⚡️ #1034: Lewandowski no governo, guerra em Gaza e conflito no Equador
Sabiá #1034: Lewandowski no governo, guerra em Gaza e conflito no Equador
Listamos as principais notícias da nossa curadoria enviada pelo WhatsApp
➡️ Retomamos nossas atividades normais em 2024 no dia 8.jan. Durante o recesso (final de 2023/início de 2024), continuamos a atualizar redes sociais (@correiosabia) e site. No entanto, pausamos os envios de resumos de notícias essenciais no WhatsApp, algo que fazemos desde 2018. Uma pausa merecida para recarregar as baterias. ? Agora, publicamos uma espécie de “resumo do resumo”, consolidando o que enviamos nesta semana a quem participa dos nossos grupos no app de mensagens.
⚖️ Ministério da Justiça. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou ontem (11.jan.2024) que o ex-ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski será o novo ministro da Justiça e Segurança Pública de seu governo, no lugar de Flávio Dino, que assumirá uma vaga no STF. ????⚖️
- ➕ Mais. O secretário-executivo Ricardo Cappelli, número 2 do Ministério da Justiça e Segurança Pública e ativo integrante da pasta, informou que não pediu demissão (ao contrário do que jornais do país informaram). ?️ Falou que vai apenas sair de férias e regressar para ajudar na transição da chefia. ?️
?? Israel x Hamas. O governo Lula declarou apoio à denúncia por crimes que “possam constituir genocídio” feita pela África do Sul contra Israel na Corte de Haia, após reunião do presidente com o embaixador da Palestina no Brasil, dia 10.jan. ⚖️? Em nota, o governo brasileiro volta a condenar “os ataques terroristas” do Hamas, ao mesmo tempo em que afirma que “tais atos não justificam o uso indiscriminado, recorrente e desproporcional de força por Israel contra civis.” ?️ – Gov (Leitura: 1min)
- Como o assunto é complexo, o Correio Sabiá procurou análises sobre o assunto feitas por pessoas que estudam o tema a fundo. Para te ajudar a ficar bem-informado, ampliando sua visão de mundo, mostramos abaixo alguns comentários que garimpamos por aí.
Thiago Amparo é professor de Relações Internacionais da FGV (Fundação Getulio Vargas):
Rodrigo Bulamah é antropólogo e professor da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro):
?? Equador. Ainda falando de assuntos internacionais, as Forças Armadas do Equador apresentaram no dia 10 o seu 1º balanço oficial desde que começou o conflito armado interno no país. ? Ao todo, 329 supostos terroristas foram presos e 5 foram mortos; 2 policiais morreram e 1 ficou ferido. ??♂️? – Primicias (Leitura: 2min, em espanhol) | ? A taxa de homicídios no Equador aumentou mais de 670% nos últimos 5 anos, de 2018 a 2023. ? – Poder360 (Leitura: 2min30s)
➕ Mais. Separamos 3 reportagens que resumem os acontecimentos por lá para te ajudar a entender as notícias. ? Uma delas é em espanhol, de um jornal equatoriano. Outra é nossa mesmo, no site do Correio Sabiá. ? Por fim, um texto do G1. Esperamos que ajude. ? – GK (Leitura: no seu tempo, em espanhol ??) + Correio Sabiá (Leitura: 2min30s) + G1 (Leitura: 2min)
? Economia. No Brasil, a inflação acumulada em 2023 foi de 4,62%, dentro da meta. ??? O centro da meta era de 3,25%. O piso, 1,75%. O teto, 4,75%. ? (Note que considera-se cumprida a meta com 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo). – Correio Sabiá (Leitura: 2min) | ?? Já na Argentina, a inflação anual fechou em 211,4%. ?? Apenas em dezembro, houve crescimento de 50,5 pontos percentuais na taxa. ? – Poder360 (Leitura: 2min)
? Enem dos Concursos. O Ministério da Gestão e Inovação anunciou o CNPU (Concurso Público Nacional Unificado), chamado informalmente de “Enem dos Concursos”, cujas inscrições começam a partir do próximo dia 19 e vão até 6.fev. ?️ A taxa será de R$ 60 (nível médio) a R$ 90 (nível superior). ?
- Algumas pessoas estão isentas do pagamento da taxa. Também há reserva de vagas para cotas específicas. ? Serão selecionados 6.640 futuros servidores públicos para ministérios e outros órgãos. ? – BBC Brasil (Leitura: 3min) + CNN Brasil (Leitura: 2min)
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.