#865: Tebet e FHC apoiam Lula; Ibaneis, do MDB, vai de Bolsonaro
#865: Tebet e FHC apoiam Lula; Ibaneis, do MDB, fica com Bolsonaro
União Brasil opta pela neutralidade; Temer desmente apoio ao presidente; Garcia vê debandada em SP
O resumo do resumo:
- Ipec coloca Lula com 55% dos votos válidos, contra 45% de Bolsonaro; presidente tem 50% de rejeição, enquanto petista tem 40%;* [Correio Sabiá detalhará sua opção pontual por divulgar a pesquisa e seu posicionamento futuro sobre esse assunto]
- Lula recebe apoio de FHC e Simone Tebet; PT reúne dezenas de autoridades a favor do ex-presidente num evento; União Brasil fica neutro; e Bolsonaro recebe apoio de Ibaneis, mais um governador;
- Governo bloqueia verba da Educação, dizem universidades; Lula exalta Fies e Nordeste; Bolsonaro diz que esquerda levou “falta de cultura” no Nordeste; Correio Sabiá mostra vídeo da declaração no Twitter (@correiosabia)
Financie o nosso jornalismo independente. Assim, você nos ajuda no combate à desinformação e ganha uma experiência ainda melhor com o Sabiá.
- Clique aqui para acessar a Agenda da Semana, onde você encontrará os principais eventos políticos e econômicos esperados para hoje e para os próximos dias.
Agora, pegue o seu café e vamos à curadoria completa das notícias essenciais:
Pesquisa Ipec coloca Lula com 55% dos votos válidos e Bolsonaro, 45%
A mais recente pesquisa eleitoral (considerando o momento em que esta reportagem foi escrita), divulgada nesta quarta-feira (5.out.2022), colocou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 55% dos votos válidos, à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 45%. Os dados são de levantamento do Ipec, e as entrevistas ocorreram de segunda (3) a quarta-feira (5).
A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram ouvidas 2 mil pessoas em 129 municípios brasileiros. O nível de confiança é de 95%. Os dados mostram que 50% dos eleitores não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum, enquanto Lula é rejeitado por 40%.
Por que o Correio Sabiá divulgou a pesquisa? Fomos perguntados por 2 leitores sobre a opção por divulgar de uma pesquisa eleitoral, considerando que houve erros em edições anteriores. (Sim, é possível fazer qualquer pergunta para o Correio Sabiá por meio deste formulário). Escreveremos um amplo texto em resposta a esse questionamento pertinente, porque acreditamos que: 1) essa é a melhor forma de explicar essa divulgação pontual da nossa parte (não costumamos divulgar pesquisas); 2) é a maneira mais justa de dar a devida importância aos feedbacks dos leitores, que levam a reflexões valiosas sobre o Jornalismo que fazemos; 3) nosso trabalho precisa desse tipo de interação para ser cada vez mais útil a você. Agora, continuemos com a curadoria de notícias. Pegue seu café de novo.
Lula recebe apoios de FHC e Simone Tebet; União Brasil fica neutro
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), como mostramos na versão da curadoria de notícias que publicamos em nosso site.
Lula recebeu ainda o apoio da candidata derrotada à Presidência Simone Tebet (MDB-MS). O vídeo com uma declaração da senadora consta em nosso TikTok (@correiosabia).
O União Brasil anunciou uma reunião nesta quarta-feira (5) para definir sobre quem apoiará no 2º turno da eleição presidencial. Informamos que o evento ocorreria no Twitter: @correiosabia. Depois do encontro, ficou decidido que o União Brasil se manterá neutro. A legenda liberou que cada um vote de acordo com a própria consciência.
Ibaneis apoia Bolsonaro; Temer desmente apoio e deve ficar neutro
Houve notícias de que o ex-presidente Michel Temer (MDB) teria decidido apoiar o presidente Jair Bolsonaro (PL), no entanto ainda não há nada oficial sobre isso. Aliás, a tendência é que Temer não anuncie apoio por ninguém. Já o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), reeleito em 1º turno, anunciou que apoiará Bolsonaro. E o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), viu uma debandada de seus secretários após definir apoio a Bolsonaro.
PT reúne senadores e governadores em apoio a Lula
Houve nesta quarta-feira (5) um evento considerado importante pelo PT que reuniu uma série de senadores, senadores eleitores, governadores e governadores eleitos. Destacamos em nosso podcast diário desta quinta (6) duas declarações do Lula. Numa delas, ele fala sobre o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), num dia em que as universidades federais informaram que o governo federal bloqueou R$ 1 bilhão da Educação, sendo R$ 328 milhões para a educação superior.
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias no seu WhatsApp
- Clique aqui para se INSCREVER em nosso podcast diário no Spotify.
- Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade. Seja um apoiador do nosso trabalho.
Num outro trecho, também destacado em nosso podcast diário (para saber onde ouvir, clique aqui ou procure por “Correio Sabiá” na sua plataforma preferida de streaming), Lula diz que vencerá nos 3 maiores colégios eleitorais do país (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), onde os governadores são apoiadores de Bolsonaro. (Entenda por que Minas Gerais é considerado um retrato de como vota o eleitorado brasileiro.) E também exalta o Nordeste, região com grande votação petista.
Bolsonaro atrela esquerda à ‘falta de cultura’ do Nordeste
Neste caso do Nordeste, especificamente, as declarações contrastam com uma live feita por Bolsonaro nesta quarta (5). O presidente mostrou reportagem da CNN Brasil na qual 9 dos 10 estados com maiores taxas de analfabetismo votaram em Lula. Depois, Bolsonaro cita o Nordeste e diz que a esquerda leva à “falta de cultura”. A declaração foi publicada na íntegra em nosso Twitter (@correiosabia).
Assobio: Cultura e escolaridade são coisas diferentes. Todo mundo tem cultura, embora possa não tem escolaridade elevada. E a cultura de uma pessoa menos escolarizada não é menor do que a cultura de uma pessoa altamente escolarizada. É necessário que o Jornalismo faça essas observações.
- Leia ainda no Correio Sabiá as últimas atualizações da guerra na Ucrânia.
Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.
Este resumo foi enviado por volta das 7h para quem financia o Correio Sabiá. O financiamento é voluntário e MUITO importante para continuarmos fazendo nosso trabalho. Em seguida, por volta das 8h, foi enviado gratuitamente para mais de 3,5 mil leitores do Correio Sabiá no WhatsApp, como forma de distribuir conteúdo confiável nas redes e combater a desinformação. Clique aqui para receber.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.