#1190: Anúncios do Google viabilizam receita de sites extremistas e desinformativos

Pesquisa mapeou 55 sites compartilhados com frequência em grupos de extrema direita no Telegram

#1190: Anúncios do Google viabilizam receita de sites extremistas e desinformativos
Estudo mostrou como 70% do financiamento desses sites é proveniente da big tech / Imagem: Solen Feyissa/Unsplash
Table of Content
Bem-vindo ao resumo de notícias enviado pelo Correio Sabiá no WhatsApp. Receba gratuitamente aqui. Saia quando quiser, se quiser.

👀 Para ficar de olho nesta semana:

  • A retomada do julgamento sobre porte de maconha para uso pessoal. 🍁
  • Divulgação da ata da reunião que manteve taxa básica de juros (Selic) a 10,5% ao ano. 📋🪙
  • Fim do prazo para prefeituras do Rio Grande do Sul cadastrarem famílias atingidas pela tragédia socioambiental no Auxílio Reconstrução. ⛈️
  • Bônus: Fim da greve de professores de universidades federais. 👨🏻‍🏫🔚
🗓️ Agenda da Semana. Saiba o que está previsto para ocorrer em cada dia desta semana. - Correio Sabiá

💻 Google. Reportagem do The Intercept mostrou como o Google é responsável por cerca de 70% da receita dos sites de extrema direita. 💵👉🏻 Um estudo com pesquisadores da PUC-Rio e da UFF (Universidade Federal Fluminense) considerou 55 sites compartilhados com frequência em grupos de extrema direita no Telegram. 📲 Por meio de anúncios automatizados, a existência desses sites hiperpartidários e desinformativos é viabilizada, já que ganham uma fonte de renda praticamente passiva. 🤳🏻💰 - The Intercept (Leitura: 3min)  

📸 Continuando… O Aos Fatos mostrou que a Meta teria desrespeitado a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) ao não informar claramente aos usuários sobre o uso de dados para IA (inteligência artificial). 🤖📄 A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) informou que vai questionar a big tech. ❓ - Aos Fatos (Leitura: 4min) 

🔊 Acústica oceânica. Imaginem um projeto científico enorme. 👨🏻‍🔬 A pedido do Ibama, 11 pesquisadores brasileiros passaram 6 anos (de 2015 a 2021) monitorando os sons debaixo d’água na Bacia de Santos, estado de São Paulo. 🌊🎚️ Alguns resultados foram oficialmente compartilhados em revista internacional no dia 17.jun.2024. 🤓 Publicamos uma reportagem a respeito no nosso site (que está voando em design, velocidade e conteúdo). 🖥️ - Correio Sabiá (Leitura: 4min) 

Mais. Foram coletadas mais de 170 mil horas de áudios, numa área que abrange 251 mil km2. O estudo é importantíssimo para entender o impacto do barulho causado pelo ser humano (embarcações pesqueiras e turísticas, plataformas de exploração de petróleo e gás, atividades sísmicas, etc.) nos biomas. 🐠🐋 Com dados, é possível direcionar políticas públicas que garantam a conservação oceânica. 📊♻️ Acompanhe o @ocean.correiosabia

🔥 Pantanal em chamas. Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é a cidade que lidera a quantidade de queimadas neste ano. 🌳🆘 Direto de lá, a Luany Mônaco falou na página Fique Sabendo. 📹🎤 Ela foi uma das mentoradas em nosso programa sobre como comunicar delitos ambientais, aliança entre o Correio Sabiá, Internews, WCS (Wildlife Conservation Society) e USAID (Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional). 🤝👨🏻‍🏫 - Instagram (vídeo)

🔚 Por fim… Ainda sobre eventos previstos para estes dias, mapeamos que tem eleição na Mongólia (🇲🇳) na sexta (28). A Mauritânia (🇲🇷) tem pleito no sábado (29). 🗳️ No domingo (30), a França (🇫🇷) realiza eleição antecipada, depois do avanço da extrema direita na eleição para o Parlamento Europeu. 🇪🇺 O Pulpo Eleitoral é o espaço criado pelo Correio Sabiá para descobrir e debater eleições no mundo. Participe. 🐙

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.