Correio Sabiá: balanço do que fizemos em novembro

Balanço do que fizemos em novembro no Correio Sabiá para melhorar a sua experiência de consumir informações / Foto: Aust
Table of Content

Correio Sabiá: saiba o que fizemos em novembro para te deixar bem informado

Encerramos nossa participação em diversos programas online, incluindo a aceleração do Google
Balanço do que fizemos em novembro no Correio Sabiá para melhorar a sua experiência de consumir informações / Foto: Austin Distel/Unsplash
Balanço do que fizemos em novembro no Correio Sabiá para melhorar a sua experiência de consumir informações / Foto: Austin Distel/Unsplash

Principais destaques do Correio Sabiá em novembro:

  • Finalizamos nossa participação no programa de aceleração de startups do Google News Initiative, o Startups Lab Brasil 2022. O programa foi todo remoto, com mentorias e apoio financeiro. Para o encerramento, fizemos uma apresentação que envolvia todo o nosso crescimento ao longo de anos e nossos próximos passos, validados com pesquisas e feedbacks da nossa audiência.

Saiba todas as novidades do Correio Sabiá em novembro

Eis abaixo a lista completa de melhorias e novidades de novembro, de acordo com cada canal do Correio Sabiá:

Site

  • Depois de bater recorde de audiência e aumentar nossas visualizações de páginas no Google no mês anterior, tivemos uma queda nessas métricas em novembro. Tudo dentro do previsto, considerando que acabou a eleição e começou a Copa do Mundo;
  • Embora tenhamos sido aprovados no Flourish for Newsrooms, ainda não conseguimos usar a ferramenta. O Flourish é útil para produzir infográficos, o que vai melhorar a sua visualização (e entendimento) das reportagens, com elementos visuais. Adquirimos um plano gratuito do Flourish e pretendemos inserir gráficos mais avançados no site do Correio Sabiá

Por fora

  • Finalizamos nossa participação no programa de aceleração de startups do Google News Initiative, que prevê mentorias e apoio financeiro para o Correio Sabiá e outras 15 startups jornalísticas selecionadas na edição deste ano.
  • Validamos e seguimos desenvolvendo uma solução para melhorar a forma como você consome notícias por aqui, com base nos aprendizados e feedbacks que tivemos durante o programa de aceleração do Google. O objetivo será tornar o Correio Sabiá ainda mais interativo.
  • Finalizamos nossa participação num outro programa remoto do Google, o NCI (News Consumer Insights) Shift, uma iniciativa para entender e melhorar as métricas do nosso site, com engajamento de audiência. Houve videochamadas para ajustarmos o Correio Sabiá e tornarmos esta startup melhor para você. 
  • Também encerramos nossa participação num outro programa remoto, o Audience First, no qual conquistamos uma bolsa junto ao ISE Business School. O mês foi cheio de videochamadas.
  • Criador e CEO do Correio Sabiá, Maurício Ferro produziu uma reportagem para o IJNet (International Journalists Network) na qual dá dicas sobre como construir uma seção Quem Somos num site de notícias. A experiência no Correio Sabiá foi mencionada. Uma seção Quem Somos é importante por transparência junto à audiência.

Podcast

  • Batemos a marca de 400 ouvintes.

Twitter

  • Depois de crescer quase 30% no mês anterior, reduzimos o crescimento;
  • SIGA o Correio Sabiá no Twitter (@correiosabia):

WhatsApp

  • Criamos um grupo para envio de notícias em tempo real, intensificando a aposta de viralizar jornalismo profissional no app de mensagens.

Eleições

  • Mesmo depois das eleições, mantivemos aberto o formulário para você tirar dúvidas diretamente com a nossa redação. Valem perguntas sobre notícias supostamente falsas ou até assuntos que você queira se aprofundar. O preenchimento leva menos de 1 minuto.

Destaques do Correio Sabiá nos meses anteriores

Veja abaixo alguns dos principais destaques do Correio Sabiá nos meses anteriores:

  • outubro: a principal novidade do mês foi que este site apresentou recorde de audiência e visualizações de páginas no Google, muito disso por causa da eleição, mas também pelo crescimento de quase 30% que tivemos no Twitter. Prova de que o trabalho está sendo bem feito e que estamos indo em frente em diversas redes.
  • setembro: viajamos a Washington, DC (Estados Unidos, a convite do ICFJ (International Center for Journalists) e do Departamento de Estado dos Estados Unidos para uma conferência de quase 2 semanas com jornalistas e empreendedores de 11 países da América Latina, por causa de uma bolsa que recebemos em 2020 (início da pandemia) num programa de empreendedorismo e inovação.
  • agosto: fomos selecionados num programa de aceleração de startups do Google News Initiative, junto com outras 15 organizações jornalísticas.
  • julho: criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro participou como speaker de um painel gravado do Congresso Internacional da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), no qual contou sobre esta organização jornalística.
  • junho: estreamos o canal do TikTok (@correiosabia) e já tivemos um vídeo com quase 400 mil visualizações, ampliamos a campanha de financiamento e a cobertura de Meio Ambiente/Ciência.
  • maio: organizamos internamente o Correio Sabiá, com diversas diretrizes que orientam esta organização jornalística, em PDF, na seção “Quem Somos”.
  • abril: repercussão da entrevista exclusiva com o ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Fabricio Queiroz e lançamento de um canal por e-mail.

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.