Agenda (27.fev a 5.mar): o que acompanhar no noticiário
Agenda da Semana (27.fev a 5.mar): o que acompanhar no noticiário
Continuam os desdobramentos das chuvas em São Paulo e da estiagem no Rio Grande do Sul
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. Se esquecermos algo, avise aqui: redacao@correiosabia.com.br.
Para manter no radar:
- Restabelecimento (ou não) dos impostos federais sobre gasolina e etanol, cuja isenção vale até terça-feira (28)
- Fim do mandato do diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra, e as possíveis indicações para seu lugar. No dia 28 de fevereiro, também encerra o mandato do diretor de Fiscalização do Banco Central, Paulo Souza.
- Discussões sobre a reforma tributária, incluindo declarações de integrantes da equipe econômica
*A publicação original desta Agenda da Semana ocorreu no dia 26 de fevereiro de 2023, às 9h30, mas fizemos atualizações para te deixar mais bem informado/a.
Veja abaixo a Agenda da Semana:
Segunda-feira (27):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 9h: Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, Secretário de Imprensa da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), José Chrispiniano, Secretário de Produção e Divulgação de Conteúdo Audiovisual da Secom, Ricardo Stuckert, e o Assessor Especial do Ministro da Secom, José Rezende de Almeida Júnior
- 9h30: Advogado-Geral da União, Jorge Messias
- 10h: Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates
- 11h30: Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck
- 15h: Ato de lançamento da Mobilização Nacional pela Vacinação, no Centro de Saúde nº 01. QE 06, em Brasília (DF). A iniciativa prevê ações para ampliar as coberturas de todas as vacinas disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde). Nesta 1ª etapa, a imunização contra a covid-19 terá reforço para os grupos prioritários em todo o país.
- 16h: Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Vice-Presidente da República Geraldo Alckmin
- 17h: Governador do Pará, Helder Barbalho, e o senador Jader Barbalho
- Imposto de Renda 2023. Às 10h, a Receita Federal informa as novas regras do Imposto de Renda 2023, cujo prazo de entrega começa no dia 15 de março.
- Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Banco Central, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país.
- Saúde. O Ministério da Saúde divulgou no dia 31 de janeiro de 2023 o cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023. As ações devem começar a partir deste 27 de fevereiro, com a vacinação com doses de reforço bivalentes contra a covid-19 em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência.
- ONU. Começa a 52ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas). Às 15h (horário de Genebra), o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, fará sua intervenção no Segmento de Alto Nível. A fala será transmitida pela ONU por meio deste link.
- Alckmin. Enviado especial dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry é recebido no Palácio Itamaraty, sede das Relações Exteriores do Brasil, pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Pelo Brasil, participam do encontro a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; a ministra, substituta, das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha; o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; e demais autoridades governamentais. Pelos EUA, participam a Embaixadora Elizabeth Bagley e a comitiva de altos funcionários. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, bem como o assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, Embaixador Celso Amorim, juntam-se à delegação brasileira no almoço que se seguiu ao encontro.
Terça-feira (28):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 9h: Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta
- 9h30: Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. *(Nota: o encontro é importante para definir os termos da reoneração da gasolina e do etanol).
- 11h: Lula assina decreto que reinstala o Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença de ministros, autoridades e representantes da sociedade civil. Na ocasião serão reempossados os conselheiros e a presidente do Consea, Elisabetta Recine, que compunham o conselho quando ele foi desativado, em janeiro de 2019.
- 15h: Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Wellington César Lima
- 16h: Presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante
- 17h: Líder do Governo no Congresso Nacional, Senador Randolfe Rodrigues, e os Vice-líderes: Deputado Bohn Gass, Deputado Carlos Zarattini, Deputado Daniel Almeida, Deputado Dorinaldo Malafaia, Deputada Lídice da Mata, Deputado Lindbergh Farias, Deputado Reginaldo Lopes, Deputada Roseana Sarney, Deputado Otto Alencar Filho e Deputada Laura Carneiro
- Desemprego. Divulgação da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que mostra a taxa de desocupação (conhecida como taxa de desemprego), referente a dezembro.
- Estados Unidos. Enviado especial dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry deve encontrar-se com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e novamente com a ministra Marina Silva, acompanhada de equipe do Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima. Em seguida, às 15h15, Marina Silva concede entrevista coletiva, após reunião de trabalho com Kerry.
