Agenda da Semana (21.fev): saiba a pauta política dos próximos dias
Agenda da Semana (21.fev): saiba a pauta política dos próximos dias
Senado pauta projetos que tratam do barateamento dos combustíveis; EUA divulga PIB do 4º tri de 2021
A Agenda da Semana é mais uma iniciativa do Correio Sabiá para tentar tornar o noticiário político mais fácil de compreender. Ao entrar neste site na 2ª feira, você sempre encontrará um calendário de alguns eventos relevantes que nossa equipe conseguiu mapear.
Fazemos a separação dos eventos por dia da semana e, quando possível, informamos ainda a data e local onde cada evento ocorrerá, se for o caso.
Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei), por princípio editorial, damos o link para o referido projeto. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.
O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de mostrar a referência do conteúdo ou dar os créditos. Acreditamos que o bom Jornalismo deve ser feito assim.
- Clique aqui para receber o resumo do Correio Sabiá no seu WhatsApp
Veja a Agenda desta Semana:
2ª feira (21):
- Focus. Divulgação semanal do Boletim Focus.
- PTB. Acusada pela oposição de integrar um suposto “gabinete paralelo” na Saúde, a médica Nise Yamaguchi deve se filiar ao PTB para concorrer ao Senado por São Paulo.
- Executivo. Bolsonaro anuncia a Agenda Brasil Para Todos, às 17h, no Palácio do Planalto. Na cerimônia, serão lançados o SINDH (Sistema Integrado Nacional de Direitos Humanos), o Portal das OSCs (Organizações da Sociedade Civil) e a Escola Federativa. O SINDH é uma iniciativa que reúne todas as ações e serviços do MMFDH (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) disponíveis ao cidadão. O Portal das OSCs centraliza informações de interesse das organizações, e a Escola Federativa agrega conteúdos gratuitos para a capacitação de servidores e agentes políticos municipais.
- Europa. Divulgação da inflação na Alemanha (4h), PMI alemão (5h30), PMI na zona do euro (6h) e no Reino Unido (6h30).
3ª feira (22):
- Eleições. Os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes tomam posse como presidente e vice-presidente, respectivamente, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A cerimônia está marcada para as 19h. Os presidentes da República, Jair Bolsonaro (PL), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foram convidados para a solenidade.
- Eletrobras. Realização de AGE (Assembleia Geral Extraordinária) da Eletrobras para deliberar sobre a privatização da empresa.
- Itaipu. Cerimônia de transmissão de cargo de diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, de João Francisco Ferreira para o Almirante Anatalicio Risden Junior, às 11h30, no Palácio Itamaraty, em Brasília (DF). Risden assume o cargo de diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional após ocupar o cargo de diretor financeiro executivo da empresa.
4ª feira (23):
- Combustíveis. O Senado deve analisar os 2 PLs (projetos de lei) que tratam da redução de preço dos combustíveis, ambos relatados pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN). Um dos textos cria um fundo de estabilização dos preços e um imposto sobre exportação do petróleo; e outro altera a forma de cálculo do ICMS (Imposto sobre Consumo de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis.
- PSD. Braço direito do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o secretário de Apoio à Gestão Administrativa e Política do governo gaúcho, Agostinho Meirelles, deve se filiar ao PSD.
- Economia. Divulgação do IPCA-15, a prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), referente a fevereiro.
- Economia. Divulgação das transações correntes referentes a janeiro, que devem apresentar déficit de US$ 6,9 bilhões.
5ª feira (24):
- Economia. Divulgação da taxa de desemprego calculada pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referente a dezembro.
- Economia. Divulgação de estatísticas monetárias e de crédito do Banco Central.
- Estados Unidos. Divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos no 4º trimestre de 2021. O mercado prevê avanço de 7% no período.
6ª feira (25):
- Economia. Divulgação do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), da FGV (Fundação Getúlio Vargas), usado para ajustar alguns contratos de aluguel.
Radar:
- Câmara. A Casa deve analisar a PEC (proposta de emenda à Constituição) que proíbe que leis aumentem gastos com o serviço público sem que haja receita que compense ou sem que esteja previsto no Orçamento. Isso valeria para as esferas federal, distrital, estadual e municipal.
- Ucrânia. Repercussões sobre o atrito entre Rússia e Ucrânia.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.