#1216: Ataque por míssil mata líder político do Hamas em casa

Nesta edição, também avançamos em atualizações sobre a eleição na Venezuela

#1216: Ataque por míssil mata líder político do Hamas em casa
Ismail Haniyeh foi morto em ataque cuja autoria não foi assumida nem negada por Israel, ao menos até a publicação deste conteúdo / Imagem: Reprodução
Link copiado!
Bem-vindo ao resumo de notícias essenciais do Correio SabiáReceba antes no WhatsApp, gratuitamente. Saia quando quiser, se quiser.

Essencial para quem tem pressa: Ataque por míssil mata líder político do Hamas em casa 🚀💥 Carter Center diz que não pode verificar ou corroborar resultado anunciado da eleição na Venezuela (🇻🇪) 🗳️ Lula responde perguntas sobre eleição na Venezuela, como lisura do pleito e posicionamento do PT, que parabenizou Maduro 🔴

  • ➡️ Reforçando: participem do Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá para conversar e fazer descobertas sobre eleições no mundo. 🌎🗳️ O grupo é interativo, e a interação respeitosa (mesmo com pontos de vista diferentes) tem sido incrível. 💙🐙 


🪖 Hamas. Principal líder político do Hamas, Ismail Haniyeh foi morto na madrugada de hoje (31.jul.2024) em Teerã, capital do Irã (🇮🇷), num ataque por míssil a sua casa. 💥🤯🏡 Morreram Haniyeh, 3 filhos e 4 netos. 🏴 Até onde vimos para fechar esta edição do Correio Sabiá (por volta das 11h de 31.jul), Israel (🇮🇱) ainda não tinha se manifestado oficialmente. 👀 Um dia antes (30), um bombardeio sabidamente israelense em Beirute, capital do Líbano (🇱🇧), matou Fouad Shukur, um dos principais comandantes do Hezbollah. 🚀 - AP (Leitura: 3min, em inglês)

🇻🇪 Venezuela. O Carter Center disse que não pode verificar os resultados das eleições na Venezuela; que o pleito “não atendeu aos padrões internacionais” e “não pode ser considerado democrático”. 🔍🗣️ Eis um trecho: “O Carter Center não pode verificar ou corroborar os resultados da eleição declarados pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral), e a falha da autoridade eleitoral em anunciar resultados desagregados por seção eleitoral constitui uma grave violação dos princípios eleitorais. 🗳️ (…) A eleição ocorreu em um ambiente de liberdades restritas para atores políticos, organizações da sociedade civil e a mídia. 📰🤐 Ao longo do processo eleitoral, o CNE demonstrou um claro viés em favor do titular". 👀 - AP (Leitura: 3min, em espanhol)

  • 💻 Abaixo, o PDF (em espanhol) com a íntegra da nota do Carter Center, que faz observações eleitorais em diversos países. 💾 É uma importante instituição para atestar (ou não) a lisura dos pleitos. ❌🆚✅ - G1 (Leitura: 2min30s)

⚠️ Importante. Diretor da Transparencia Electoral, aliada do Pulpo Eleitoral (que é um projeto do Correio Sabiá), Jesús Valery escreveu:

“Alguns querem ser espertos e culpar o sistema de votação eletrônico pela fraude. 🗳️ Vale destacar que justamente graças ao sistema eletrônico, a oposição possui os registros de escrutínio que permitem a comprovação da fraude.” 🗂️🏷️

  • Para se aprofundar. O Xadrez Verbal, podcast que gostamos bastante sobre geopolítica, fez um fio (🧵) no Twitter/X em que fala sobre os acontecimentos no Líbano (🇱🇧) e na Venezuela (🇻🇪). ♟️ Interessante para quem quer saber mais. - Xadrez Verbal (Leitura: no seu tempo)

📍 Por aqui… O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi perguntado sobre a eleição na Venezuela. 📺 Também foi perguntado sobre o posicionamento do PT, que parabenizou Maduro. 🔴 Lula disse que não vê nada “grave” ocorrendo, mas mencionou a importância de mostrar as atas. 🗂️ As declarações estão disponíveis em vídeo. 📹 Recomendamos que você veja para tirar suas conclusões. -  G1 (Vídeo: 3min01s)


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.