Após viagem a Washington, Correio Sabiá retoma atividades

Após viagem a Washington, Correio Sabiá retoma atividades
Link copiado!

Após viagem a Washington, Correio Sabiá retoma atividades nesta segunda-feira (19)

Criador e diretor do Correio Sabiá passou duas semanas com empreendedores de mídia da América Latina
Foto: Louis Velazquez/Unsplash
Correio Sabiá esteve em viagem as Estados Unidos a convite do ICFJ (International Center for Journalists) / Foto: Louis Velazquez/Unsplash

O Correio Sabiá restabelece suas atividades a partir desta segunda-feira (19.set.2022), após um período em viagem a trabalho para Washington, nos Estados Unidos.

Isso quer dizer que a curadoria de notícias enviada pelo WhatsApp voltará a ser enviada com a mesma regularidade: de segunda a sexta-feira, sempre de manhã.

Lembrando: quem financia o Correio Sabiá recebe a curadoria mais cedo. É uma vantagem que oferecemos para estimular que apoiem nosso trabalho.

No entanto, os envios são gratuitos para quem não é financiador (ocorrem só um pouco mais tarde).

Já a curadoria de notícias diária feita por podcast pode continuar sofrendo algumas intercorrências, porque o diretor desta organização jornalística continua em viagem, onde terá mais alguns compromissos profissionais.

Correio Sabiá viaja a Washington a convite do ICFJ

Criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro viajou na noite do dia 4 de setembro à capital norte-americana, a convite do Departamento de Estado dos Estados Unidos e do ICFJ (International Center for Journalists) para representar esta organização jornalística. 

Por que isso importa? Porque a viagem ocorreu a trabalho e serviu para aprender mais sobre Jornalismo. O aprendizado servirá para tornar o Correio Sabiá ainda mais útil para você.

Houve duas semanas de networking com outros empreendedores de mídia de países de toda a América Latina. Ao todo, 45, e a viagem foi totalmente custeada pelo governo norte-americano. 

A experiência previa palestras com algumas das maiores autoridades do Jornalismo no mundo, workshops, mentorias, além do contato com jovens que pensam no futuro e na sustentabilidade da imprensa.

O motivo do convite foi uma bolsa (fellowship) num programa de Empreendedorismo e Inovação para a América Latina que Maurício Ferro recebeu do ICFJ –por causa do trabalho no Correio Sabiá– na 1ª metade de 2020. 

“É emocionante olhar tudo o que temos conquistado há tanto tempo. Na época da bolsa, o Correio Sabiá não era nem de perto tão grande quanto é hoje. Este trabalho já dura quase 4 anos. Cada dia que passa é um tijolinho a mais. Aos poucos, estamos construindo uma organização cada vez maior. É lindo ver esse crescimento e reconhecimento gradual que temos obtido. Também é lindo saber que estamos só no começo. Ainda vamos voar muito mais alto”, disse Ferro.

Criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro, viaja a Washington para representar a startup em duas semanas de aprendizado com referências do Jornalismo / Foto: Renata Cabral
Criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro, viajou a Washington para representar a startup em duas semanas de aprendizado com referências do Jornalismo / Foto: Renata Cabral

A bolsa em empreendedorismo e inovação obtida pelo Correio Sabiá –na figura do criador e diretor desta startup jornalística– era organizada pelo ICFJ e custeada com recursos do Departamento de Estado dos Estados Unidos. 

Àquela altura, o programa previa meses de intercâmbio nos Estados Unidos, com imersão em redação de grandes jornais e revistas norte-americanas, tais como Washington Post, The Atlantic, USA Today e Huffington Post, por exemplo.

A pandemia, no entanto, impediu a realização presencial do evento. O programa, então, ocorreu remotamente. 

Agora, passadas as restrições sanitárias decorrentes da pandemia da covid-19, todos os bolsistas contemplados nas edições do programa (atualmente chamado Emerging Media Leaders) desde o 1º semestre de 2020 no programa foram chamados para duas semanas presenciais (in-person trip). 

“É simplesmente fantástico, depois de 2 anos, ter finalmente a oportunidade de conhecer pessoalmente tanta gente incrível cujo contato, até então, era só remoto. Serão dias usados para aprender muito e voltar ao Brasil cheio de ideias para melhorar o Sabiá”, afirmou Ferro.

Washington fica num fuso horário de uma hora a menos que o Brasil (seguindo a hora oficial de Brasília). 

Além disso, institucionalmente, o Correio Sabiá entendeu que essa imersão deveria ser tratada como prioridade máxima para desenvolvimento sustentável desta startup jornalística. 

“Um convite para ir a Washington, para fazer networking com referências na área e para aprender sobre Jornalismo com as maiores autoridades do mundo, com quem pensa na profissão, não acontece duas vezes. Por esse motivo, como criador e diretor do Correio Sabiá, tratarei essa ocasião como prioridade da startup”, completou Ferro.

Correio Sabiá tratará viagem a Washington como prioridade institucional para que leitores e ouvintes tenham, na ponta da linha, produtos e serviços melhores para se manterem bem informados / Arte: Alex Abreu
Correio Sabiá tratou viagem a Washington como prioridade institucional para que leitores e ouvintes tenham, na ponta da linha, produtos e serviços melhores para se manterem bem informados / Arte: Alex Abreu

Um dos principais objetivos de uma viagem como essa é ter ideias que possam ser usadas para melhorar o Correio Sabiá. Isso envolve, por fim, fazer a startup jornalística crescer sustentavelmente. Na ponta da linha, os maiores beneficiados serão leitores e ouvintes.

Houve esforço para manter o funcionamento de todos os produtos e serviços durante os dias de viagem, mas essa intenção tornou-se inviável por causa da agenda lotada de compromissos.

As programações formais começavam, no máximo, às 9h do horário local e se estendiam, algumas vezes, até o início da noite.  

Por isso, desde o momento da viagem, o Correio Sabiá informou sobre a possibilidade de haver intercorrências na programação e pediu a compreensão de todos que acompanham esta startup por ser uma ocasião única, da qual os maiores beneficiados serão os próprios leitores e ouvintes.

“O intuito é continuar com todas as publicações normalmente. Isso envolverá um esforço muito maior, porque o fuso pesa contra e a agenda lotada de compromissos também. De qualquer forma, mesmo que não seja possível pontualmente cumprir com alguma publicação ou serviço, o resultado final valerá a pena, porque trata-se de uma experiência única que vai beneficiar o próprio leitor ou ouvinte do Sabiá”, disse Ferro.

O Correio Sabiá ainda informou que houve um aumento da transparência desta startup nos últimos meses, com políticas sólidas editoriais, de combate ao assédio, de missão, visão e valores, além de um Código de Conduta. Tudo está acessível na seção Quem Somos do site do Correio Sabiá.

Outra iniciativa que o Correio Sabiá adotou foi a divulgação mensal, em forma de balanços, de tudo o que é feito nesta startup.

O Correio Sabiá ainda reforça –e incentiva- que toda e qualquer pessoa que acompanha esta startup entre em contato para dar feedbacks, com críticas, elogios e sugestões de melhorias. É isso o que nos faz voar mais longe. E sempre juntos.  


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.