Agenda: saiba quais foram os principais eventos desta semana

Agenda: saiba quais foram os principais eventos desta semana
Link copiado!

Agenda da Semana (5 a 11): o que acompanhar no noticiário

Continuam no radar as novidades da equipe de transição de governo, com possíveis anúncios de ministros
Agenda da Semana: será necessário ter atenção às novidades do governo eleito, junto com o monitoramento da agenda econômica e das expectativas sobre os principais indicadores / Foto: Flipsnack/Unsplash
Agenda da Semana: será necessário ter atenção às novidades do governo eleito, junto com o monitoramento da agenda econômica e das expectativas sobre os principais indicadores / Foto: Flipsnack/Unsplash
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. Se esquecermos algo, avise aqui: redacao@correiosabia.com.br. Esta reportagem foi originalmente publicada no dia 5 de dezembro de 2022, mas recebe atualizações diárias.

Independentemente dos dias da semana, listamos abaixo alguns tópicos para manter sempre no radar nesta semana:

  • perguntas que ainda estão sem resposta, mas que devem nortear o noticiário;
  • sinalizações sobre eventuais ministros do governo eleito (principalmente, o ministro da Economia);
  • declarações do governo eleito sobre responsabilidade fiscal e teto de gastos;
  • conflitos entre Ucrânia e Rússia;
  • avanço ou não da covid-19 na China, bem como eventuais novas medidas restritivas no Brasil e no mundo.

Veja abaixo a Agenda da Semana:

Segunda-feira (5):

  • Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Baco Central, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país. 
  • Copa do Mundo. Às 16h, o Brasil joga contra a Coreia do Sul, pelas oitavas de final da Copa do Mundo.
  • Transição de governo. A partir desta segunda (5) até quarta-feira (7), o subgrupo Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do GT (grupo temático) de Minas e Energia cumpre agenda no Rio de Janeiro.
    • Nesta segunda e terça, na parte da manhã, o subgrupo faz visita à sede da Petrobras. Na semana passada, em reunião online com o presidente da estatal, ficou acertada esta visita para troca de informações entre a Petrobras e a transição.
    • Ainda na terça, na parte da tarde, o GT terá reuniões com diretores e representantes da ANS (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis); da PPSA (Companhia Pré-Sal Petróleo) e da EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
    • Já na quarta-feira (7), o grupo terá reunião com entidades e associações do setor.
    • No retorno a Brasília, na quinta-feira (8), está prevista a realização de coletiva de imprensa do GT de Minas e Energia, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede da transição de governo.

Terça-feira (6):

  • Copom. 1º dia da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) neste ano.
  • Senado. Sessão deliberativa semipresencial, às 16h, destinada à deliberação da seguinte pauta:
    1. PEC 2/2017 (Senador Eunício Oliveira e outros): Altera o § 1º do art. 31 e o art. 75 da Constituição Federal para estabelecer os Tribunais de Contas como órgãos permanentes e essenciais ao controle externo da administração pública.
    2. PL 3523/2019 (Deputado Major Olimpio): Altera a Lei nº 11.930/2009, para facilitar a localização de doadores cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
    3. SCD ao PL 4815/2019 (Senador Alessandro Vieira): Altera a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), e a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, para dispor sobre a implementação de ações de assistência social, a promoção da saúde mental e a prevenção do suicídio entre profissionais de segurança pública e defesa social e para instituir as diretrizes nacionais de promoção e defesa dos direitos humanos dos profissionais de segurança pública e defesa social.
    4. PL 2757/2022 (Senador Confúcio Moura): Altera a Lei nº 11.952, de 25 de junho de 2009, para determinar a extinção das cláusulas resolutivas constantes de títulos de domínio expedidos anteriormente a 10 de outubro de 1997.
    5. PRS 53/2022 (CAE): Autoriza o município do Rio de Janeiro (RJ) a contratar operação de crédito externo, com garantia da República Federativa do Brasil, no valor de até US$ 135.238.245,00 milhões.

Quarta-feira (7):

  • Copom. 2º dia da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) neste ano. A taxa básica de juros deve ser mantida em 13,75% ao ano.
  • Combustíveis. Começam a valer as reduções às distribuidoras nos valores da gasolina e do diesel anunciadas nesta terça-feira (6) pela Petrobras. 
  • Senado. Sessão deliberativa semipresencial, às 16h, destinada à deliberação da seguinte pauta:
    1. (Pendente de leitura) MPV 1133/2022: Dispõe sobre as Indústrias Nucleares do Brasil S.A. e sobre a pesquisa, a lavra e a comercialização de minérios nucleares, de seus concentrados e derivados, e de materiais nucleares.
    2. PEC 32/2022 (Senador Marcelo Castro e outros): Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para permitir a implementação do Programa Bolsa Família e definir regras para a transição da Presidência da República aplicáveis à Lei Orçamentária de 2023, e dá outras providências. (Tramita em conjunto com as PECs nºs 31, 33 e 34/2022).
    3. PL 798/2021 (Senador Rodrigo Pacheco): Concede novo prazo para adesão ao Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT) e dispõe sobre a interpretação do § 12 do art. 4º da Lei nº 13.254, de 13 de janeiro de 2016.
    4. PDL 1102/2021 (CRE/CD): Aprova o texto do Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e os Estados de Guernsey para o Intercâmbio de Informações Relativas a Matérias Tributárias, celebrado em Londres, em 6 de fevereiro de 2013.
    5. PDL 1104/2021 (CRE/CD): Aprova o texto do Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República do Iêmen, celebrado em Brasília, em 6 de agosto de 2014.

Quinta-feira (8):

  • Varejo. Resultado das vendas no varejo referentes a outubro.
  • Senado. Sessão deliberativa semipresencial, às 16h, destinada à deliberação da seguinte pauta:
    1. PL 2076/2022 (Deputado Eduardo Gomes): Institui o “Dia Nacional da Proteção de Dados”.
    2. PL 469/2022 (Senador Alexandre Silveira): Altera o Código Penal, para prever o crime de rixa em decorrência de eventos esportivos e dá outras providências.
    3. PDL 139/2022 (CRE/CD): Aprova o texto do Acordo-Quadro entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da Jamaica sobre Cooperação em Matéria de Defesa, assinado em Kingston, em 13 de fevereiro de 2014.
    4. PDL 254/2022 (CRE/CD): Aprova o texto do Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República do Quênia na Área de Educação, assinado em Nairóbi, em 6 de julho de 2010.

Sexta-feira (9):

  • Copa do Mundo. Às 12h, o Brasil joga pelas quartas de final da Copa do Mundo contra a Croácia.
  • Copa do Mundo. Às 16h, a Argentina joga contra a Holanda pelas quartas de final da Copa do Mundo. O vencedor desta partida enfrentará o vencedor do jogo do Brasil na semifinal.
  • Inflação. Divulgação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), a inflação oficial do país, referente a novembro.
  • Lula. Às 10h15, o presidente eleito conversa com a imprensa no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede da transição de governo, onde deve anunciar os primeiros ministros de seu governo.

Sábado (10):

  • -x-x-x-

Domingo (11):

  • -x-x-x-

Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:

Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos políticos e econômicos mais relevantes por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.

Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.

O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos sobre determinada informação. Você pode checar nossas Políticas Editoriais e outros códigos internos na seção Quem Somos deste site.

Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.