#1221: Artigo de Direito Eleitoral e painel jornalístico refletem sobre eleição na Venezuela

Houve ampliação das hipóteses de inelegibilidades para impedir candidaturas opositoras

#1221: Artigo de Direito Eleitoral e painel jornalístico refletem sobre eleição na Venezuela
Ampla maioria de especialistas fala em fraude na eleição venezuelana / Imagem: Jaub Zerdzicki/Unsplash
Link copiado!
Bem-vindo ao resumo de notícias essenciais do Correio SabiáReceba antes no WhatsApp, gratuitamente. Saia quando quiser, se quiser.

Essencial para quem tem pressa: TSE lança espécie de ‘disque-denúncia’ contra a desinformação 🤥 Câmara deve fazer esforço para votar regulamentação da reforma tributária 🎩 O que se sabe até agora sobre a tragédia da Voepass ✈️ Torne-se membro do Correio Sabiá 🙂

  • 🐙  Acompanhe eleições no mundo pelo Pulpo Eleitoral, projeto interativo do Correio SabiáParticipe.

🇻🇪 Venezuela. O Prof. Dr. Marcelo Peregrino Ferreira, uma das maiores autoridades do país em Direito Eleitoral, escreveu um artigo de opinião para o Conjur. 👨🏻‍🏫✍🏻 Eis um trecho: “(…) as hipóteses de inelegibilidades são ‘ampliadas’ para impedir opositores. É o que se vê na Venezuela. 🚫👀 A fraude na eleição começou com a ilegítima exclusão dos nomes relevantes da oposição. O cenário de ‘recessão democrática’ estava apresentado muito antes da fase de votação.” 🗳️ - Conjur (Leitura: 2min30s)

Mais. A Fundação Gabo, organização que promove o jornalismo e está baseada em Bogotá, na Colômbia (🇨🇴), refletiu sobre fraude, autoritarismo e migração na Venezuela ao convidar diferentes pessoas para debater sobre a Venezuela (🇻🇪). Em cerca de 10 anos, aproximadamente 7,7 milhões saíram do país. Os principais destinos: Colômbia (🇨🇴), com 2,9 milhões; Peru (🇵🇪), com 1,8 milhões; e Estados Unidos (🇺🇸), com 800 mil. ✈️ - Fundação Gabo (Leitura: 4min, em espanhol)

💬 Na semana passada… Dia 6, o CNE (Conselho Nacional Eleitoral) da Venezuela disse que entregou as supostas atas à Justiça. 📋🤔 O país abriu investigação penal contra líderes da oposição. 🔍 Uma chefe de campanha da oposição foi presa. 🚓🚨 Até hoje (12), duas semanas depois do pleito, a situação segue em impasse. 💥 - Metrópoles (Leitura: 1min30s)

💭 Contexto. Na Venezuela, tanto o órgão eleitoral (o CNE) quanto o que seria equivalente ao nosso Supremo Tribunal, estariam aparelhadas pelo presidente Nicolás Maduro. 👀 Portanto, ao tornar sua reeleição um assunto do TSJ (Tribunal Supremo de Justiça), Maduro “joga em casa”. ⚽️🏟️ - G1 (Leitura: 1min30s)

🗳️ Eleições 2024. Já no Brasil, está no ar o SOS Voto, um disque-denúncia do TSE para combater a desinformação nas eleições municipais marcadas para 6.out. 🗓️🤥 É gratuito e funciona pelo número 1491. 📞 - TSE (Leitura: 2min) 

🎩 Câmara. Nesta semana, a Câmara deve fazer um esforço concentrado para definir votações. 📑 É o caso, por exemplo, do 2º projeto que trata da regulamentação da reforma tributária. 💰 Um dos motivos para essa mobilização é a eleição em outubro. ♟️ - Câmara (Leitura: 3min)

✈️ Por fim… Mesmo não sendo um tema frequente da nossa cobertura editorial, decidimos incluir uma sugestão de reportagem para você se aprofundar sobre o que se sabe até agora do acidente da Voepass Linhas Aéreas, que teve 62 pessoas mortas. 😔🏴 - BBC Brasil (Leitura: no seu tempo)

⚠️ Seu apoio é essencial. Recentemente, mudamos nosso site para o sistema mais veloz que conhecemos. 👨🏻‍💻 Desenvolvemos novas ferramentas informativas, como o Pulpo Eleitoral, o Fórum e o platō. 🎒🛜 Tudo sem anúncios para sua experiência ser melhor. 🚀 Se você valoriza o que fazemos, considere ser um membro do Correio Sabiá. 🪪 De quebra, ganhe privilégios. 🔗    


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.