Cobertura jornalística de ataques a escolas 📚

Índice

Cobertura jornalística de ataques a escolas ?

Assobio: Considerando as melhores práticas jornalísticas que temos conhecimento até o momento e o crescimento de ataques a escolas (incluindo o mais recente episódio desse tipo nesta quarta-feira, dia 5 de abril de 2023, em Santa Catarina), eu, o Sabiá, manifesto que não vou divulgar fotos, vídeos, nomes ou quaisquer outras informações sobre pessoas que pratiquem atos violentos desse tipo.

Esta reportagem do Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) aponta relatórios científicos que mostram os pontos de atenção quando tratamos, na imprensa, de ataques a escolas. Para quem quiser se aprofundar, recomendo.

O amplo entendimento no meio jornalístico é que a divulgação dessas pessoas é vista como um “troféu”. ? Um prêmio. Assim, acaba “contagiando” outras pessoas com tendências semelhantes. O resultado provável: mais ataques.

Obs.: Ao não divulgar essas informações, não estou dizendo que não haverá ataques. No entanto, afirmo que o amplo entendimento é que não divulgar essas informações tende a, pelo menos, mitigar o incentivo a novos ataques.

Vale lembrar: nossa missão no Correio Sabiá é assobiar para que você seja sábio –e realmente consiga entender o noticiário. Acreditamos em Jornalismo interativo. Você pode nos perguntar o que quiser (não hesite em mandar uma mensagem: redacao@correiosabia.com.br).

Temos uma seção Quem Somos com documentos de transparência, em PDF; quem participa deste jornal; qual a nossa história… Mas também já produzimos uma reportagem para contar um pouquinho de tudo isso. É um prazer receber você aqui no nosso ninho.

Autor

Maurício de Azevedo Ferro
Maurício de Azevedo Ferro

Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.

Participe para se juntar à discussão.

Por favor, crie uma conta gratuita para se tornar membro e participar da discussão.

Já tem uma conta? Entrar

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.