#1211: Perto da eleição na Venezuela, Maduro mente sobre sistema eleitoral do Brasil

Mentira ocorre após Lula criticar declarações do presidente venezuelano

#1211: Perto da eleição na Venezuela, Maduro mente sobre sistema eleitoral do Brasil
Maduro em evento de campanha na Venezuela / Imagem: Reprodução/X/Twitter
Table of Content
Bem-vindo ao resumo de notícias essenciais do Correio SabiáReceba antes no WhatsApp, gratuitamente. Saia quando quiser, se quiser.

🐙 Pulpo Eleitoral. Mais de 170 pessoas já participam de conversas sobre eleições no mundo. Entre agora no Pulpo Eleitoral. 🗳️

Essencial para quem tem pressa: Perto da eleição na Venezuela (🇻🇪 ) e após levantar possibilidade de ‘banho de sangue’ caso perca, Maduro agora mente sobre sistema eleitoral brasileiro 🤥 Acompanhe eleições em todos os países do mundo no Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá 🐙 Lula participa de evento do G20, no Rio, sobre aliança global contra a fome 🍽️ Kamala Harris faz seu 1º comício nos Estados Unidos 🇺🇸  


🇻🇪 Venezuela. A 1ª coisa que você precisa saber: a eleição por lá está marcada para domingo (28.jul.2024). 🗓️ Nos últimos dias, o presidente Nicolás Maduro tem dado diversas declarações problemáticas. 🤔 Primeiro, falou que se a oposição chegasse ao poder no país haveria um “banho de sangue”. 🫥🩸 - G1 (Leitura: 2min)

🗣️ Maduro: "O destino da Venezuela no século 21 depende de nossa vitória em 28 de julho. Se não quiserem que a Venezuela caia em um banho de sangue, em uma guerra civil fratricida, produto dos fascistas, garantamos o maior êxito, a maior vitória da história eleitoral do nosso povo." 👀🔍

➡️ Repercussão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ter ficado “assustado” com a declaração do venezuelano. 🦑🗣️ “Quem perde as eleições toma um banho de voto, não de sangue”, disse Lula, completando: “O Maduro tem que aprender, quando você ganha, você fica, quando você perde, você vai embora. 👋🏻💦🗳️ Vai embora e se prepara para disputar outra eleição.” 👍🏻 -  O Globo (Leitura: 2min)

💬 Continuando… Maduro respondeu. Sem citar o nome de Lula, mas numa aparente resposta ao brasileiro, ironizou preocupações. “Quem se assustou que tome chá de camomila”. 🫖 Depois, criticou criticou eleições no Brasil (🇧🇷), nos Estados Unidos (🇺🇸) e na Colômbia (🇨🇴). Especificamente sobre o Brasil (🇧🇷), Maduro disse de maneira mentirosa 🤥 que as eleições não são auditadas. 🗳️🔍 A verdade: o sistema brasileiro é auditável em todas as suas etapas, inclusive com participação de todos os partidos políticos e de organizações da sociedade civil. 🎩✅

💬 Aliás… Lula está hoje (24) no Rio de Janeiro em evento do G20 sobre a aliança global contra a fome. 🦑🍴🛫 Só volta para Brasília no final da tarde. 🛬 (Sim, o Rio é sede do G20, o que é uma conquista internacional para a cidade e para o Brasil, em geral). 🌎 Ontem, o Correio Sabiá esteve num evento satélite do G20. 🐦‍⬛ Na ocasião, a ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) citou o poeta João Cabral de Melo Neto, que dizia que “fome é aquela que mata aos poucos todos os dias”, acrescentando: “Não só mata aos poucos todos os dias, mas é capaz, infelizmente, de matar muitos todos os dias e milhões todos os anos.” 🍽️🧆🥖 - GOV (Leitura: 4min)

🇺🇸 Estados Unidos. A vice-presidente Kamala Harris fez ontem (23) seu 1º comício desde a desistência do presidente Joe Biden. 🎩 Na ocasião, associou o ex-presidente Donald Trump ao retrocesso e lembrou tempos em que foi procuradora-federal na California, de 2011 a 2017. 👩🏾‍⚖️ A eleição norte-americana, segundo ela, será momento de decidir entre “a liberdade e o caos”. 🌪️ -  G1 (Leitura: 2min)

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.