#1200: Aliança da esquerda vence eleição legislativa na França

Extrema direita acaba em 3º; nenhum grupo político, no entanto, formou maioria

#1200: Aliança da esquerda vence eleição legislativa na França
O presidente da França, Emmanuel Macron, em votação no dia 7.jul.2024 / Imagem: Reprodução/X/Twitter
Table of Content
Bem-vindo ao resumo de notícias do Correio Sabiá no WhatsApp. Receba antes, gratuitamente, aqui. Saia quando quiser, se quiser.

🇫🇷 França. A aliança de esquerda venceu a eleição legislativa na França (🇫🇷), realizada ontem (7.jul.2024), conquistando 182 assentos na Assembleia Nacional. 🥇 Em 2º lugar, os aliados de centro do presidente Emmanuel Macron, com 163 lugares. 🥈 A extrema direita ficou 3º, com 143. 🥉🗳️ O total é de 577 assentos. 🪑 - The Guardian (Leitura: 3min, em inglês)

💭 Contexto. Para formar maioria absoluta, era preciso que algum grupo político conseguisse 289 assentos. ♟️ Ninguém conseguiu. Tampouco foi possível formar uma maioria relativa com 230 assentos. 📜 É a 1ª vez na História em que não há uma maioria formada, então não se sabe como ao certo será o governo. 🤔🤷🏻‍♂️ A situação é ainda mais “curiosa” ao considerar que os Jogos Olímpicos começam daqui a 3 semanas, em Paris. 🏟️🗼🏐 -  Correio Sabiá (Leitura: 4min)

💬 Falando nessa cidade… Foi lá que ocorreu o Acordo de Paris, como o próprio nome já diz. Foi um tratado global sobre mudanças climáticas. 🌍🤝 As políticas propostas pelo partido de extrema direita da França ameaçavam o cumprimento do pacto firmado por lá. ⚠️🌿 - Observatório do Clima (Leitura: 4min)

  • 🐙 Pulpo Eleitoral. Conheça nosso projeto para acompanhar eleições em todos os países do mundo. Entre agora no Pulpo Eleitoral. 🗳️

📍 No Brasil… O governo acionou o STJ (Superior Tribunal de Justiça) contra a greve dos servidores da área ambiental. ⚖️🧑🏻‍⚖️ Uma das broncas desses servidores é que o governo exporta a pauta ambiental como case de sucesso, mas não negocia por ajustes básicos na carreira –ao contrário do que faz com outras categorias que, em geral, fazem oposição. 💳👮🏻‍♂️ - ((o))eco (Leitura: 2min)

💬 Aliás… Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou um Plano Safra recorde: mais de R$ 400 bilhões em financiamentos. 🚜💰 E aí entra outra questão: o agronegócio brasileiro vem conseguindo vender a ideia, quase sem nenhuma contestação, de que é “a indústria que move o Brasil, responsável por 23% do PIB” (Produto Interno Bruto). 💡🤑🐷 Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que é quem mede o PIB, o agro responde por 7% da renda; a indústria, 25%; o setor de serviços, 67%. 🏭

  • 👨🏻‍🌾 Reforçando: mesmo os 7% foram possíveis com muito subsídio, como o próprio Plano Safra. 💸🐮 Para chegar ao número informal de 23% (que muito provavelmente você já ouviu por aí), o setor computa fatores indiretos, como insumos e a própria indústria e os serviços. 📈📊

📍 Ainda no Brasil… O presidente da Argentina (🇦🇷), Javier Milei, participou de um evento conservador em Santa Catarina, com participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 👉🏻🪖 Foi a 1ª visita do chefe de Estado ao país desde que assumiu o mandato. 🛬 Ele não encontrou com Lula. Aliás, Milei não participará da Cúpula do Mercosul no Paraguai (🇵🇾), para onde Lula vai hoje (8). 🗓️🌎 Em seguida, viaja à Bolívia (🇧🇴), onde o presidente Luis Arce sofreu uma tentativa de golpe. ❗️ -  G1 (Leitura: 3min) + Bloomberg (Leitura: 2min, em inglês)

🐙 Pulpo Eleitoral (de novo). Falamos sobre a Bolívia no Pulpo Eleitoral, nosso grupo interativo que trata de eleições no mundo. 🗳️ Também comentamos sobre Estados Unidos (🇺🇸) e Reino Unido (🇬🇧), inclusive tirando dúvidas. 🗣️ O caso norte-americano que inspira mais curiosidade dos nossos leitores é sobre as condições do presidente Joe Biden disputar a eleição. 👴🏻 Já em relação aos britânicos, mostramos como foi a vitória do Partido Trabalhista, que encerrou 14 anos de governo conservador. 🔴🔚 No Irã (🇮🇷) houve eleição presidencial há pouco tempo. Para variar, mostramos no Pulpo. Participe.

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.