Agenda: saiba quais foram os principais eventos desta semana
Agenda da Semana (5 a 11): o que acompanhar no noticiário
Continuam no radar as novidades da equipe de transição de governo, com possíveis anúncios de ministros
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. Se esquecermos algo, avise aqui: redacao@correiosabia.com.br. Esta reportagem foi originalmente publicada no dia 5 de dezembro de 2022, mas recebe atualizações diárias.
Independentemente dos dias da semana, listamos abaixo alguns tópicos para manter sempre no radar nesta semana:
- perguntas que ainda estão sem resposta, mas que devem nortear o noticiário;
- sinalizações sobre eventuais ministros do governo eleito (principalmente, o ministro da Economia);
- declarações do governo eleito sobre responsabilidade fiscal e teto de gastos;
- conflitos entre Ucrânia e Rússia;
- avanço ou não da covid-19 na China, bem como eventuais novas medidas restritivas no Brasil e no mundo.
Veja abaixo a Agenda da Semana:
Segunda-feira (5):
- Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Baco Central, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país.
- Copa do Mundo. Às 16h, o Brasil joga contra a Coreia do Sul, pelas oitavas de final da Copa do Mundo.
- Transição de governo. A partir desta segunda (5) até quarta-feira (7), o subgrupo Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do GT (grupo temático) de Minas e Energia cumpre agenda no Rio de Janeiro.
- Nesta segunda e terça, na parte da manhã, o subgrupo faz visita à sede da Petrobras. Na semana passada, em reunião online com o presidente da estatal, ficou acertada esta visita para troca de informações entre a Petrobras e a transição.
- Ainda na terça, na parte da tarde, o GT terá reuniões com diretores e representantes da ANS (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis); da PPSA (Companhia Pré-Sal Petróleo) e da EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
- Já na quarta-feira (7), o grupo terá reunião com entidades e associações do setor.
- No retorno a Brasília, na quinta-feira (8), está prevista a realização de coletiva de imprensa do GT de Minas e Energia, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede da transição de governo.
Terça-feira (6):
- Copom. 1º dia da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) neste ano.
- Senado. Sessão deliberativa semipresencial, às 16h, destinada à deliberação da seguinte pauta:
- PEC 2/2017 (Senador Eunício Oliveira e outros): Altera o § 1º do art. 31 e o art. 75 da Constituição Federal para estabelecer os Tribunais de Contas como órgãos permanentes e essenciais ao controle externo da administração pública.
- PL 3523/2019 (Deputado Major Olimpio): Altera a Lei nº 11.930/2009, para facilitar a localização de doadores cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
- SCD ao PL 4815/2019 (Senador Alessandro Vieira): Altera a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), e a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, para dispor sobre a implementação de ações de assistência social, a promoção da saúde mental e a prevenção do suicídio entre profissionais de segurança pública e defesa social e para instituir as diretrizes nacionais de promoção e defesa dos direitos humanos dos profissionais de segurança pública e defesa social.
- PL 2757/2022 (Senador Confúcio Moura): Altera a Lei nº 11.952, de 25 de junho de 2009, para determinar a extinção das cláusulas resolutivas constantes de títulos de domínio expedidos anteriormente a 10 de outubro de 1997.
- PRS 53/2022 (CAE): Autoriza o município do Rio de Janeiro (RJ) a contratar operação de crédito externo, com garantia da República Federativa do Brasil, no valor de até US$ 135.238.245,00 milhões.
Quarta-feira (7):
- Copom. 2º dia da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) neste ano. A taxa básica de juros deve ser mantida em 13,75% ao ano.
- Combustíveis. Começam a valer as reduções às distribuidoras nos valores da gasolina e do diesel anunciadas nesta terça-feira (6) pela Petrobras.
- Senado. Sessão deliberativa semipresencial, às 16h, destinada à deliberação da seguinte pauta:
- (Pendente de leitura) MPV 1133/2022: Dispõe sobre as Indústrias Nucleares do Brasil S.A. e sobre a pesquisa, a lavra e a comercialização de minérios nucleares, de seus concentrados e derivados, e de materiais nucleares.
- PEC 32/2022 (Senador Marcelo Castro e outros): Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para permitir a implementação do Programa Bolsa Família e definir regras para a transição da Presidência da República aplicáveis à Lei Orçamentária de 2023, e dá outras providências. (Tramita em conjunto com as PECs nºs 31, 33 e 34/2022).
- PL 798/2021 (Senador Rodrigo Pacheco): Concede novo prazo para adesão ao Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT) e dispõe sobre a interpretação do § 12 do art. 4º da Lei nº 13.254, de 13 de janeiro de 2016.
- PDL 1102/2021 (CRE/CD): Aprova o texto do Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e os Estados de Guernsey para o Intercâmbio de Informações Relativas a Matérias Tributárias, celebrado em Londres, em 6 de fevereiro de 2013.
- PDL 1104/2021 (CRE/CD): Aprova o texto do Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República do Iêmen, celebrado em Brasília, em 6 de agosto de 2014.
Quinta-feira (8):
- Varejo. Resultado das vendas no varejo referentes a outubro.
- Senado. Sessão deliberativa semipresencial, às 16h, destinada à deliberação da seguinte pauta:
- PL 2076/2022 (Deputado Eduardo Gomes): Institui o “Dia Nacional da Proteção de Dados”.
- PL 469/2022 (Senador Alexandre Silveira): Altera o Código Penal, para prever o crime de rixa em decorrência de eventos esportivos e dá outras providências.
- PDL 139/2022 (CRE/CD): Aprova o texto do Acordo-Quadro entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da Jamaica sobre Cooperação em Matéria de Defesa, assinado em Kingston, em 13 de fevereiro de 2014.
- PDL 254/2022 (CRE/CD): Aprova o texto do Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República do Quênia na Área de Educação, assinado em Nairóbi, em 6 de julho de 2010.
Sexta-feira (9):
- Copa do Mundo. Às 12h, o Brasil joga pelas quartas de final da Copa do Mundo contra a Croácia.
- Copa do Mundo. Às 16h, a Argentina joga contra a Holanda pelas quartas de final da Copa do Mundo. O vencedor desta partida enfrentará o vencedor do jogo do Brasil na semifinal.
- Inflação. Divulgação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), a inflação oficial do país, referente a novembro.
- Lula. Às 10h15, o presidente eleito conversa com a imprensa no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede da transição de governo, onde deve anunciar os primeiros ministros de seu governo.
Sábado (10):
- -x-x-x-
Domingo (11):
- -x-x-x-
Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:
Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos políticos e econômicos mais relevantes por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias no seu WhatsApp
- Clique aqui para se INSCREVER em nosso podcast diário no Spotify.
- Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade. Seja um apoiador do nosso trabalho.
Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.
O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos sobre determinada informação. Você pode checar nossas Políticas Editoriais e outros códigos internos na seção Quem Somos deste site.
Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.