Chegou agora? Entenda o noticiário da semana #03

Entenda a noticiário com o Correio Sabiá: todo domingo, uma reportagem que contextualiza o que foi e o que será notícia,
Table of Content

Chegou agora? Entenda o noticiário da semana #03

Depois do reajuste da gasolina e do diesel, discussões sobre combustíveis devem dominar a pauta da semana
Entenda a noticiário com o Correio Sabiá: todo domingo, uma reportagem que contextualiza o que foi e o que será notícia, fazendo a ponte entre uma e outra semana / Foto: Scott Graham/Unsplash
Entenda o noticiário com o Correio Sabiá: todo domingo, uma reportagem que contextualiza o que foi e o que será notícia, fazendo a ponte entre uma e outra semana / Foto: Scott Graham/Unsplash

A semana passada foi mais curta, com feriadão de Corpus Christi na última quinta-feira (16). E, bem na saída para o feriado, quarta-feira (15), muita coisa aconteceu. Para que você entenda o noticiário, vamos recapitular:

  1. houve a confirmação de que os corpos do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, que estavam desaparecidos desde o dia 5 de junho, foram encontrados no Amazonas. Até agora, há 3 presos e outros 5 suspeitos.
  2. o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu elevar a taxa básica de juros, a Selic, de 12,75% ao ano para 13,25%, o maior patamar em 5 anos.
  3. da mesma maneira, o equivalente ao Copom nos Estados Unidos, o Fomc, elevou a taxa básica de juros norte-americana em 0,75 ponto percentual. 

Já na sexta-feira (17), o Ibovespa caiu forte e fechou abaixo do patamar de 100 mil pontos. Já o dólar, subiu. Fechou cotado a R$ 5,14. E, na mesma sexta, a Petrobras anunciou reajuste da gasolina (5,18%) e do diesel (14,26%) às distribuidoras.

Esse reajuste atingiu em cheio o governo federal, que já tinha indicado em abril um outro presidente para a Petrobras. Os consumidores, é claro, também serão impactados.  

E não para por aí. (Agora, que recapitulamos os últimos capítulos, vamos o que deve ocorrer nos próximos dias para fazer a ponte entre uma semana e outra.)

O noticiário desta semana deve ser tomado por avanços nas discussões sobre a política de preços da estatal (baseada na cotação do barril do petróleo no mercado internacional) e até na taxação dos lucros da Petrobras.

É com objetivo de avançar nessas discussões que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que reuniria líderes partidários nesta segunda-feira (20). Aliás, Lira falou que o atual presidente da estatal é “ilegítimo”.

Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), emitiu uma nota na qual pressiona o governo federal, maior acionista da estatal, a tomar providências para reduzir os valores dos combustíveis. Pacheco falou na criação de um fundo de estabilização de preços.

Eis a íntegra da nota:

“Se a situação dos preços dos combustíveis está saindo do controle, o Governo deve aceitar dividir os enormes lucros da Petrobras com a população, por meio de uma conta de estabilização de preços em momentos de crise. Afinal, é inexistente a dicotomia Petrobras e Governo, pois a União é a acionista majoritária da estatal e sua diretoria indicada pelo Governo. Além disso, medidas semelhantes estão sendo adotadas por outros países em favor de sua economia e de sua população.

O Senado aprovou inúmeras matérias legislativas que estavam ao seu alcance e agora espera medidas rápidas e efetivas por parte da Petrobras e de sua controladora, a União. Já que o governo é contra discutir a política de preços da empresa e interferir na sua governança, a conta de estabilização é uma alternativa a ser considerada.”

Além dessas autoridades, também devemos observar ao longo desta semana as manifestações de governadores a respeito dos combustíveis, já que nos últimos meses nos acostumamos a ver várias movimentações que constetavam o ICMS desses itens.

Inclusive, na semana passada, avançou o projeto que limita a 17% a cobrança do ICMS sobre combustíveis, transportes públicos, energia elétrica e comunicações –todos estes agora considerados essenciais.

O texto tinha sido aprovado na Câmara, inicialmente. Depois, foi aprovado no Senado. No entanto, como sofreu alterações, voltou para apreciação dos deputados federais. E foi rápido. Estes congressistas, por fim, aprovaram o projeto na quarta-feira (15). Agora, falta a sanção presidencial.

Esquecemos algum evento importante? Avise para a nossa equipe: redacao@correiosabia.com.br. “Entenda o noticiário” é mais uma iniciativa do Correio Sabiá para fazer você realmente compreender as notícias.

Para saber uma agenda completa e detalhada, consulte a Agenda da Semana que o Correio Sabiá publica neste site aos domingos, com a previsão do que deve ser notícia nos próximos dias.

Author

Maurício de Azevedo Ferro
Maurício de Azevedo Ferro

Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.