#1222: Só um cessar-fogo em Gaza deve dissuadir Irã de atacar Israel

Ataque seria retaliação às mortes de altos líderes do Hamas e do Hezbollah

#1222: Só um cessar-fogo em Gaza deve dissuadir Irã de atacar Israel
Estados Unidos reforçaram segurança de Israel diante da ameaça crescente de ataque, segundo a grande imprensa internacional / Imagem: Faruk Kaymak/Unsplash
Link copiado!
Bem-vindo ao resumo de notícias essenciais do Correio SabiáReceba antes no WhatsApp, gratuitamente. Saia quando quiser, se quiser.

Essencial para quem tem pressa: Oposição tenta intensificar pressão contra Maduro na Venezuela 🇻🇪 Trump e Musk fazem entrevista em tom amigável por mais de 2h 💻 Valoriza nosso trabalho? Torne-se membro do Correio Sabiá 🙂

  • 🐙  Acompanhe eleições no mundo pelo Pulpo Eleitoral, projeto interativo do Correio SabiáParticipe.

🗺️ Oriente Médio. O noticiário internacional tem ressaltado a possibilidade de um ataque direto do Irã (🇮🇷) contra Israel (🇮🇱), em retaliação às mortes de altos líderes do Hamas e do Hezbollah. Os Estados Unidos (🇺🇸) reforçaram a segurança israelense. Enviaram um submarino com mísseis guiados. ⚓️🚀🎯 No entanto, parece que um cessar-fogo na Faixa de Gaza seria a única alternativa para fazer o Irã desistir de um ataque e, consequentemente, conter a escalada das guerras na região. 🕊️ - The Guardian (Leitura: 3min, em inglês)

🇻🇪 Venezuela. Seguimos monitorando desdobramentos da eleição venezuelana, motivo de conversas no Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá para descobertas sobre eleições no mundo. 🌍🗳️ A novidade de hoje (13): a oposição declarou que Edmundo González assumirá como novo presidente do país em 10.jan.2025 (será? 🤔), quando encerraria o mandato do presidente Nicolás Maduro. É uma forma política de tentar pressionar Maduro. Atualizações em tempo real estarão no Pulpo. 🐙 Participe.

🇺🇸 Estados Unidos. Ex-presidente e novamente candidato à Presidência, Donald Trump retornou ontem (12) ao Twitter/X para ser amigavelmente entrevistado (assim boa parte da imprensa internacional descreveu) pelo dono da plataforma, o bilionário Elon Musk, por mais de 2h. 🔙📹💻 Boa parte desse tempo foi usado para falar sobre a tentativa de assassinato que sofreu, imigração ilegal e corte em regulações do governo. 🗣️🗺️📄 - CNN (Leitura: 3min, em inglês)

💭 Contexto. Há cerca de 4 anos, Trump foi banido do Twitter/X (a plataforma ainda não pertencia a Musk) por divulgar desinformação que impulsionou ataques ao Congresso, atingindo e questionando a democracia do país. 🚫🏛️ Evento semelhante ocorreu no Brasil quase 2 anos depois. 💥📍 - AP (Leitura: 3min, em inglês)

  • ➡️ O jornal britânico (🇬🇧) The Guardian está com uma cobertura em tempo real dos desdobramentos da entrevista. Vale dar uma olhada para ter updates, independentemente do horário em que você estiver lendo esta edição do Correio Sabiá. 😉 - The Guardian (tempo real, em inglês) 

⚠️ Membership. Se você valoriza o que fazemos, considere ser um membro do Correio Sabiá. 🪪 De quebra, ganhe privilégios. Recentemente, mudamos nosso site para o sistema mais veloz que conhecemos. 👨🏻‍💻 Desenvolvemos novas ferramentas informativas. O Pulpo Eleitoral, o Fórum e o platō tão aí para provar. 🎒🛜 Tudo é feito sem anúncios para sua experiência ser melhor, mas é preciso apoio. Veja mais aqui.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.