#1177: Dia Mundial do Meio Ambiente (5.jun)
Marina Silva faz pronunciamento em rede nacional de rádio e TV e promete programa nacional para enfrentar emergência climática
♻️ Meio Ambiente. Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, a ministra Marina Silva fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV. 📻 “Proteger o meio ambiente é salvar vidas”, disse. 📺 Anunciou que o governo lançará um plano nacional para enfrentamento da emergência climática. 🆘 - GOV (Vídeo: 5min40s)
➕ Mais. A Câmara aprovou ontem (4) um projeto que define diretrizes gerais para o poder público elaborar planos de adaptação à mudança do clima. 📝☑️ Segue para sanção presidencial. 📬 - Câmara (Leitura: 2min30s)
🌊 Ocean. Para reforçar a importância da temática oceânica, o Correio Sabiá criou um Instagram dedicado exclusivamente à cobertura desse assunto. Acompanhe.
🎩 Por outro lado… A maioria dos deputados federais que integram uma comissão que investiga a crise sanitária e assistência dos Yanomami (9 do total de 16) já discursou a favor do garimpo na Amazônia. 👀👨🏻🌾 14 deles pertencem à Frente Parlamentar da Agropecuária, a chamada bancada ruralista, principal bloco de oposição à pauta indígena. ✊🏾🛖 - InfoAmazonia (Leitura: 3min)
💬 Ainda na Câmara… Deputados federais aprovaram urgência para votar projeto que cria prazo-limite para realização de aborto nos casos atualmente permitidos em lei. 🤰🏾⏰ A autoria do texto é de vários deputados da bancada evangélica. 🙏 Ou seja, um projeto conservador, que coloca ainda mais barreiras para o aborto. 👀 - Congresso em Foco (Leitura: 2min30s)
⛱️ Privatização de praias. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse ontem (4) que, no Congresso Nacional, “não estamos discutindo privatização de praias”. 🤔 Era uma referência à PEC (proposta de emenda à Constituição) nº 3/2022, que, na prática, faz exatamente isso: abre brecha para privatização de praias. 🏨🐚 - Câmara (Leitura: 3min)
➡️ Entenda a proposta que abre brecha para privatizar praias. - Correio Sabiá (Leitura: no seu tempo)
🎩 Já no Senado, houve adiamento da votação de uma proposta de ontem (4) para hoje (5). 📝 Trata-se do projeto que retoma a taxação de compras internacionais de até US$ 50. 👚🪙 Entenda: a taxação foi incluída dentro de um outro projeto que não tinha nada a ver com isso, sobre incentivo à produção de veículos sustentáveis. 🚘♻️ Já houve aprovação na Câmara, onde deputados federais atenderam a pedidos de varejistas nacionais (taxar estrangeiros é bom para eles). 🛍️ - G1 (Vídeo: 5min57s)
💬 Por outro lado… Tem projeto avançando, mais especificamente na Comissão de Infraestrutura, autorizando empresas estrangeiras a operar voos domésticos que passem pela Amazônia Legal. 🌳✈️ O texto passará por nova votação na comissão. Se aprovado, seguirá para a Câmara. 📑📬 O principal objetivo é permitir empresas estrangeiras a operar voos internacionais ligando o Brasil a outros países. 🛫☑️ Assim, poderiam fazer a rota Miami-Manaus-Belém-Miami, por exemplo. 📍🗺️ - Senado (Leitura: 2min)
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.