#1199: Partido Trabalhista tem vitória esmagadora no Reino Unido 🇬🇧

Governo conservador durava 14 anos, como explicamos no Pulpo Eleitoral

#1199: Partido Trabalhista tem vitória esmagadora no Reino Unido 🇬🇧
Keir Starmer é o novo primeiro-ministro britânico / Imagem: Reprodução/X/Twitter
Link copiado!
Bem-vindo ao resumo de notícias do Correio Sabiá no WhatsApp. Receba antes, gratuitamente, aqui. Saia quando quiser, se quiser.

🇬🇧 Reino Unido. Uma vitória esmagadora do Partido Trabalhista, encerrando 14 anos de governo conservador. 💼 Foi isso o que ocorreu no Reino Unido, que teve eleições ontem (4). 🗳️ O resultado era previsto, como mostramos no Pulpo Eleitoral. 🐙 O anúncio real oficial foi feito na manhã de hoje (5), no horário local. ⌚️ -  The Guardian (Leitura: no seu tempo, em inglês) ⏰ “Que horas vamos ver quem ganhou?” Era esse o título de uma reportagem que encontramos e que mostrava diferentes pontos de vista da mídia local. 📺 - The Guardian (Leitura: 4min, em inglês)

🐙 Pulpo Eleitoral. O que está esperando para participar do grupo que fala sobre eleições no mundo? Entre agora no Pulpo Eleitoral. 🗳️

💬 Falando no Pulpo… Mostramos ontem (4) uma curiosidade. 🤔🚨 Nosso leitor em Londres (🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿) fez um relato sobre o dia de eleição. Disse que estava na rua e passou um caminhão com caixa de som, sendo o piloto e o copiloto mascarados, falando no microfone que "votar no Labour (Partido Trabalhista) era votar no genocídio". 🚚🎤 Acrescentou nosso leitor: "Eram tipo máscaras de palhaço, pintadas nas cores da bandeira da Palestina". 🇵🇸🤡

💭 Contexto. Por prudência, tentando compreender melhor o que estaria por trás desse episódio antes de noticiar, começamos a pesquisar. O que encontramos: o eleitor britânico estaria meio "de saco cheio" com o "mais do mesmo" dos partidos. 😡 Reportagens mostram a queda histórica do comparecimento eleitoral. 📊📰 Também mostram que eleitores de longa data do Partido Trabalhista estão frustrados com posições idênticas às de outras legendas. 😔 O posicionamento quanto à guerra em Gaza é um deles. 💣 Daí caminhões circularem com esse tipo de "ativismo". 🚚

🇫🇷 França. A França vai destacar 30 mil policiais por todo o país no domingo (7) à noite, depois da eleição legislativa, para fazer a segurança e evitar ataques. 👮🏻‍♂️ Na quarta (3), houve ataque contra a porta-voz do governo e sua equipe. 🚔 - The Guardian (Leitura: 1min30s, em inglês)

🇧🇷 Por aqui… O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 11 pessoas foram indiciadas pela PF (Polícia Federal) no caso das jóias da Arábia Saudita. 💎🇸🇦 O indiciamento é quando o delegado titular do caso conclui que há indícios de crime de uma pessoa ou um grupo. 🕵🏻‍♂️🚨 Isso é levado ao relator, que supervisiona a investigação. Neste caso, o relator é o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que encaminha o material à PGR (Procuradoria-Geral da República). 👨🏻‍⚖️📮 Se a PGR decidir denunciar Bolsonaro, ele vira réu. ⚖️ - G1 (Leitura: 3min)

💰 Economia. Com as promessas feitas pela equipe econômica do governo federal (corte de gastos), o dólar voltou a cair ontem (4), a R$ 5,48. 📉 Na semana, a queda acumulada é de 1,82%. 💵📈 No ano, no entanto, houve alta de 13,07%, sendo que a maior disparada ocorreu nas últimas semanas em meio a declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de (mais) atritos com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. 🦑⚔️🏦 -  Infomoney (Leitura: 5min) + G1 (Leitura: 3min)


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.