#1206: Recesso parlamentar: saiba o que fica para depois e o que será votado logo
CCJ do Senado pauta projeto em resposta à 'PEC das Praias'; entenda
Bem-vindo ao resumo de notícias essenciais do Correio Sabiá. Receba antes no WhatsApp, gratuitamente. Saia quando quiser, se quiser.
Essencial para quem tem pressa: Recesso parlamentar: dívida dos estados e 2ª parte da regulamentação da reforma tributária ficam para depois ⏰ Em resposta à ‘PEC das Praias’, CCJ do Senado vota tipificação de crime para invasão de praia, com relatoria de Flávio Bolsonaro 🏖️ Aliás, advogada de Flávio disse em reunião de 2020 que leu denúncia contra o senador, que só seria apresentada 5 meses depois 🚨 Pantanal tem 96% dos focos de incêndio contidos 🌳 Seca na Amazônia já provoca desabastecimento 🛶
📲 WhatsApp. Hoje (17) começamos com uma dica. Atualize seu app e tenha o recurso “Favoritos” no menu. 💙 Fica mais fácil encontrar suas conversas preferidas. Adicione o Correio Sabiá e o Pulpo Eleitoral por lá. 😄
📆 Recesso parlamentar. Hoje (17), no final do dia, o Congresso entra de recesso. (É também a data em que podemos usar o emoji do calendário do jeito certo: 17 de julho). 😄 Nesta ocasião, sempre mostramos o que deve ser votado com rapidez e o que “fica para depois”. Comecemos pelos textos que só serão debatidos na volta das atividades, portanto a partir de 1º de agosto. ⬇️
- PL (projeto de lei) da dívida dos estados. - Correio Braziliense (Leitura: 2min30s)
- 2ª parte da regulamentação da reforma tributária. - Câmara (Leitura: 1min30s)
📍 Votado hoje (17)… A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado vota um projeto que tipifica o crime de invasão e ocupação de praia. 🏖️📄🚨 Lembram daquela proposta anterior, de relatoria do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que tratava sobre “áreas de marinha” e tinha a privatização das praias como consequência possível? 💭 Então, em resposta, os congressistas pegaram um projeto que rebate essas críticas e colocaram para votação. O relator é Flávio Bolsonaro. ♟️ - Senado (Leitura: 3min)
💬 Falando nele… A advogada Luciana Pires, que defendeu Flávio no suposto caso das “rachadinhas”, disse numa reunião em 2020, no Palácio do Planalto (sede do Poder Executivo), que tinha lido a denúncia contra o congressista. ⚠️➡️ Problema: a denúncia só foi apresentada 5 meses depois. 🔮⏰ Em tréplica, ela falou ontem (16) que usou a palavra “denúncia” de forma “genérica”. 🧐 - O Globo (Leitura: 2min)
🗣️ Pires (em 2020): "O que acontece? Em algum momento o Flávio vai ser denunciado. 🚨 Na verdade, eu consegui brecar isso com um habeas corpus. Tinha, eu vi, ninguém me contou. Eu li a denúncia. 📄 Tem busca e apreensão até no gabinete no Senado. 🗃️ Tem promotores que não concordam com isso no Rio de Janeiro, que não gostam dessas maldades. Tem promotores que têm respeito pela família do senhor". ⚖️
🐯 Mudando de assunto… O governo federal disse ontem que, no Pantanal, 96% dos focos de incêndio estão extintos ou controlados. 🔥🧯 Ainda ontem (16), uma comitiva ministerial acompanhou o trabalho de combate aos incêndios em Corumbá (MS), município que concentrava 70% dos focos de queimada. 📊 Atualmente, nesse bioma, são 832 profissionais do governo federal em campo, a grande maioria das Forças Armadas (420) e do Ibama e ICMBio (311). 👨🏻🚒🐊 - GOV (Leitura: 3min)
✊🏽 Greve. O Ibama e o ICMBio, no entanto, continuam em greve. 🍃 Isso nos levou a perguntar a uma servidora da área ambiental como seria possível essa atividade em campo. 🤔 Ela disse acreditar que boa parte desse quantitativo é de brigadistas. Os brigadistas contratados são maioria, mas, além disso, servidores do Prevfogo não estão em greve, porque entendem que são atividades essenciais. 👨🏻🚒
🌳 Amazônia. Estamos alertando faz tempo no Correio Sabiá para a seca na Amazônia neste ano, que deve ser a pior de todos os tempos, sendo pior até que em 2023. 🌵🍂 Recorde (negativo) atrás de recorde. Entre os efeitos da seca, está o isolamento das comunidades (já que os rios são um transporte comum) e, consequentemente, o desabastecimento. 🛶🍽️ Imaginem como fica o atendimento de saúde, por exemplo. 🏥🚑💊 - G1 (Leitura: 3min)
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.