#1194: Debate nos Estados Unidos entre Biden e Trump

Atual presidente pareceu confuso e alarmou Democratas sobre sua condição de concorrer

#1194: Debate nos Estados Unidos entre Biden e Trump
Biden e Trump fizeram o 1º debate presidencial da eleição de 2024 no dia 27.jun / Imagem: Reprodução/YouTube/CNN
Link copiado!
Bem-vindo ao resumo de notícias enviado pelo Correio Sabiá no WhatsApp. Receba gratuitamente aqui. Saia quando quiser, se quiser.

🇺🇸 Estados Unidos. Houve ontem à noite (27) o 1º debate entre os presidenciáveis nos Estados Unidos (🇺🇸), o democrata Joe Biden (atual presidente) e o republicano Donald Trump (ex-presidente). ⚔️ O Semafor (um jornal online que o Correio Sabiá gosta bastante) manchetou: “O debate que os Democratas temiam”. 📰

  • 😰 Isso porque Biden estava rouco e pareceu confuso. 😵‍💫😮‍💨 Teve dificuldades de concluir frases e raciocínios, inclusive sobre seus feitos no governo. 🎩 No final, os democratas teriam ficado alarmados e estariam cogitando até trocar seu candidato. 🤯⚠️ Foi isso o que noticiou uma grande parte da imprensa. 🗞️

💬 Continuando… Em alguns momentos, Biden até conseguiu emplacar ataques contra Trump. ⚔️ Chamou-o de “criminoso condenado”, por exemplo. Também disse que tornará o aborto legal se for reeleito. 🤰🏾✅ Para ele, a questão deve ser definida entre as mulheres e seus médicos, e não por políticos. 👨🏻‍⚕️⛑️ (O aborto tem sido um tema relevante no noticiário brasileiro, por causa de um projeto de lei). 📽️ Assista ao debate em inglês no YouTube da CNN. 📺 - YouTube (Vídeo: na íntegra, em inglês)

Mais. Trump tirou proveito das confusões de Biden. Também falou que “estamos muito, muito perto da 3ª guerra mundial, e ele [Biden] está nos dirigindo até lá”. 🚙💣 Disse que a Rússia (🇷🇺) não teria invadido a Ucrânia (🇺🇦) se estivesse na Presidência. 🪖 Tentou se esquivar duas vezes de uma pergunta da apresentadora: se aceitaria o resultado da eleição, caso fosse negativo para ele. Na 3ª vez, disse: “Sem dúvida, vou aceitar o resultado das eleições, se o resultado for justo e legal”. 🤔 - G1 (Leitura: 3min) + The Guardian (Leitura: em inglês)

  • 🇺🇸 Quando é a eleição nos Estados Unidos? 5.nov.2024
👨🏻‍🚀 platō. Estamos tirando dúvidas de assuntos relacionados às notícias. A eleição nos Estados Unidos é um deles. 🗣️ Fazemos isso no platō, a platōforma do Correio Sabiá para você mandar perguntas e ser respondido por jornalistas ou pesquisadores. ❓😉 Participe.
🐙 Pulpo Eleitoral. Também temos feito diálogos de alto nível no Pulpo Eleitoral, que é o projeto do Correio Sabiá para descobrir e aprender sobre eleições no mundo. 🗳️ Nos 2 casos, os grupos são interativos e estão na nossa Comunidade. Participe.

💬 Aliás… Nossos leitores pediram explicações mais aprofundadas sobre a eleição da França (🇫🇷), prevista para domingo (30.jun.2024). O presidente Emmanuel Macron dissolveu a Assembleia Nacional depois do avanço da extrema direita. 👉🏻 Agora, os franceses terão que votar em 577 deputados. 🗳️ - Correio Sabiá (Leitura: 5min)

📍 No Brasil (🇧🇷)… O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou de “cretinos” aqueles que responsabilizaram suas declarações pelo aumento do dólar. 💵📈 Lula disse que o dólar já havia aumentado 15 minutos antes de suas falas. 💸 Numa tréplica, jornais disseram que a moeda norte-americana subiu, principalmente, durante as declarações dele. 👀 Ontem (27), o dólar teve leve redução (0,2%), cotado a R$ 5,50. 📉 No entanto, está num dos maiores patamares dos últimos 2 anos e meio. 📊

  • Por que o dólar está tão alto? Explicamos com profundidade no platō. Participe.

🍁 Porte de maconha. Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Luís Roberto Barroso disse ontem (27) que não é “comentarista do fato político do dia” nem “censor do que diz o presidente”. 👨🏻‍⚖️ Isso depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentar sobre a descriminalização do porte de 40g de maconha para uso pessoal. 🦑⚖️ Lula falou que a Corte não devia “se meter em tudo” e que a discussão deveria era do Congresso. 🎩


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.