#1220: Bangladesh tem mais de 300 mortos em protestos

Primeira-ministra renunciou. Forças Armadas assumiram o governo.

#1220: Bangladesh tem mais de 300 mortos em protestos
Protestos em Bangladesh deixaram mais de 300 pessoas mortas e mais de 2 mil feridas, em dados contados até 14.ago.2024 / Imagem: Reprodução/ONU
Link copiado!
Bem-vindo ao resumo de notícias essenciais do Correio SabiáReceba antes no WhatsApp, gratuitamente. Saia quando quiser, se quiser.

Essencial para quem tem pressa: Após cair em repercussão aos dados de emprego abaixo do esperado nos Estados Unidos (🇺🇸), mercado do Japão recupera parte das perdas 💸 Opositor na Venezuela (🇻🇪) se autodeclara presidente; protestos pós-eleitorais somam ao menos 23 mortes e mais de 1 mil prisões 🚓

  • 🐙  Acompanhe eleições no mundo pelo Pulpo Eleitoral, projeto interativo do Correio SabiáParticipe.

🏴 300 mortos em Bangladesh (🇧🇩). Um dos países mais populosos da Ásia, com cerca de 171 milhões de habitantes, Bangladesh passa por uma onda de protestos que já deixou mais de 300 pessoas mortas. 🌊✊🏽 A primeira-ministra renunciou ontem (5.ago), após 15 anos no poder. As Forças Armadas assumiram o governo. 🪖 - O Globo (Leitura: 2min) 

Mais. Para ter ideia, Bangladesh (🇧🇩) é pouco maior do que o estado do Amapá, mas sua população é cerca de 220x maior. 🤯 Em 2019, mais da metade de seus habitantes (52,1%) com mais de 15 anos não sabiam ler nem escrever. 🏫📕📝 É também um país com pouco tempo de existência. A independência veio em 1971, depois da guerra civil de 9 meses entre o Paquistão Ocidental e o Paquistão Oriental. 🇵🇰🆚

🇯🇵 Japão (🇯🇵). A Bolsa do Japão despencou 📉 anteontem (4). Depois, ontem (5), recuperou boa parte das perdas com uma disparada de quase 10%. 📈 Motivo da oscilação: nos Estados Unidos (🇺🇸), os dados do mercado de trabalho divulgados na sexta (2) foram muito abaixo do esperado, despertando medo de que a economia do país, a maior do mundo, entre em recessão. 👷🏼‍♂️😰 - O Globo (Leitura: 2min30s)

Mais. Por isso, as primeiras páginas de alguns dos maiores jornais do mundo mostravam que investidores se perguntam se o Fed (Federal Reserve), que é o Banco Central dos Estados Unidos, fará algum ajuste emergencial. 📰🏦🆘 - NYTimes (Leitura: 4min, em inglês) 

  • 📡 Acompanhe em tempo real - NYTimes (Leitura: no seu tempo, em inglês) 

💬 Ainda nos Estados Unidos (🇺🇸)… A vice-presidente e pré-candidata à Presidência Kamala Harris escolheu o vice da sua chapa. ➡️ É Tim Walz, governador de Minnesota. 🤝👤 Ele adotou políticas liberais, ganhou projeção ao fazer críticas ao ex-presidente Donald Trump e tem origens rurais. 🚜 Espera-se que ele consiga atrair eleitores moderados e de zonas rurais do Meio-Oeste, que costumam votar no Partido Republicano. 👨🏻‍🌾🌾 - O Globo (Leitura: 2min)

🇻🇪 Venezuela. Enquanto isso… o opositor Edmundo González se autodeclarou ontem (5) como presidente do país, após o governo do presidente Nicolás Maduro persistir em não mostrar as atas. 📋🗳️ Já subiu para 23 pessoas mortas por protestos pós-eleitorais no país. 😔 Houve mais de 1 mil prisões. 🚨🚓 - El Pitazo (Leitura: 1min, em espanhol)


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.