#1034: Lewandowski no governo, guerra em Gaza e conflito no Equador

11.01.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com o Ministro da Justiça e Segurança P
Table of Content

⚖️ Ministério da Justiça. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou ontem (11.jan.2024) que o ex-ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski será o novo ministro da Justiça e Segurança Pública de seu governo, no lugar de Flávio Dino, que assumirá uma vaga no STF. 🦑🦖👨🏻‍⚖️

  • Mais. O secretário-executivo Ricardo Cappelli, número 2 do Ministério da Justiça e Segurança Pública e ativo integrante da pasta, informou que não pediu demissão (ao contrário do que jornais do país informaram). 🗞️ Falou que vai apenas sair de férias e regressar para ajudar na transição da chefia. 🏖️

🇮🇱 Israel x Hamas. O governo Lula declarou apoio à denúncia por crimes que “possam constituir genocídio” feita pela África do Sul contra Israel na Corte de Haia, após reunião do presidente com o embaixador da Palestina no Brasil, dia 10.jan. ⚖️📜 Em nota, o governo brasileiro volta a condenar “os ataques terroristas” do Hamas, ao mesmo tempo em que afirma que “tais atos não justificam o uso indiscriminado, recorrente e desproporcional de força por Israel contra civis.” 🏚️ – Gov (Leitura: 1min)

  • Como o assunto é complexo, o Correio Sabiá procurou análises sobre o assunto feitas por pessoas que estudam o tema a fundo. Para te ajudar a ficar bem-informado, ampliando sua visão de mundo, mostramos abaixo alguns comentários que garimpamos por aí.

Thiago Amparo é professor de Relações Internacionais da FGV (Fundação Getulio Vargas):

Rodrigo Bulamah é antropólogo e professor da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro):

🇪🇨 Equador. Ainda falando de assuntos internacionais, as Forças Armadas do Equador apresentaram no dia 10 o seu 1º balanço oficial desde que começou o conflito armado interno no país. 🪖 Ao todo, 329 supostos terroristas foram presos e 5 foram mortos; 2 policiais morreram e 1 ficou ferido. 👮🏻‍♂️🚓 – Primicias (Leitura: 2min, em espanhol) | 🔫 A taxa de homicídios no Equador aumentou mais de 670% nos últimos 5 anos, de 2018 a 2023. 📈 – Poder360 (Leitura: 2min30s) 

Mais. Separamos 3 reportagens que resumem os acontecimentos por lá para te ajudar a entender as notícias. 📰 Uma delas é em espanhol, de um jornal equatoriano. Outra é nossa mesmo, no site do Correio Sabiá. 😉 Por fim, um texto do G1. Esperamos que ajude. 🙂 – GK (Leitura: no seu tempo, em espanhol 🇪🇨) + Correio Sabiá (Leitura: 2min30s) + G1 (Leitura: 2min)

💰 Economia. No Brasil, a inflação acumulada em 2023 foi de 4,62%, dentro da meta. 👍🏻🎯 O centro da meta era de 3,25%. O piso, 1,75%. O teto, 4,75%. 📊 (Note que considera-se cumprida a meta com 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo). – Correio Sabiá (Leitura: 2min) | 🇦🇷 Já na Argentina, a inflação anual fechou em 211,4%. 🤯💸 Apenas em dezembro, houve crescimento de 50,5 pontos percentuais na taxa. 📈 – Poder360 (Leitura: 2min)  

👔 Enem dos Concursos. O Ministério da Gestão e Inovação anunciou o CNPU (Concurso Público Nacional Unificado), chamado informalmente de “Enem dos Concursos”, cujas inscrições começam a partir do próximo dia 19 e vão até 6.fev. 🗓️ A taxa será de R$ 60 (nível médio) a R$ 90 (nível superior). 💵

  • Algumas pessoas estão isentas do pagamento da taxa. Também há reserva de vagas para cotas específicas. 🪪 Serão selecionados 6.640 futuros servidores públicos para ministérios e outros órgãos. 🏬 – BBC Brasil (Leitura: 3min) + CNN Brasil (Leitura: 2min) 

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.