#1194: Debate nos Estados Unidos entre Biden e Trump

Atual presidente pareceu confuso e alarmou Democratas sobre sua condição de concorrer

#1194: Debate nos Estados Unidos entre Biden e Trump
Biden e Trump fizeram o 1º debate presidencial da eleição de 2024 no dia 27.jun / Imagem: Reprodução/YouTube/CNN
Table of Content
Bem-vindo ao resumo de notícias enviado pelo Correio Sabiá no WhatsApp. Receba gratuitamente aqui. Saia quando quiser, se quiser.

🇺🇸 Estados Unidos. Houve ontem à noite (27) o 1º debate entre os presidenciáveis nos Estados Unidos (🇺🇸), o democrata Joe Biden (atual presidente) e o republicano Donald Trump (ex-presidente). ⚔️ O Semafor (um jornal online que o Correio Sabiá gosta bastante) manchetou: “O debate que os Democratas temiam”. 📰

  • 😰 Isso porque Biden estava rouco e pareceu confuso. 😵‍💫😮‍💨 Teve dificuldades de concluir frases e raciocínios, inclusive sobre seus feitos no governo. 🎩 No final, os democratas teriam ficado alarmados e estariam cogitando até trocar seu candidato. 🤯⚠️ Foi isso o que noticiou uma grande parte da imprensa. 🗞️

💬 Continuando… Em alguns momentos, Biden até conseguiu emplacar ataques contra Trump. ⚔️ Chamou-o de “criminoso condenado”, por exemplo. Também disse que tornará o aborto legal se for reeleito. 🤰🏾✅ Para ele, a questão deve ser definida entre as mulheres e seus médicos, e não por políticos. 👨🏻‍⚕️⛑️ (O aborto tem sido um tema relevante no noticiário brasileiro, por causa de um projeto de lei). 📽️ Assista ao debate em inglês no YouTube da CNN. 📺 - YouTube (Vídeo: na íntegra, em inglês)

Mais. Trump tirou proveito das confusões de Biden. Também falou que “estamos muito, muito perto da 3ª guerra mundial, e ele [Biden] está nos dirigindo até lá”. 🚙💣 Disse que a Rússia (🇷🇺) não teria invadido a Ucrânia (🇺🇦) se estivesse na Presidência. 🪖 Tentou se esquivar duas vezes de uma pergunta da apresentadora: se aceitaria o resultado da eleição, caso fosse negativo para ele. Na 3ª vez, disse: “Sem dúvida, vou aceitar o resultado das eleições, se o resultado for justo e legal”. 🤔 - G1 (Leitura: 3min) + The Guardian (Leitura: em inglês)

  • 🇺🇸 Quando é a eleição nos Estados Unidos? 5.nov.2024
👨🏻‍🚀 platō. Estamos tirando dúvidas de assuntos relacionados às notícias. A eleição nos Estados Unidos é um deles. 🗣️ Fazemos isso no platō, a platōforma do Correio Sabiá para você mandar perguntas e ser respondido por jornalistas ou pesquisadores. ❓😉 Participe.
🐙 Pulpo Eleitoral. Também temos feito diálogos de alto nível no Pulpo Eleitoral, que é o projeto do Correio Sabiá para descobrir e aprender sobre eleições no mundo. 🗳️ Nos 2 casos, os grupos são interativos e estão na nossa Comunidade. Participe.

💬 Aliás… Nossos leitores pediram explicações mais aprofundadas sobre a eleição da França (🇫🇷), prevista para domingo (30.jun.2024). O presidente Emmanuel Macron dissolveu a Assembleia Nacional depois do avanço da extrema direita. 👉🏻 Agora, os franceses terão que votar em 577 deputados. 🗳️ - Correio Sabiá (Leitura: 5min)

📍 No Brasil (🇧🇷)… O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou de “cretinos” aqueles que responsabilizaram suas declarações pelo aumento do dólar. 💵📈 Lula disse que o dólar já havia aumentado 15 minutos antes de suas falas. 💸 Numa tréplica, jornais disseram que a moeda norte-americana subiu, principalmente, durante as declarações dele. 👀 Ontem (27), o dólar teve leve redução (0,2%), cotado a R$ 5,50. 📉 No entanto, está num dos maiores patamares dos últimos 2 anos e meio. 📊

  • Por que o dólar está tão alto? Explicamos com profundidade no platō. Participe.

🍁 Porte de maconha. Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Luís Roberto Barroso disse ontem (27) que não é “comentarista do fato político do dia” nem “censor do que diz o presidente”. 👨🏻‍⚖️ Isso depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentar sobre a descriminalização do porte de 40g de maconha para uso pessoal. 🦑⚖️ Lula falou que a Corte não devia “se meter em tudo” e que a discussão deveria era do Congresso. 🎩

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.