Quarta-feira (1º.mar):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 9h: Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, e o Assessor Especial do Ministro da Secom, José Rezende de Almeida Júnior
- 9h30: Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves
- 11h: Telefonema com o presidente da República da África do Sul, Cyril Ramaphosa
- 12h: Telefonema com o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador
- 15h: Ministra da Cultura, Margareth Menezes
- 16h: Encontro com a CSA (Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas)
- Mulheres. Às 8h30, no Salão Leste do Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, pela 1ª vez, as ministras mulheres do governo Lula estarão reunidas, junto com a primeira-dama Janja Lula da Silva e as duas presidentes dos bancos públicos –Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal– para dar início ao Mês Internacional das Mulheres, já que o Dia Internacional da Mulher é no dia 8 de março. A convite da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, elas farão uma fala sobre a importância da data no contexto do novo governo; de representatividade e investimentos voltados às políticas públicas para as mulheres; e apresentarão a marca da campanha do governo federal para o 8 de Março em um café da manhã com a imprensa. Não haverá coletiva.
- Setor externo. Divulgação do resultado da balança comercial.
- Petrobras. A estatal divulga seu balanço.
- Estados Unidos. Sondagens de manufatura e serviços para fevereiro.
Quinta-feira (2):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 9h: Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta
- 9h30: Entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo
- 11h: Cerimônia no Palácio do Planalto, na qual Lula assina a MP (medida provisória) que define a volta do Bolsa Família. Atualmente, o programa ainda se chama Auxílio Brasil.
- 16h: Ministra do Esporte, Ana Moser
- 17h: Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo
- Petrobras. Às 15h, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, concede entrevista coletiva de imprensa no Auditório 1 do Edifício Senado (Edisen), localizado na Avenida Henrique Valadares, 28, no Centro do Rio de Janeiro (RJ).
- Justiça. Às 9h, o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, encontra jornalistas para a abertura do encontro do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e, às 10, dá coletiva de imprensa sobre o evento e as ações da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), vinculada ao MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública). O evento será no térreo do Palácio da Justiça, em Brasília (DF). Até o dia 31 de março, há aberto um mutirão para negociar dívidas com bancos. Saiba mais aqui.
- Comunicações. Reunião entre os ministros das Comunicações de Brasil e Israel países. A agenda oficial incluiu visita à Juganu e à Israel Aerospace Industries (IAI).
- ONU. Às 16h (horário de Genebra), o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, participa de press conference na sede da Missão Permanente do Brasil junto à ONU e demais Organismos Internacionais em Genebra.
- PIB. Divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) do 4º trimestre de 2022. Consequentemente, saberemos também o PIB do ano.
- Meio Ambiente. Das 9h às 18h, ocorre no auditório do Ibama em Brasília (DF) o Seminário Nacional de Gestão Territorial Rural, evento realizado por um conjunto de entidades de servidores das áreas agrário-fundiária, ambiental, cultural, indígena e patrimonial da União em busca de uma governança fundiário-socioambiental efetiva e integrada. O objetivo é apresentar aos novos gestores dos ministérios e autarquias dessas áreas, do ponto de vista dos servidores, o estado da gestão territorial nacional e dos diversos cadastros e discutir a integração das pastas e das ferramentas relacionadas ao tema. Há transmissão ao vivo pelo YouTube nos canais das entidades promotoras. Programação e inscrições neste link.
- Europa. Leitura preliminar da inflação ao consumidor da zona do euro de fevereiro.
- Ásia. Divulgação dos índices PMI de fevereiro da China.
Sexta-feira (3):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 9h30: Partida para Rondonópolis (MT), onde vai fazer a entrega das unidades do Residencial Celina Bezerra, do Minha Casa, Minha Vida. O programa foi retomado em fevereiro. Listamos todas as principais medidas do governo Lula 2023 num conteúdo em nosso site que recebe atualizações frequentes. Leia aqui.
- 9h45: Chegada em Rondonópolis (horário local)
- 10h30: Visita à unidade habitacional mobiliada do Residencial Celina Bezerra (horário local)
- 11h: Cerimônia de Entrega de 1440 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida no Residencial Celina Bezerra, com o Ministro das Cidades, Jader Filho, e a Presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros (horário local)
- 12h30: Partida para São Paulo (horário local)
- Bolsa Família. Às 11h, o ministro Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, ao lado de secretários da pasta, fará uma apresentação à imprensa com detalhes sobre a reformulação do Bolsa Família. Serão informados, por exemplo, dados sobre números de entrada e saída do programa.
- ONU. Último dia da 52ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas). Às 12h (horário de Brasília), o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, tem conferência de imprensa na sede da Missão Permanente do Brasil junto à ONU e demais Organismos Internacionais em Genebra. Irá fazer um balanço sobre a participação do Brasil e sobre os principais assuntos ligados à pasta.
- Estados Unidos. Sondagens de manufatura e serviços para fevereiro.
Sábado (4):
- -x-x-x-
Domingo (5):
- -x-x-x-
Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:
Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos políticos e econômicos mais relevantes por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias no seu WhatsApp
- Clique aqui para se INSCREVER em nosso podcast diário no Spotify.
- Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade. Seja um apoiador do nosso trabalho.
Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.
O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos sobre determinada informação. Você pode checar nossas Políticas Editoriais e outros códigos internos na seção Quem Somos deste site.
Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.