Agenda da Semana: o que deve ser notícia nos próximos dias
Agenda da Semana (1º a 7.ago): saiba os assuntos dos próximos dias
Fim do recesso parlamentar e continuação das convenções partidárias são pautas nestes dias
*Atualização em 03.ago.2022, às 11h17
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. As publicações da Agenda da Semana ocorrem aos domingos para que você, ao entrar neste site na segunda-feira, dia útil, tenha sempre em mãos um calendário de eventos relevantes mapeados por nossa equipe para começar a semana voando.
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias no seu WhatsApp
- Clique aqui para se INSCREVER em nosso podcast diário no Spotify.
- Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade. Seja um apoiador do nosso trabalho.
Veja abaixo a Agenda da Semana:
Segunda-feira (1º):
- Recesso. Fim do recesso parlamentar e do Judiciário.
- Educação. Data em que Danilo Dupas deixa a presidência do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O anúncio da saída dele do órgão ocorreu no último dia 27. Carlos Moreno passa a ser o novo presidente da instituição.
- Economia. Divulgação do Boletim Focus, com atualizações das expectativas do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos.
- Estados Unidos. Divulgação do índice de gerente de compras (PMI) da indústria.
Terça-feira (2):
- Economia. Início da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) que deve determinar mais uma elevação na taxa básica de juros, a Selic.
- Economia. Divulgação dos dados da produção industrial de junho.
- Economia. Divulgação de dados sobre a venda de veículos pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
- Eleições. Anúncio da composição de vice-presidente na chapa com a pré-candidata à Presidência, a senadora Simone Tebet (MDB-MS). O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, e o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), participam do evento, às 11h, em São Paulo.
- Eleições. O União Brasil oficializa, em coletiva de imprensa, a indicação da senadora Soraya Thronicke (MS) para concorrer à Presidência. Ela entra no lugar do deputado federal Luciano Bivar (PE), que decidiu desistir da candidatura para tentar se reeleger ao cargo de deputado. A indicação precisa ser confirmada em convenção nacional do partido.
Quarta-feira (3):
- Economia. Fim da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) que deve determinar mais uma elevação na taxa básica de juros, a Selic.
- Europa. Divulgação do índice de preços ao produtor em julho.
- Judiciário. O STF (Supremo Tribunal Federal) começa a decidir se a nova lei de improbidade administrativa vale para políticos condenados antes do início da validade dessa lei. As discussões na Corte, no entanto, devem se arrastar por dias.
Quinta-feira (4):
- Eleições. O ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja à Paraíba.
- Eleições. Pré-candidato à Presidência, o deputado federal André Janones (Avante-MG) pode ter um encontro com Lula e retirar sua candidatura, caso o petista concorde com algumas de suas propostas.
- Europa. Banco Central do Reino Unido deve aumentar taxa de juros.
Sexta-feira (5):
- Eleições. Último dia permitido para que os partidos realizem as convenções.
- Estados Unidos. Divulgação dos dados do relatório de emprego, chamado payroll.
- Eleições. Convenção do União Brasil, que apresentaria o nome do deputado federal Luciano Bivar (PE) como candidato à Presidência, mas optou pela senadora Soraya Thronicke (MS).
Sábado (6):
- -x-x-x-
Domingo (7):
- -x-x-x-
Radar:
- Guerra. Monitoramento dos conflitos entre Ucrânia e Rússia.
Esquecemos algum evento importante? Avise para a nossa equipe: redacao@correiosabia.com.br
Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:
Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.
Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.
O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos. Acreditamos que o bom Jornalismo deve ser feito assim.
Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.