Agenda: saiba os compromissos de Lula nesta sexta-feira (13)
Agenda da Semana (9 a 15.jan): o que acompanhar no noticiário
Noticiário terá desdobramentos dos atos golpistas conduzidos por bolsonaristas radicais
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. Se esquecermos algo, avise aqui: redacao@correiosabia.com.br. A publicação desta agenda ocorreu, originalmente, no dia 9 de janeiro de 2023, às 1h22. No entanto, atualizamos este conteúdo frequentemente para mantê-lo/a bem informado.
Para manter no radar:
- Desdobramentos dos atos golpistas conduzidos por bolsonaristas radicais. Para ficar por dentro do assunto, acompanhe esta reportagem do Correio Sabiá que também recebe atualizações constantes.
Veja abaixo a Agenda da Semana:
Segunda-feira (9):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 9h – Reunião com a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber
- 15h – Telefonema do Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa
- 16h30 – Telefonema do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton
- 18h – Reunião com Governadores
- Senado. O primeiro vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), convocou reunião de líderes para esta segunda-feira (9.jan.2023), às 10h, para tratar do caso;
- Combustíveis. Manifestantes bolsonaristas radicais pretendem impedir distribuição de combustíveis a partir de paralisações nas refinarias. Ou seja, é necessário monitorar desde a madrugada desta segunda-feira (9) a mavimentação em torno desses atos, conforme falou o futuro presidente da Petrobras, o senador Jean Paul Prates (PT-RN).
- Itamaraty. O Ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Yoshimasa Hayashi, manterão encontro de trabalho, no marco da Parceria Estratégica e Global entre os 2 países, estabelecida em 2014. Serão tratados temas como expansão do comércio e investimentos; cooperação em ciência, tecnologia e inovação; segurança energética e alimentar; mudança do clima e parcerias para descarbonização; atualização do mecanismo bilateral de cooperação técnica; política de vistos para viagens de curta duração e integração de comunidades; e diálogo em foros multilaterais.
- Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Banco Central, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país.
- Europa. Divulgação da taxa de desemprego em novembro na zona do euro.
Terça-feira (10):
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- 9h: Ministro da Casa Civil, Rui Costa, ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta;
- 10h: Presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – Consórcio Nordeste, governador da Paraíba, João Azevêdo
- 11h30: Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo
- 15h: Ministro da Casa Civil, Rui Costa, ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, líder do governo no Senado Federal, senador Jaques Wagner, líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado José Guimarães, e líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues
- 16h: Ministra da Saúde, Nísia Trindade
- 17h: Ministro da Educação, Camilo Santana
- Inflação. IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de dezembro. Consequentemente, saberemos o consolidado da inflação em 2022.
- Senado. Provável votação do decreto editado por Lula que define intervenção federal no Distrito Federal até o dia 31 de janeiro de 2023 (eis a íntegra do decreto).
- Estados Unidos. Discurso do presidente do Fed (Federal Reserve) –o Banco Central dos Estados Unidos–, Jerome Powell, sobre os rumos da política monetária dos EUA.
Quarta-feira (11):
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- 9h: Presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, governador do estado do Pará, Helder Barbalho
- 10h: Governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas
- 11h: Presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, e presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira
- 16h: Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias
- 17h: Cerimônias de assunção nos cargos das ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, com assinatura da sanção presidencial ao PL (projeto de lei) n° 4566/2021, que tipifica a injúria racial como crime de racismo
- Varejo. Divulgação pelo IBGE da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) de novembro. São as vendas no varejo, que devem refletir as vendas na Black Friday.
Quinta-feira (12):
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- 9h: Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta
- 9h30: Café com jornalistas que trabalham especificamente na cobertura do Palácio do Planalto
- 11h: Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e presidente da Caixa, Rita Serrano
- 11h30: Ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Gonçalves Dias
- 12h30: Deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR)
- 14h30: Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e Secretário Especial de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Wellington César Lima
- 15h: Ministro dos Transportes, Renan Filho
- 16h: Ministro das Cidades, Jader Filho
- 17h: Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes
- 18h: Cerimônia de posse da Presidenta da CAIXA, Rita Serrano
- Ministério da Fazenda. Às 14h30, o ministro Fernando Haddad anuncia um pacote de medidas da sua pasta.
- Estados Unidos. Divulgação da inflação ao consumidor nos EUA.
- Serviços. Divulgação, também pelo IBGE, da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços).
Sexta-feira (13):
- Lula. Eis a lista de compromissos:
- 9h: Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta
- 9h30: Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin
- 15h: Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos
- 16h: Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira
- PIB. Divulgação pelo Banco Central do IBC-Br, conhecido como a prévia do PIB (Produto Interno Bruto).
- Europa. Divulgação do PIB da Alemanha no 4º trimestre de 2022.
- Europa. Divulgação da produção industrial em novembro na zona do euro.
Sábado (14):
- -x-x-x-
Domingo (15):
- -x-x-x-
Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:
Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos políticos e econômicos mais relevantes por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias no seu WhatsApp
- Clique aqui para se INSCREVER em nosso podcast diário no Spotify.
- Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade. Seja um apoiador do nosso trabalho.
Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.
O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos sobre determinada informação. Você pode checar nossas Políticas Editoriais e outros códigos internos na seção Quem Somos deste site.
Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.