#1224: Ministros do STF defendem Moraes após vazamento de mensagens; entenda

Folha de S.Paulo publicou supostas orientações fora de ritos processuais; magistrados falam em situação 'normal'

#1224: Ministros do STF defendem Moraes após vazamento de mensagens; entenda
Moraes, em 2022, em entrevista coletiva quando presidia o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Imagem: Antonio Augusto/Secom/TSE
Table of Content
Bem-vindo ao resumo de notícias essenciais do Correio SabiáReceba antes no WhatsApp, gratuitamente. Saia quando quiser, se quiser.

Essencial para quem tem pressa: Dino suspende emendas impositivas até Congresso editar novos procedimentos de transparência 💰 Bangladesh (🇧🇩) abre processo que pode condenar ex-primeira-ministra à morte

⚠️ Valoriza nosso trabalho? Torne-se membro do Correio Sabiá 🙂

  • 🐙  Acompanhe eleições no mundo pelo Pulpo Eleitoral, projeto interativo do Correio SabiáParticipe

📲 Vazamento. A Folha de S.Paulo divulgou conversas privadas do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), datadas da época em que o magistrado presidia o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 👨🏻‍⚖️⚖️ O jornal diz que Moraes teria usado o TSE “informalmente” para investigar bolsonaristas. “Como?”, você pode se perguntar. 🔍🧐 As mensagens mostram Moraes orientando auxiliares a produzir relatórios contra os investigados fora dos ritos processuais. 📰📄 - BBC Brasil (Leitura: no seu tempo)

➡️ Outro lado. O STF divulgou uma nota (leia abaixo) que reúne diversas manifestações de seus integrantes. 📃 O texto declara que não houve nenhuma ilegalidade na condução de Moraes. 👍🏻 Fala que a atividade do ministro foi normal. Diz ainda que a Corte Eleitoral tem “poder de polícia” e "competência para a realização de relatórios sobre atividades ilícitas" sem que seja provocada por outro órgão (chama-se poder exercido “de ofício”). 👮🏻‍♂️🚨

Mais. O ministro Gilmar Mendes acrescentou que os ataques a Moraes partem de setores que buscam enfraquecer a atuação do Judiciário e, em última análise, o próprio Estado Democrático de Direito. 💥👨🏻‍⚖️ Lembrou que as decisões de Moraes são sempre referendadas pelo plenário (formado por todos os ministros). ☑️ Disse ainda que as notícias falsas que constam nos relatórios do TSE eram públicas e circulavam livremente pelas redes sociais. 📱🤥 Portanto, não houve quebra de sigilo nem invasão de privacidade. 🤐📞 “Não há nada de irregular nessa atividade de fiscalização, que é feita sem qualquer espécie de provocação.” ⚫️

  • ➡️ Leia mais: As semelhanças e diferenças entre atuações de Alexandre de Moraes e Sergio Moro reveladas em vazamentos 🆚 - BBC Brasil (Leitura: 4min)

🎩 Congresso. A tensão entre STF e Congresso subiu ontem (14), quando o ministro Flávio Dino suspendeu todas as emendas impositivas (de pagamento obrigatório pelo governo) apresentadas por deputados e senadores ao Orçamento até que o Congresso edite novos procedimentos de transparência. 💰⚔️ Em 2024, o Congresso ficou com R$ 49 bilhões por meio dessas emendas. 💲 - O Globo (Leitura: 3min)

  • 🐙 Participe do Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá que permite descobertas sobre eleições no mundo todo. 🌍 

🇧🇩 Bangladesh. Lembra quando comentamos que ao menos 300 pessoas morreram em protestos em Bangladesh (🇧🇩) e que a primeira-ministra deixou o poder depois de 15 anos? 😔 Então, agora houve uma notícia sobre abertura de investigação que pode condenar a ex-primeira-ministra e 6 integrantes de seu antigo governo à morte, em decorrência do assassinato de uma pessoa pela polícia. 🔍 Ela está na Índia (🇮🇳), para onde fugiu de helicóptero. 🚁 - O Globo (Leitura: 2min)

⚠️ Membership. Se você valoriza o que fazemos, considere ser um membro do Correio Sabiá. 🪪 De quebra, ganhe privilégios. Recentemente, mudamos nosso site para o sistema mais veloz que conhecemos. 👨🏻‍💻 Desenvolvemos novas ferramentas informativas. O Pulpo Eleitoral, o Fórum e o platō tão aí para provar. 🎒🛜 Tudo é feito sem anúncios para sua experiência ser melhor, mas é preciso apoio. Veja mais aqui.

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.