#1216: Ataque por míssil mata líder político do Hamas em casa

Nesta edição, também avançamos em atualizações sobre a eleição na Venezuela

#1216: Ataque por míssil mata líder político do Hamas em casa
Ismail Haniyeh foi morto em ataque cuja autoria não foi assumida nem negada por Israel, ao menos até a publicação deste conteúdo / Imagem: Reprodução
Table of Content
Bem-vindo ao resumo de notícias essenciais do Correio SabiáReceba antes no WhatsApp, gratuitamente. Saia quando quiser, se quiser.

Essencial para quem tem pressa: Ataque por míssil mata líder político do Hamas em casa 🚀💥 Carter Center diz que não pode verificar ou corroborar resultado anunciado da eleição na Venezuela (🇻🇪) 🗳️ Lula responde perguntas sobre eleição na Venezuela, como lisura do pleito e posicionamento do PT, que parabenizou Maduro 🔴

  • ➡️ Reforçando: participem do Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá para conversar e fazer descobertas sobre eleições no mundo. 🌎🗳️ O grupo é interativo, e a interação respeitosa (mesmo com pontos de vista diferentes) tem sido incrível. 💙🐙 


🪖 Hamas. Principal líder político do Hamas, Ismail Haniyeh foi morto na madrugada de hoje (31.jul.2024) em Teerã, capital do Irã (🇮🇷), num ataque por míssil a sua casa. 💥🤯🏡 Morreram Haniyeh, 3 filhos e 4 netos. 🏴 Até onde vimos para fechar esta edição do Correio Sabiá (por volta das 11h de 31.jul), Israel (🇮🇱) ainda não tinha se manifestado oficialmente. 👀 Um dia antes (30), um bombardeio sabidamente israelense em Beirute, capital do Líbano (🇱🇧), matou Fouad Shukur, um dos principais comandantes do Hezbollah. 🚀 - AP (Leitura: 3min, em inglês)

🇻🇪 Venezuela. O Carter Center disse que não pode verificar os resultados das eleições na Venezuela; que o pleito “não atendeu aos padrões internacionais” e “não pode ser considerado democrático”. 🔍🗣️ Eis um trecho: “O Carter Center não pode verificar ou corroborar os resultados da eleição declarados pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral), e a falha da autoridade eleitoral em anunciar resultados desagregados por seção eleitoral constitui uma grave violação dos princípios eleitorais. 🗳️ (…) A eleição ocorreu em um ambiente de liberdades restritas para atores políticos, organizações da sociedade civil e a mídia. 📰🤐 Ao longo do processo eleitoral, o CNE demonstrou um claro viés em favor do titular". 👀 - AP (Leitura: 3min, em espanhol)

  • 💻 Abaixo, o PDF (em espanhol) com a íntegra da nota do Carter Center, que faz observações eleitorais em diversos países. 💾 É uma importante instituição para atestar (ou não) a lisura dos pleitos. ❌🆚✅ - G1 (Leitura: 2min30s)

⚠️ Importante. Diretor da Transparencia Electoral, aliada do Pulpo Eleitoral (que é um projeto do Correio Sabiá), Jesús Valery escreveu:

“Alguns querem ser espertos e culpar o sistema de votação eletrônico pela fraude. 🗳️ Vale destacar que justamente graças ao sistema eletrônico, a oposição possui os registros de escrutínio que permitem a comprovação da fraude.” 🗂️🏷️

  • Para se aprofundar. O Xadrez Verbal, podcast que gostamos bastante sobre geopolítica, fez um fio (🧵) no Twitter/X em que fala sobre os acontecimentos no Líbano (🇱🇧) e na Venezuela (🇻🇪). ♟️ Interessante para quem quer saber mais. - Xadrez Verbal (Leitura: no seu tempo)

📍 Por aqui… O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi perguntado sobre a eleição na Venezuela. 📺 Também foi perguntado sobre o posicionamento do PT, que parabenizou Maduro. 🔴 Lula disse que não vê nada “grave” ocorrendo, mas mencionou a importância de mostrar as atas. 🗂️ As declarações estão disponíveis em vídeo. 📹 Recomendamos que você veja para tirar suas conclusões. -  G1 (Vídeo: 3min01s)

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.