Agenda da Semana: o que deve ser notícia nos próximos dias

Agenda da Semana: o que deve ser notícia nos próximos dias
Link copiado!

Agenda da Semana (18 a 24.jul): saiba os assuntos dos próximos dias

Com o Congresso de recesso parlamentar, aumenta o foco nas agendas eleitorais
Agenda da Semana também terá a divulgação de uma série de indicadores na Europa / Foto: mk. s/Unsplash
Agenda da Semana também terá a divulgação de uma série de indicadores na Europa / Foto: mk. s/Unsplash

*Atualização em 21.jul.2022, às 07h44

A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. As publicações da Agenda da Semana ocorrem aos domingos para que você, ao entrar neste site na segunda-feira, dia útil, tenha sempre em mãos um calendário de eventos relevantes mapeados por nossa equipe para começar a semana voando.

Veja abaixo a Agenda da Semana:

Segunda-feira (18):

  • Economia. Divulgação do Boletim Focus.
  • Ucrânia. Bolsonaro disse ter um telefonema marcado com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy.
  • Eleições. Lideranças do MDB de 10 estados se reunirão com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para selar o apoio do grupo à sua candidatura presidencial, o que deve esvaziar a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS).
  • Eleições. O presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou uma reunião com embaixadores de outros países para tratar de eleições. Ele disse que as discussões serão “técnicas” e que não vai “supor nada”. Afirmou: “O foco é na transparência eleitoral, fazer com que, uma vez acabada as eleições, ninguém duvide da mesma. E o perdedor imediatamente ligue para o ganhador.”
  • Estados Unidos. Divulgação de balanços do Goldman Sachs e Bank Of America.

Terça-feira (19):

  • Europa. Divulgação da taxa de desemprego no Reino Unido. 
  • Estados Unidos. Divulgação do balanço da Netflix.

Quarta-feira (20):

  • Mercosul. Primeiro dia de Mercosul, desta vez no Paraguai.
  • Europa. Divulgação do índice de preços ao consumidor (inflação) no Reino Unido.
  • Estados Unidos. Divulgação do balanço da Tesla.
  • Eleições. Início do período de convenções partidárias, que vai oficializar as candidaturas aos 5 cargos das eleições deste ano (deputado estadual/distrital, deputado federal, senador, governador e presidente).
  • Eleições. Convenção do PDT, que vai oficializar o pré-candidato Ciro Gomes (PDT) como candidato à Presidência.
  • Eleições. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Pernambuco, onde visitará, até quinta-feira (21), 4 cidades, incluindo sua cidade natal. Será recebido por autoridades do PSB, partido do ex-governador Geraldo Alckmin, que é vice na sua chapa. O PSB governa Pernambuco há 20 anos, e a ida de Lula ao estado, bem como suas agendas no local, são um importante aceno na campanha.

Quinta-feira (21):

  • Mercosul. Cúpula do Mercosul no Paraguai. A princípio, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que não compareceria. No entanto, neste domingo (17.jul), Bolsonaro voltou atrás e disse que “tudo pode mudar”. Não há, portanto, no momento de edição desta Agenda da Semana, cravar se o presidente irá ou não. A posição oficial é que não irá. Mas há uma brecha para que decida viajar em cima da hora.
  • Eleições. O PT lança oficialmente a 6ª candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República em São Paulo. Só que Lula, a princípio, não comparecerá ao evento porque estará cumprindo agenda em Recife (PE). O PT trata o evento como “protocolar”, porque a candidatura de Lula já é conhecida. 
  • Europa. Reunião do BCE (Banco Central Europeu) sobre política monetária, com expectativa de elevação da taxa básica de juros pela 1ª vez em 11 anos.
  • Europa. Expectativa de conclusão da manutenção do gasoduto Nord Stream 1. Virou um assunto chave na Europa, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia e cortou fornecimento por causa das sanções que recebe.

Sexta-feira (22):

  • Europa. Divulgação de dados das vendas no varejo no Reino Unido. 
  • Rússia. O Banco Central da Rússia decide sobre a taxa de juros, que está no mesmo patamar (9,5%) do início da guerra na Ucrânia.
  • Economia. Ministério da Economia deve anunciar bloqueio de R$ 5 bilhões no Orçamento para obedecer ao teto de gastos. Motivo é a derrubada de vetos presidenciais pelo Congresso Nacional.

Sábado (23):

  • -x-x-x-

Domingo (24):

  • Eleições. O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, faz sua convenção que aclamará o atual presidente como candidato à reeleição. O evento será no Rio de Janeiro.

Radar:

  • Guerra. Monitoramento dos conflitos entre Ucrânia e Rússia.

Esquecemos algum evento importante? Avise para a nossa equipe: redacao@correiosabia.com.br

Foto: Mel Poole/Unsplash
Agenda da Semana: Objetivo do Correio Sabiá, neste caso, é aumentar a previsibilidade do noticiário, como forma de te manter bem informado / Foto: Mel Poole/Unsplash

Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:

Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.

Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.

O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos. Acreditamos que o bom Jornalismo deve ser feito assim.

Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.