#1199: Partido Trabalhista tem vitória esmagadora no Reino Unido 🇬🇧

Governo conservador durava 14 anos, como explicamos no Pulpo Eleitoral

#1199: Partido Trabalhista tem vitória esmagadora no Reino Unido 🇬🇧
Keir Starmer é o novo primeiro-ministro britânico / Imagem: Reprodução/X/Twitter
Table of Content
Bem-vindo ao resumo de notícias do Correio Sabiá no WhatsApp. Receba antes, gratuitamente, aqui. Saia quando quiser, se quiser.

🇬🇧 Reino Unido. Uma vitória esmagadora do Partido Trabalhista, encerrando 14 anos de governo conservador. 💼 Foi isso o que ocorreu no Reino Unido, que teve eleições ontem (4). 🗳️ O resultado era previsto, como mostramos no Pulpo Eleitoral. 🐙 O anúncio real oficial foi feito na manhã de hoje (5), no horário local. ⌚️ -  The Guardian (Leitura: no seu tempo, em inglês) ⏰ “Que horas vamos ver quem ganhou?” Era esse o título de uma reportagem que encontramos e que mostrava diferentes pontos de vista da mídia local. 📺 - The Guardian (Leitura: 4min, em inglês)

🐙 Pulpo Eleitoral. O que está esperando para participar do grupo que fala sobre eleições no mundo? Entre agora no Pulpo Eleitoral. 🗳️

💬 Falando no Pulpo… Mostramos ontem (4) uma curiosidade. 🤔🚨 Nosso leitor em Londres (🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿) fez um relato sobre o dia de eleição. Disse que estava na rua e passou um caminhão com caixa de som, sendo o piloto e o copiloto mascarados, falando no microfone que "votar no Labour (Partido Trabalhista) era votar no genocídio". 🚚🎤 Acrescentou nosso leitor: "Eram tipo máscaras de palhaço, pintadas nas cores da bandeira da Palestina". 🇵🇸🤡

💭 Contexto. Por prudência, tentando compreender melhor o que estaria por trás desse episódio antes de noticiar, começamos a pesquisar. O que encontramos: o eleitor britânico estaria meio "de saco cheio" com o "mais do mesmo" dos partidos. 😡 Reportagens mostram a queda histórica do comparecimento eleitoral. 📊📰 Também mostram que eleitores de longa data do Partido Trabalhista estão frustrados com posições idênticas às de outras legendas. 😔 O posicionamento quanto à guerra em Gaza é um deles. 💣 Daí caminhões circularem com esse tipo de "ativismo". 🚚

🇫🇷 França. A França vai destacar 30 mil policiais por todo o país no domingo (7) à noite, depois da eleição legislativa, para fazer a segurança e evitar ataques. 👮🏻‍♂️ Na quarta (3), houve ataque contra a porta-voz do governo e sua equipe. 🚔 - The Guardian (Leitura: 1min30s, em inglês)

🇧🇷 Por aqui… O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 11 pessoas foram indiciadas pela PF (Polícia Federal) no caso das jóias da Arábia Saudita. 💎🇸🇦 O indiciamento é quando o delegado titular do caso conclui que há indícios de crime de uma pessoa ou um grupo. 🕵🏻‍♂️🚨 Isso é levado ao relator, que supervisiona a investigação. Neste caso, o relator é o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que encaminha o material à PGR (Procuradoria-Geral da República). 👨🏻‍⚖️📮 Se a PGR decidir denunciar Bolsonaro, ele vira réu. ⚖️ - G1 (Leitura: 3min)

💰 Economia. Com as promessas feitas pela equipe econômica do governo federal (corte de gastos), o dólar voltou a cair ontem (4), a R$ 5,48. 📉 Na semana, a queda acumulada é de 1,82%. 💵📈 No ano, no entanto, houve alta de 13,07%, sendo que a maior disparada ocorreu nas últimas semanas em meio a declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de (mais) atritos com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. 🦑⚔️🏦 -  Infomoney (Leitura: 5min) + G1 (Leitura: 3min)

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.