#1211: Perto da eleição na Venezuela, Maduro mente sobre sistema eleitoral do Brasil

Mentira ocorre após Lula criticar declarações do presidente venezuelano

#1211: Perto da eleição na Venezuela, Maduro mente sobre sistema eleitoral do Brasil
Maduro em evento de campanha na Venezuela / Imagem: Reprodução/X/Twitter
Link copiado!
Bem-vindo ao resumo de notícias essenciais do Correio SabiáReceba antes no WhatsApp, gratuitamente. Saia quando quiser, se quiser.

🐙 Pulpo Eleitoral. Mais de 170 pessoas já participam de conversas sobre eleições no mundo. Entre agora no Pulpo Eleitoral. 🗳️

Essencial para quem tem pressa: Perto da eleição na Venezuela (🇻🇪 ) e após levantar possibilidade de ‘banho de sangue’ caso perca, Maduro agora mente sobre sistema eleitoral brasileiro 🤥 Acompanhe eleições em todos os países do mundo no Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá 🐙 Lula participa de evento do G20, no Rio, sobre aliança global contra a fome 🍽️ Kamala Harris faz seu 1º comício nos Estados Unidos 🇺🇸  


🇻🇪 Venezuela. A 1ª coisa que você precisa saber: a eleição por lá está marcada para domingo (28.jul.2024). 🗓️ Nos últimos dias, o presidente Nicolás Maduro tem dado diversas declarações problemáticas. 🤔 Primeiro, falou que se a oposição chegasse ao poder no país haveria um “banho de sangue”. 🫥🩸 - G1 (Leitura: 2min)

🗣️ Maduro: "O destino da Venezuela no século 21 depende de nossa vitória em 28 de julho. Se não quiserem que a Venezuela caia em um banho de sangue, em uma guerra civil fratricida, produto dos fascistas, garantamos o maior êxito, a maior vitória da história eleitoral do nosso povo." 👀🔍

➡️ Repercussão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ter ficado “assustado” com a declaração do venezuelano. 🦑🗣️ “Quem perde as eleições toma um banho de voto, não de sangue”, disse Lula, completando: “O Maduro tem que aprender, quando você ganha, você fica, quando você perde, você vai embora. 👋🏻💦🗳️ Vai embora e se prepara para disputar outra eleição.” 👍🏻 -  O Globo (Leitura: 2min)

💬 Continuando… Maduro respondeu. Sem citar o nome de Lula, mas numa aparente resposta ao brasileiro, ironizou preocupações. “Quem se assustou que tome chá de camomila”. 🫖 Depois, criticou criticou eleições no Brasil (🇧🇷), nos Estados Unidos (🇺🇸) e na Colômbia (🇨🇴). Especificamente sobre o Brasil (🇧🇷), Maduro disse de maneira mentirosa 🤥 que as eleições não são auditadas. 🗳️🔍 A verdade: o sistema brasileiro é auditável em todas as suas etapas, inclusive com participação de todos os partidos políticos e de organizações da sociedade civil. 🎩✅

💬 Aliás… Lula está hoje (24) no Rio de Janeiro em evento do G20 sobre a aliança global contra a fome. 🦑🍴🛫 Só volta para Brasília no final da tarde. 🛬 (Sim, o Rio é sede do G20, o que é uma conquista internacional para a cidade e para o Brasil, em geral). 🌎 Ontem, o Correio Sabiá esteve num evento satélite do G20. 🐦‍⬛ Na ocasião, a ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) citou o poeta João Cabral de Melo Neto, que dizia que “fome é aquela que mata aos poucos todos os dias”, acrescentando: “Não só mata aos poucos todos os dias, mas é capaz, infelizmente, de matar muitos todos os dias e milhões todos os anos.” 🍽️🧆🥖 - GOV (Leitura: 4min)

🇺🇸 Estados Unidos. A vice-presidente Kamala Harris fez ontem (23) seu 1º comício desde a desistência do presidente Joe Biden. 🎩 Na ocasião, associou o ex-presidente Donald Trump ao retrocesso e lembrou tempos em que foi procuradora-federal na California, de 2011 a 2017. 👩🏾‍⚖️ A eleição norte-americana, segundo ela, será momento de decidir entre “a liberdade e o caos”. 🌪️ -  G1 (Leitura: 2min)


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.