💥 Israel e Hezbollah trocam ataques

Ambas as partes disseram que suas operações foram um sucesso; saiba ainda quais as outras notícias essenciais do dia

💥 Israel e Hezbollah trocam ataques
Forças de Defesa de Israel divulgam foto de túnel que dizem ser do Hamas / Imagem: X/Twitter
Table of Content

➡️ Tá com pressa? Outros highlights do resumo: Pós-eleição na Venezuela (🇻🇪): Brasil (🇧🇷) e Colômbia (🇨🇴) seguem pedindo divulgação de atas 📋 Em nossa Comunidade do Pulpo Eleitoral, debatemos sobre a postura brasileira (link de participação está abaixo) 🐙 Maior parte da esquerda brasileira acredita que Maduro fraudou eleição 🔴 Marçal e Bolsonaro em disputa política ♟️ Juiz suspende contas monetizadas de Marçal ⚖️

🗓️ Agenda de segunda-feira (26.ago.2024):

  • CâmaraDeve retomar a votação do 2º projeto que regulamenta a reforma tributária. O texto-base já foi aprovado, como mostramos neste resumo de notícias essenciais do Correio Sabiá.
  • Boletim Focus. Nesta semana, é especialmente relevante acompanhar este relatório semanal, que mostra expectativas do mercado para dados econômicos relevantes, como inflação, taxa de juros e dólar. Há incertezas, principalmente, se haverá aumento da taxa básica de juros, a Selic, na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária).

Acesse a Agenda da Semana (26 a 1º.set) para ter previsibilidade do noticiário.


🗺️ Oriente Médio. Israel (🇮🇱) atacou o Hezbollah, no Líbano (🇱🇧), depois de ter sofrido um ataque do próprio Hezbollah, que foi interceptado. Alguns dos principais jornais do mundo, como The Guardian e New York Times, mostraram essas notícias em suas manchetes neste domingo (25). 📰 A troca de agressões ocorre em meio à escalada constante da tensão na região. 💥 As duas partes declararam que suas operações foram um “sucesso”. 👀 Israel disse que seu ataque foi “preventivo” contra os foguetes do Hezbollah, e o Hezbollah disse que retaliou pelo assassinato de um líder no mês passado. 🤔 - The Guardian (Leitura: tempo real, em inglês) + NYTimes (Leitura: tempo real, em inglês)


🇻🇪 Pós-eleição na Venezuela. O presidente do Chile (🇨🇱), Gabriel Boric, falou que “estamos diante de uma ditadura”, assegurando que seu país não reconhecerá a declarada reeleição do presidente Nicolás Maduro. 🚫 Já Brasil (🇧🇷) e Colômbia (🇨🇴) dialogaram para adotar posições conjuntas. 🤝 Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Gustavo Petro mantiveram conversas telefônicas nos dias 23 e 24. 📞 Depois, emitiram um comunicado que dizia que “permanecem convencidos de que a credibilidade do processo eleitoral somente poderá ser restabelecida mediante a publicação transparente dos dados desagregados por seção eleitoral e verificáveis." 📋

Perguntas da nossa Comunidade:

  • O Brasil não reconhece Maduro?
  • O Brasil acha que houve fraude?
  • Até quando o Brasil vai cobrar e esperar pelas atas?
  • Se não fizesse isso, o que o Brasil deveria fazer?

Essas foram algumas questões colocadas e debatidas no Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá para fazer descobertas sobre eleições no mundo. 🐙🗳️🌎 Participe por este link.  

💭 Contexto. Até a maioria da esquerda brasileira acredita que Maduro perdeu e fraudou a eleição. 👈🏻🔴 Foi isso o que revelou uma pesquisa Vox Populi encomendada pela Action for Democracy. 📊 É uma notícia relevante, porque mostra o isolamento de Maduro até mesmo com setores que costumavam aceitá-lo. 👀 - UOL (Leitura: 2min30s) 

  • 1️⃣ Crise na Venezuela: 3 possíveis cenários para futuro do país após Supremo chancelar vitória de Maduro. ⚖️ - BBC Brasil
  • 2️⃣ O papel crucial de Rússia (🇷🇺) e China (🇨🇳) na sobrevivência de Maduro na Venezuela. - BBC Brasil

⚔️ Marçal x Bolsonaro. O candidato à Prefeitura de São Paulo e empresário Pablo Marçal (PRTB) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) têm feito uma disputa política. 💥 Marçal cola sua imagem em Bolsonaro, que, formalmente, apoia outro candidato: o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). Ⓜ️🤝 A BBC Brasil deu contexto à situação. 💭 - BBC Brasil (Leitura: 4min)

Mais. A campanha de Marçal tem atraído atenção por vários fatores. Um deles: o juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral, suspendeu temporariamente os perfis em redes sociais de Pablo Marçal usados para monetização. 🤳🏻🚫👨🏻‍⚖️ Motivo: indícios de irregularidades na promoção de campeonatos de cortes. ✂️📹

“Destaco que não se está, nesta decisão, a se tolher a criação de perfis para propaganda eleitoral do candidato requerido, mas apenas suspender aqueles que buscaram a monetização dos ‘cortes’ por meio de terceiros interessados”, afirmou. 💰🤑

🌊 Oceanos. Já na Comunidade do Ocean, projeto do Correio Sabiá para temáticas oceânicas, comentamos sobre a proposta de Lei do Mar, que já havia sido publicada em nosso site. 📃 Recentemente, ambientalistas cobraram o avanço da proposta numa sessão da Câmara. 🎩 - Câmara (Leitura: 2min)

  • ➡️ Ama oceanos e quer aprender mais sobre o assunto? Participe do Ocean por este link. 🔗 

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.