Correio Sabiá: balanço do que fizemos em novembro
Correio Sabiá: saiba o que fizemos em novembro para te deixar bem informado
Encerramos nossa participação em diversos programas online, incluindo a aceleração do Google
- Cadastre-se aqui para receber informes do Correio Sabiá por e-mail.
- Ouça nosso podcast diário na sua plataforma preferida de streaming. E acompanhe nossas redes (Instagram, Twitter, LinkedIn e Facebook).
- Financie o Correio Sabiá. Além de ganhar algumas contrapartidas, ainda nos faz ser mais úteis para você.
Principais destaques do Correio Sabiá em novembro:
- Finalizamos nossa participação no programa de aceleração de startups do Google News Initiative, o Startups Lab Brasil 2022. O programa foi todo remoto, com mentorias e apoio financeiro. Para o encerramento, fizemos uma apresentação que envolvia todo o nosso crescimento ao longo de anos e nossos próximos passos, validados com pesquisas e feedbacks da nossa audiência.
Saiba todas as novidades do Correio Sabiá em novembro
Eis abaixo a lista completa de melhorias e novidades de novembro, de acordo com cada canal do Correio Sabiá:
Site
- Depois de bater recorde de audiência e aumentar nossas visualizações de páginas no Google no mês anterior, tivemos uma queda nessas métricas em novembro. Tudo dentro do previsto, considerando que acabou a eleição e começou a Copa do Mundo;
- Embora tenhamos sido aprovados no Flourish for Newsrooms, ainda não conseguimos usar a ferramenta. O Flourish é útil para produzir infográficos, o que vai melhorar a sua visualização (e entendimento) das reportagens, com elementos visuais. Adquirimos um plano gratuito do Flourish e pretendemos inserir gráficos mais avançados no site do Correio Sabiá.
Por fora
- Finalizamos nossa participação no programa de aceleração de startups do Google News Initiative, que prevê mentorias e apoio financeiro para o Correio Sabiá e outras 15 startups jornalísticas selecionadas na edição deste ano.
- Validamos e seguimos desenvolvendo uma solução para melhorar a forma como você consome notícias por aqui, com base nos aprendizados e feedbacks que tivemos durante o programa de aceleração do Google. O objetivo será tornar o Correio Sabiá ainda mais interativo.
- Finalizamos nossa participação num outro programa remoto do Google, o NCI (News Consumer Insights) Shift, uma iniciativa para entender e melhorar as métricas do nosso site, com engajamento de audiência. Houve videochamadas para ajustarmos o Correio Sabiá e tornarmos esta startup melhor para você.
- Também encerramos nossa participação num outro programa remoto, o Audience First, no qual conquistamos uma bolsa junto ao ISE Business School. O mês foi cheio de videochamadas.
- Criador e CEO do Correio Sabiá, Maurício Ferro produziu uma reportagem para o IJNet (International Journalists Network) na qual dá dicas sobre como construir uma seção Quem Somos num site de notícias. A experiência no Correio Sabiá foi mencionada. Uma seção Quem Somos é importante por transparência junto à audiência.
Podcast
- Batemos a marca de 400 ouvintes.
- Depois de crescer quase 30% no mês anterior, reduzimos o crescimento;
- SIGA o Correio Sabiá no Twitter (@correiosabia):
- Criamos um grupo para envio de notícias em tempo real, intensificando a aposta de viralizar jornalismo profissional no app de mensagens.
Eleições
- Mesmo depois das eleições, mantivemos aberto o formulário para você tirar dúvidas diretamente com a nossa redação. Valem perguntas sobre notícias supostamente falsas ou até assuntos que você queira se aprofundar. O preenchimento leva menos de 1 minuto.
Destaques do Correio Sabiá nos meses anteriores
Veja abaixo alguns dos principais destaques do Correio Sabiá nos meses anteriores:
- outubro: a principal novidade do mês foi que este site apresentou recorde de audiência e visualizações de páginas no Google, muito disso por causa da eleição, mas também pelo crescimento de quase 30% que tivemos no Twitter. Prova de que o trabalho está sendo bem feito e que estamos indo em frente em diversas redes.
- setembro: viajamos a Washington, DC (Estados Unidos, a convite do ICFJ (International Center for Journalists) e do Departamento de Estado dos Estados Unidos para uma conferência de quase 2 semanas com jornalistas e empreendedores de 11 países da América Latina, por causa de uma bolsa que recebemos em 2020 (início da pandemia) num programa de empreendedorismo e inovação.
- agosto: fomos selecionados num programa de aceleração de startups do Google News Initiative, junto com outras 15 organizações jornalísticas.
- julho: criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro participou como speaker de um painel gravado do Congresso Internacional da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), no qual contou sobre esta organização jornalística.
- junho: estreamos o canal do TikTok (@correiosabia) e já tivemos um vídeo com quase 400 mil visualizações, ampliamos a campanha de financiamento e a cobertura de Meio Ambiente/Ciência.
- maio: organizamos internamente o Correio Sabiá, com diversas diretrizes que orientam esta organização jornalística, em PDF, na seção “Quem Somos”.
- abril: repercussão da entrevista exclusiva com o ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Fabricio Queiroz e lançamento de um canal por e-mail.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.