🌡️ 1,4 mil cidades brasileiras em sua pior seca histórica

Diversas cidades do Brasil estão sob fumaça e fuligem das queimadas do país

🌡️ 1,4 mil cidades brasileiras em sua pior seca histórica
Foto ilustrativa: áreas queimadas prejudicam evapotranspiração, agravando secas / Imagem: Dan Carlson/Unsplash
Table of Content

➡️ Outros highlights desta edição do resumo: Diversas cidades brasileiras sob fumaça e fuligem 💨 Ministro dos Direitos Humanos é demitido após acusações de assédio sexual (entenda abaixo) 🤯 Venezuela determina que Brasil deixe custódia da embaixada da Argentina 🇻🇪 Participe do Pulpo Eleitoral para fazer descobertas sobre eleições no mundo 🐙 

⚠️ Seja membro do Correio Sabiá. Ganhe privilégios que tornarão sua experiência ainda melhor. ✨ Cancele quando quiser.

🔆 X/Twitter fora do ar? O Correio Sabiá tem conta criada & verificada no BlueSky. 😉


🔥 Meio Ambiente. O país continua seco e em chamas. São 1,4 mil cidades brasileiras que passam pela pior seca da História, segundo dados apurados até está segunda-feira (9.set.2024). O período de estiagem chegou mais cedo e ameaça Amazônia, Pantanal e Cerrado. Os biomas estão interligados. Na última quarta-feira (4.set), a ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudanças Climáticas falou no Senado que o Pantanal pode acabar até o final deste século. 🤯 - Fantástico (Vídeo: 8min53s)

💭 Contexto. No Dia da Amazônia (5.set), divulgou-se que a região teve cerca de 38 mil focos de queimadas em agosto, um número que superou aqueles dos anos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ondas de calor, secas, chuvas e recordes de incêndios florestais. As mudanças climáticas tornam os eventos extremos mais frequentes e intensos. A elas, somam-se iniciativas criminosas, que intensificam o processo. 🚨 - O Globo (Leitura: 3min)

  • 💨 Fumaça. Diversas cidades brasileiras estão encobertas pela fumaça e fuligem das queimadas. Veja a comparação do antes/depois:

Mais. No Rio de Janeiro, onde o Correio Sabiá tem escrito seus resumos de notícias essenciais, houve o fenômeno do “sol vermelho”, que consistia numa bola vermelha observável, sem causar incômodo aos olhos. 🌞🔴 Um efeito até que bonito, mas gerado por uma combinação de calor extremo, queimadas e poluição. 🔥☠️🌡️ - Diário do Rio (Leitura: 1min30s)


✊🏽 Direitos Humanos. O ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania) “se demitiu”, após ser acusado de assédio sexual. Ele nega as acusações. Sabe-se que a ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) teria sido uma das várias pessoas assediadas. 🤯 O portal Metrópoles mencionou toques nas pernas, expressões de conteúdo sexual e beijos inapropriados ao cumprimentá-la. 😵‍💫

➕ Mais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem sequer tentou segurar Almeida no cargo, possibilitando ao então ministro a possibilidade que se defendesse das acusações enquanto seguia exercendo suas funções. Demitiu logo. Agora, resta ver quem assumirá a vaga. Em tese, a preferência deve ser uma mulher para a pasta. 📁 - Poder360 (Leitura: 3min)

  • Quem é membro do Correio Sabiá recebe comentários do editor, indo além das notícias. Seja membro por aqui.

🇻🇪 Venezuela. Lembra que o Brasil (🇧🇷) assumiu a custódia da embaixada da Argentina (🇦🇷) na Venezuela (🇻🇪)? Isso ocorreu logo depois que a Argentina e mais outros 6 países se manifestaram contra o resultado da eleição venezuelana, na qual o presidente Nicolás Maduro foi declarado vencedor sem que as atas fossem mostradas. 📋 Por causa disso, a Venezuela expulsou o corpo diplomático argentino, e o Brasil, então, assumiu a custódia da embaixada, o que fez até o presidente argentino Javier Milei agradecer publicamente ao governo Lula. Fato relevante da geopolítica. ♟️🧩 Agora, a Venezuela determinou que Brasil deixe essa custódia. 👀 - G1 (Leitura: 2min30s) 

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.