#1193: Tentativa de golpe militar na Bolívia, explicada (até onde sabemos)

Militares armados entraram no palácio presidencial, mas desistiram do golpe

#1193: Tentativa de golpe militar na Bolívia, explicada (até onde sabemos)
Tanques vistos na rua em La Paz, no dia 26.jun.2024, em imagens da televisão boliviana / Imagem: Reprodução/BTV/YouTube
Link copiado!
Bem-vindo ao resumo de notícias enviado pelo Correio Sabiá no WhatsApp. Receba gratuitamente aqui. Saia quando quiser, se quiser.

🇧🇴 Bolívia. Houve ontem (26) uma tentativa de golpe na Bolívia para depor o presidente Luis Arce. Um tanque e militares armados entraram no palácio presidencial. 🪖 Rapidamente, a comunidade internacional expressou repúdio ao episódio. 📢 O Brasil foi um desses países, mas longe de ser o único. 🌎 Até mesmo opositores do governo se manifestaram contrários. (Foi algo bem unânime que uniu diferentes espectros políticos). 🎩🤝 - G1 (Leitura: 2min)

💬 Continuando… Conversamos pelo WhatsApp com uma jornalista baseada na Bolívia. 🗞️📲 Ela nos disse que a situação era de “caos total”, com “militares na rua” e “bomba gás lacrimogêneo”. 💣 🐙 O tema foi discutido no Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá para descobertas sobre eleições no mundo. 🗳️ 

  • Uma emissora local transmitiu ao vivo, no YouTube. 📽️

💭 Contexto. Arce era aliado do ex-presidente Evo Morales. 🤝 Os 2 romperam no ano passado, quando Morales anunciou sua intenção de disputar novamente a Presidência. 🧩 A tentativa de golpe foi do general Juan José Zúñiga. 🪖 Ele foi demitido na terça (25), após declarar que prenderia Morales caso fosse eleito no pleito de 2025. 🗳️🚨 A avaliação é de que a declaração ultrapassou os limites institucionais. Na quarta (26), Zúñiga foi até o palácio presidencial com tropas próximas a ele. 🫡 - Xadrez Verbal

⁉️ Ainda há várias coisas que não sabemos. Existe um vídeo dentro do palácio presidencial em que Arce encara Zúñiga e fala em tom ríspido para acabar com a tentativa de golpe. 😤 Por que o general aceitou? E por que aceitou tudo pacificamente? 🤔 Não sabemos. Zúñiga foi preso e será processado por terrorismo. 🚔 Arce já mudou o comando das Forças Armadas. 🪑 Seguiremos monitorando o assunto no Correio Sabiá. 📡 - G1 (Vídeo) + BBC Brasil (Leitura: no seu tempo)

👨🏻‍🚀 platō. Criamos uma uma platōforma em que você pode mandar perguntas sobre as notícias e ser respondido por especialistas. ❓😉 Participe do grupo

🇰🇪 Quênia. O presidente do Quênia, William Ruto, disse ontem (26) que não vai sancionar o projeto de lei que aumenta impostos no país. 💸 Houve uma semana de protestos contra a taxação. ✊🏾 Pelo menos menos 22 pessoas morreram nos atos, de acordo com a Comissão Nacional do Quênia para os Direitos Humanos. 😔 - Nexo (Leitura: 3min)

🍁 Porte de maconha. Qual quantidade de maconha configura uso pessoal e qual configura tráfico? 🆚 De acordo com a decisão de ontem (26) do STF (Supremo Tribunal Federal), 40g. 👨🏻‍⚖️ A quantidade, no entanto, é um critério relativo. Se houver prova de venda, a pessoa poderá ser presa por tráfico mesmo com menos de 40g (anotações ou até uma balança supostamente seriam indícios). ⚖️ - Conjur (Leitura: 4min)

🐊 Pantanal. O número de focos de incêndio neste ano no Pantanal já é um recorde e ainda nem chegamos na época de seca. 🔥 Toda atenção é pouca para esse tema. É também importante observar a seca nos outros biomas brasileiros. Estão todos queimando e o pior ainda não chegou. 🌳 - O Assunto (áudio: 28min) + Jornal Nacional (Vídeo: 1min54s)  


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.