Congresso da Abraji: Correio Sabiá fala em painel sobre WhatsApp
Congresso da Abraji: Correio Sabiá participa de painel sobre divulgação de notícias pelo WhatsApp
Após duas edições online, evento retoma modelo presencial sem abrir mão de uma etapa virtual
O Correio Sabiá participa de um dos painéis do 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado do dia 3 ao 7 de agosto, em São Paulo, pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias no seu WhatsApp
- Clique aqui para se INSCREVER em nosso podcast diário no Spotify.
- Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade. Seja um apoiador do nosso trabalho.
O Congresso promovido pela Abraji é um dos mais importantes da América Latina para o Jornalismo. De acordo com a associação, “especialistas do Brasil e do mundo discutirão 15 grandes temas”, como: “técnicas de apuração, trabalhos notáveis, projetos inovadores, transparência pública, proteção e segurança, ataques à democracia, desinformação, racismo, inclusão e sustentabilidade”.
Após 2 anos de evento remoto, por causa da pandemia da covid-19, o Congresso da Abraji volta a ser presencial em 2022, mas terá também uma etapa virtual. Haverá painéis gravados e ao vivo, além daqueles in loco. Isto é parte do esforço da organização para garantir qualidade e bem-estar aos palestrantes e participantes.
Além disso, a possibilidade de assistir aos painéis remotamente também tende a ampliar o acesso ao Congresso, pois há estudantes e profissionais de diversas regiões que, muitas vezes, não podem viajar para acompanhar os debates presencialmente.
Eis a divisão da programação do Congresso da Abraji deste ano:
- 3 e 4 de agosto: realização da etapa online e gratuita do evento;
- 5 a 7 de agosto: realização da etapa presencial e paga do Congresso, na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em Higienópolis, São Paulo.
Observação: o último dia do evento será dedicado à 4ª edição do Domingo de Dados, ocasião com foco em oficinas e palestras sobre Jornalismo de dados.
O Correio Sabiá é representado no Congresso da Abraji por seu fundador e diretor, o jornalista Maurício Ferro. Neste link você encontra a lista de palestrantes e os painéis confirmados.
O painel gravado do qual o Correio Sabiá fará parte se chama “Aprenda a divulgar notícias pelo WhatsApp”. Será exibido no dia 3 de agosto, das 16h30 às 18h. O acesso é gratuito. É necessário apenas se cadastrar aqui.
Eis a composição do painel:
- Maurício Ferro, fundador e diretor do Correio Sabiá; e
- Thiago Borges, fundador e gestor de conteúdo do Periferia em Movimento.
- Mediação: Chico de Gois, fundador da Agência Brasília Alta Frequência.
O tema do painel, sobre divulgação de notícias pelo WhatsApp, está relacionado a como surgiu o Correio Sabiá. Esta organização jornalística independente cresceu a partir do aplicativo de mensagens, onde começou a produzir Jornalismo a partir de uma newsletter diária para um único grupo.
A base de leitores do Correio Sabiá cresceu no WhatsApp: de 1 grupo para os atuais 18, com cerca de 3 mil leitores diários. O veículo foi contemplado com um fellowship no programa “A Digital Path to Entrepreneurship and Innovation for Latin America“, do ICFJ (International Center for Journalists).
Atualmente, o Correio Sabiá tem podcast diário, newsletter semanal por e-mail, site e está em todas as redes sociais (@correiosabia). A newsletter pelo WhatsApp permanece, com os mesmos envios diários de quando o veículo foi criado.
A história completa do Correio Sabiá, assim como a trajetória profissional do seu criador e diretor Maurício Ferro, as biografias de seus colaboradores e os documentos internos que garantem transparência à organização jornalística (Políticas Editoriais, Código de Conduta e Missão, Visões e Valores) podem ser vistos na seção Quem Somos deste site.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.