifestaram contra o resultado da eleição venezuelana, na qual o presidente Nicolás Maduro foi declarado vencedor sem que as atas fossem mostradas. 📋 Por causa disso, a Venezuela expulsou o corpo diplomático argentino, e o Brasil, então, assumiu a custódia da embaixada, o que fez até o presidente argentino Javier Milei agradecer publicamente ao governo Lula. Fato relevante da geopolítica. ♟️🧩 Agora, a Venezuela determinou que Brasil deixe essa custódia. 👀 - G1 (Leitura: 2min30s) 


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.