💥 Israel e Hezbollah trocam ataques

Ambas as partes disseram que suas operações foram um sucesso; saiba ainda quais as outras notícias essenciais do dia

💥 Israel e Hezbollah trocam ataques
Forças de Defesa de Israel divulgam foto de túnel que dizem ser do Hamas / Imagem: X/Twitter
Link copiado!

➡️ Tá com pressa? Outros highlights do resumo: Pós-eleição na Venezuela (🇻🇪): Brasil (🇧🇷) e Colômbia (🇨🇴) seguem pedindo divulgação de atas 📋 Em nossa Comunidade do Pulpo Eleitoral, debatemos sobre a postura brasileira (link de participação está abaixo) 🐙 Maior parte da esquerda brasileira acredita que Maduro fraudou eleição 🔴 Marçal e Bolsonaro em disputa política ♟️ Juiz suspende contas monetizadas de Marçal ⚖️

🗓️ Agenda de segunda-feira (26.ago.2024):

  • CâmaraDeve retomar a votação do 2º projeto que regulamenta a reforma tributária. O texto-base já foi aprovado, como mostramos neste resumo de notícias essenciais do Correio Sabiá.
  • Boletim Focus. Nesta semana, é especialmente relevante acompanhar este relatório semanal, que mostra expectativas do mercado para dados econômicos relevantes, como inflação, taxa de juros e dólar. Há incertezas, principalmente, se haverá aumento da taxa básica de juros, a Selic, na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária).

Acesse a Agenda da Semana (26 a 1º.set) para ter previsibilidade do noticiário.


🗺️ Oriente Médio. Israel (🇮🇱) atacou o Hezbollah, no Líbano (🇱🇧), depois de ter sofrido um ataque do próprio Hezbollah, que foi interceptado. Alguns dos principais jornais do mundo, como The Guardian e New York Times, mostraram essas notícias em suas manchetes neste domingo (25). 📰 A troca de agressões ocorre em meio à escalada constante da tensão na região. 💥 As duas partes declararam que suas operações foram um “sucesso”. 👀 Israel disse que seu ataque foi “preventivo” contra os foguetes do Hezbollah, e o Hezbollah disse que retaliou pelo assassinato de um líder no mês passado. 🤔 - The Guardian (Leitura: tempo real, em inglês) + NYTimes (Leitura: tempo real, em inglês)


🇻🇪 Pós-eleição na Venezuela. O presidente do Chile (🇨🇱), Gabriel Boric, falou que “estamos diante de uma ditadura”, assegurando que seu país não reconhecerá a declarada reeleição do presidente Nicolás Maduro. 🚫 Já Brasil (🇧🇷) e Colômbia (🇨🇴) dialogaram para adotar posições conjuntas. 🤝 Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Gustavo Petro mantiveram conversas telefônicas nos dias 23 e 24. 📞 Depois, emitiram um comunicado que dizia que “permanecem convencidos de que a credibilidade do processo eleitoral somente poderá ser restabelecida mediante a publicação transparente dos dados desagregados por seção eleitoral e verificáveis." 📋

Perguntas da nossa Comunidade:

  • O Brasil não reconhece Maduro?
  • O Brasil acha que houve fraude?
  • Até quando o Brasil vai cobrar e esperar pelas atas?
  • Se não fizesse isso, o que o Brasil deveria fazer?

Essas foram algumas questões colocadas e debatidas no Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá para fazer descobertas sobre eleições no mundo. 🐙🗳️🌎 Participe por este link.  

💭 Contexto. Até a maioria da esquerda brasileira acredita que Maduro perdeu e fraudou a eleição. 👈🏻🔴 Foi isso o que revelou uma pesquisa Vox Populi encomendada pela Action for Democracy. 📊 É uma notícia relevante, porque mostra o isolamento de Maduro até mesmo com setores que costumavam aceitá-lo. 👀 - UOL (Leitura: 2min30s) 

  • 1️⃣ Crise na Venezuela: 3 possíveis cenários para futuro do país após Supremo chancelar vitória de Maduro. ⚖️ - BBC Brasil
  • 2️⃣ O papel crucial de Rússia (🇷🇺) e China (🇨🇳) na sobrevivência de Maduro na Venezuela. - BBC Brasil

⚔️ Marçal x Bolsonaro. O candidato à Prefeitura de São Paulo e empresário Pablo Marçal (PRTB) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) têm feito uma disputa política. 💥 Marçal cola sua imagem em Bolsonaro, que, formalmente, apoia outro candidato: o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). Ⓜ️🤝 A BBC Brasil deu contexto à situação. 💭 - BBC Brasil (Leitura: 4min)

Mais. A campanha de Marçal tem atraído atenção por vários fatores. Um deles: o juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral, suspendeu temporariamente os perfis em redes sociais de Pablo Marçal usados para monetização. 🤳🏻🚫👨🏻‍⚖️ Motivo: indícios de irregularidades na promoção de campeonatos de cortes. ✂️📹

“Destaco que não se está, nesta decisão, a se tolher a criação de perfis para propaganda eleitoral do candidato requerido, mas apenas suspender aqueles que buscaram a monetização dos ‘cortes’ por meio de terceiros interessados”, afirmou. 💰🤑

🌊 Oceanos. Já na Comunidade do Ocean, projeto do Correio Sabiá para temáticas oceânicas, comentamos sobre a proposta de Lei do Mar, que já havia sido publicada em nosso site. 📃 Recentemente, ambientalistas cobraram o avanço da proposta numa sessão da Câmara. 🎩 - Câmara (Leitura: 2min)

  • ➡️ Ama oceanos e quer aprender mais sobre o assunto? Participe do Ocean por este link. 🔗 

Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.